SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Evidências de validade da escala de autoeficácia de professores em amostras brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.18 no.3 Brasília jul./set. 2018

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.editorial 

EDITORIAL

 

Thaís ZerbiniI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Daniela Campos Bahia MosconIII; Marcos Ricardo Datti MichelettoVI; Maria do Carmo Fernandes MartinsV; Marina Greghi SticcaVI; Mary Sandra CarlottoVII; Teresa RebeloVIII

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Salvador (UNIFACS)
IVEditor Associado - UNESP FAMERP
VEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VIEditora Associada - Universidade de São Paulo (USP)
VIIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIIIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

A rPOT continua com seu propósito de melhorias em todo seu processo editorial e divulgação de seus artigos por meio das redes sociais, visando maior aproximação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. Para acessar nossas pesquisas você pode entrar na rede (https://www.facebook.com/revistarpot/).

Este número é composto por seis artigos e uma resenha. O primeiro artigo reuniu evidências de validade da Escala de Autoeficácia de Professores (EAP) no contexto brasileiro. A amostra foi composta por 395 professores, de ambos os sexos, que responderam à versão brasileira da escala e a outros instrumentos a ela correlatos. O artigo seguinte objetivou discutir o papel dos dirigentes sindicais a partir do mapeamento das competências essenciais para o exercício dessa atividade profissional. O método incluiu análise documental, além de 12 entrevistas em profundidade com dirigentes sindicais, trabalhadores e empresários filiados a sindicatos. Um outro artigo objetivou investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotadas por professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiro, associando-as à centralidade atribuída ao trabalho. Participaram da pesquisa 168 professores localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação on-line de um instrumento sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, e de uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e associação entre médias. O quarto artigo realizou a adaptação da Escala de Liderança Ética no Trabalho de Kalshoven, Den Hartog e De Hoogh (2011). Os resultados sugerem que a ELET apresenta evidências de validade de construto e boas propriedades psicométricas. O quinto artigo investigou diferenças na preferência por estilos de liderança entre trabalhadores inseridos de modo congruente em ocupações classificadas através do modelo de interesses e ambientes ocupacionais de Holland (1997). Considera-se que a seleção de trabalhadores congruentes qualifica as preferências identificadas como pertinentes a categorias de pessoas e ambientes de trabalho. O sexto artigo busca compreender a relação entre as práticas de gestão nas instituições públicas e a saúde mental de servidores públicos municipais da região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, através de um delineamento exploratório-descritivo, seguindo metodologia qualitativa. O último artigo objetiva expor os resultados de uma pesquisa institucional realizada em uma universidade pública na região norte do País. O estudo foi realizado com os servidores da instituição e teve como objetivo geral compreender o modo de organização do trabalho e como isso tem impactado nos trabalhadores, tanto de forma positiva como negativa.

Ao final, apresenta-se uma resenha escrita por Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá da Universidade Federal do Ceará referente ao livro "Aprendendo com os Erros". O título do livro é derivado da dissertação de mestrado do ex-aluno e ora professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Ms. Denis Pontes Coelho. O desafio de resenhar a obra do colega professor vem do reconhecimento do trabalho original em forma de dissertação Aprendizagens, orientação por erros e perfil do empreendedor: um estudo em empreendedores de PME de Gastronomia de Fortaleza-CE, apresentado em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Uece. Trata-se do primeiro trabalho científico que utilizou, para sua fundamentação, estudos sobre empreendedorismo na perspectiva de estratégias e de perfil de personalidade de pequenos empreendedores. O autor reconhece o valor desse trabalho como ponto de partida para suas indagações e pesquisa, o que nos aproxima no campo teórico em questão e me deixa à vontade para apresentar e discorrer sobre seu trabalho de dissertação, que foi publicado como livro a convite da editora alemã Novas Edições Acadêmicas.

Por fim, como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados e de nossa Assistente Editorial. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License