SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Validity evidence for the teacher self-efficacy scale in brazilian samples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.18 no.3 Brasília July/sept. 2018

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.3.editorial 

EDITORIAL

 

Thaís ZerbiniI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Daniela Campos Bahia MosconIII; Marcos Ricardo Datti MichelettoVI; Maria do Carmo Fernandes MartinsV; Marina Greghi SticcaVI; Mary Sandra CarlottoVII; Teresa RebeloVIII

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Salvador (UNIFACS)
IVEditor Associado - UNESP FAMERP
VEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VIEditora Associada - Universidade de São Paulo (USP)
VIIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIIIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

A rPOT continua com seu propósito de melhorias em todo seu processo editorial e divulgação de seus artigos por meio das redes sociais, visando maior aproximação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. Para acessar nossas pesquisas você pode entrar na rede (https://www.facebook.com/revistarpot/).

Este número é composto por seis artigos e uma resenha. O primeiro artigo reuniu evidências de validade da Escala de Autoeficácia de Professores (EAP) no contexto brasileiro. A amostra foi composta por 395 professores, de ambos os sexos, que responderam à versão brasileira da escala e a outros instrumentos a ela correlatos. O artigo seguinte objetivou discutir o papel dos dirigentes sindicais a partir do mapeamento das competências essenciais para o exercício dessa atividade profissional. O método incluiu análise documental, além de 12 entrevistas em profundidade com dirigentes sindicais, trabalhadores e empresários filiados a sindicatos. Um outro artigo objetivou investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotadas por professores universitários em uma capital do Nordeste brasileiro, associando-as à centralidade atribuída ao trabalho. Participaram da pesquisa 168 professores localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação on-line de um instrumento sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, e de uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e associação entre médias. O quarto artigo realizou a adaptação da Escala de Liderança Ética no Trabalho de Kalshoven, Den Hartog e De Hoogh (2011). Os resultados sugerem que a ELET apresenta evidências de validade de construto e boas propriedades psicométricas. O quinto artigo investigou diferenças na preferência por estilos de liderança entre trabalhadores inseridos de modo congruente em ocupações classificadas através do modelo de interesses e ambientes ocupacionais de Holland (1997). Considera-se que a seleção de trabalhadores congruentes qualifica as preferências identificadas como pertinentes a categorias de pessoas e ambientes de trabalho. O sexto artigo busca compreender a relação entre as práticas de gestão nas instituições públicas e a saúde mental de servidores públicos municipais da região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, através de um delineamento exploratório-descritivo, seguindo metodologia qualitativa. O último artigo objetiva expor os resultados de uma pesquisa institucional realizada em uma universidade pública na região norte do País. O estudo foi realizado com os servidores da instituição e teve como objetivo geral compreender o modo de organização do trabalho e como isso tem impactado nos trabalhadores, tanto de forma positiva como negativa.

Ao final, apresenta-se uma resenha escrita por Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá da Universidade Federal do Ceará referente ao livro "Aprendendo com os Erros". O título do livro é derivado da dissertação de mestrado do ex-aluno e ora professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Ms. Denis Pontes Coelho. O desafio de resenhar a obra do colega professor vem do reconhecimento do trabalho original em forma de dissertação Aprendizagens, orientação por erros e perfil do empreendedor: um estudo em empreendedores de PME de Gastronomia de Fortaleza-CE, apresentado em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Uece. Trata-se do primeiro trabalho científico que utilizou, para sua fundamentação, estudos sobre empreendedorismo na perspectiva de estratégias e de perfil de personalidade de pequenos empreendedores. O autor reconhece o valor desse trabalho como ponto de partida para suas indagações e pesquisa, o que nos aproxima no campo teórico em questão e me deixa à vontade para apresentar e discorrer sobre seu trabalho de dissertação, que foi publicado como livro a convite da editora alemã Novas Edições Acadêmicas.

Por fim, como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados e de nossa Assistente Editorial. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License