SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Significados do trabalho e do dinheiro: quais suas funções sociais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.18 no.1 Brasília jan./mar. 2018

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.1.editorial 

EDITORIAL

 

 

Thaís ZerbiniI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Daniela Campos Bahia MosconIII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIV; Maria do Carmo Fernandes MartinsV; Marina Greghi SticcaVI; Mary Sandra CarlottoVII; Teresa RebeloVIII

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Salvador (UNIFACS)
IVEditor Associado - UNESP FAMERP
VEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VIEditora Associada - Universidade de São Paulo (USP)
VIIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIIIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

No início de 2017, a rPOT foi contemplada com mais um importante indexador: O DOAJ (Directory of Open Access Journals), diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto, mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Permite o acesso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade. A conquista do DOAJ consistia em um dos objetivos estratégicos propostos pela revista em busca do reconhecimento de seu processo editorial. Um agradecimento especial à nossa Assistente Editorial anterior, Daniele Souza Paulino que foi fundamental no acompanhamento da solicitação do referido indexador. A rPOT continua com seu propósito de melhorias em todo seu processo editorial.

Este número é composto por sete artigos. O primeiro artigo destaca funções como a capacidade de interligar a satisfação das necessidades individuais e a manutenção da ordem social. Tais funções são ativadas no cotidiano dos indivíduos, sendo construídas socialmente na produção dos significados dos referidos fenômenos. O artigo seguinte teve por objetivo realizar uma revisão da literatura publicada entre 2011 e 2016, visando a avaliar o estágio de evolução do construto Liderança Autêntica (LA). Foram analisados 106 artigos de autoria de estudiosos de todos os continentes, sendo nove teóricos e 97 empíricos. Um outro artigo avalia a política do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para reduzir a incidência de acidentes de trabalho típicos registrados na construção civil do município de São Paulo, entre 2002 e 2011. A partir dos dados contidos no Sistema Federal de Inspeção do Trabalho (SFIT), analisam-se as ações dos auditores-fiscais do trabalho em reduzir a reincidência do desrespeito à saúde e à segurança dos trabalhadores por parte dos empregadores, nos canteiros de obra, comparando-se, ao cabo, os resultados de duas práticas: a conciliadora e a penalização ao comportamento ilegal do infrator. O quarto artigo trata de um estudo transversal com o objetivo de avaliar o estresse no trabalho e a sua associação com a síndrome de burnout com a participação de 217 trabalhadores bancários de agências públicas e privadas de 38 cidades em 14 estados brasileiros. O quinto artigo teve como objetivo analisar a relação entre Clima Organizacional (CO) e Gestão do Conhecimento (GC) partindo da revisão sistemática da literatura. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus, por meio dos descritores "organizational climate" e "knowledge management". O sexto artigo se direciona a trabalhadores funerários, objetivando a compreensão dos significados do trabalho e vivências de prazer e sofrimento presentes neste ofício. Participaram dez trabalhadores de três funerárias da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A pesquisa, de caráter qualitativo exploratório e descritivo, amparou-se na Psicodinâmica do Trabalho. O último artigo objetiva expor os resultados de uma pesquisa institucional realizada em uma universidade pública na região norte do País. O estudo foi realizado com os servidores da instituição e teve como objetivo geral compreender o modo de organização do trabalho e como isso tem impactado nos trabalhadores, tanto de forma positiva como negativa.

Por fim, como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License