SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4A influência dos vínculos com a organização sobre o bem-estar subjetivo do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.18 no.4 Brasília out./dez. 2018

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.4.editorial 

EDITORIAL

 

 

Thaís ZerbiniI; Daniela Campos Bahia MosconII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIII; Maria do Carmo Fernandes MartinsIV; Marina Greghi SticcaV; Mary Sandra CarlottoVI; Teresa RebeloVII

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade Salvador (UNIFACS)
IIIEditor Associado - UNESP FAMERP
IVEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VEditora Associada - Universidade de São Paulo (USP)
VIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

Em julho de 2018 ocorreu o VIII Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho (VIII CBPOT) em Goiânia, Brasil. No Congresso apresentou o relatório de Gestão 2016-2018 em uma mesa institucional aberta ao público do congresso, bem como aos associados da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). Foram discutidos diversos aspectos da rPOT, a saber: Publicações no período; Apresentação do corpo editorial; Indexadores; Estrutura da revista; Sustentabilidade financeira; Processo de tramitação; Diagramação; rPOT no Facebook; Balanço; e Planejamento Estratégico. Ao final foi aberto espaço para sugestões e colaborações da audiência. Foi uma excelente oportunidade para aproximar a revista do público frequentador do CBPOT.

Este número é composto por seis artigos e uma resenha. O primeiro artigo objetivou buscar evidências de validade discriminante entre os vínculos organizacionais comprometimento e entrincheiramento. Para tanto, foram testadas através de análises de correlação e regressão as relações entre ambos os vínculos e o bem-estar subjetivo (BES), utilizando uma amostra com 310 trabalhadores de diferentes organizações. O artigo seguinte investigou, entre sujeitos afastados do trabalho devido à amputação, possíveis relações entre a satisfação com as condições de trabalho anteriores à amputação e os sintomas de ansiedade e depressão, e suas associações com o desejo de retorno ao trabalho. A amostra foi composta por 56 pessoas com amputação de membros inferiores e/ou superiores, nas quais foram aplicados questionário sociodemográfico, Inventário de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), além de entrevistas semiestruturadas. O terceiro artigo analisou a relação entre esses dois construtos junto aos conselheiros municipais de assistência social do Estado de Minas Gerais. A amostra envolveu 204 participantes, que responderam ao Questionário de Perfil de Valores Pessoais (PQ-21) e à Escala de Comprometimento Afetivo (ECOA). O quarto artigovisa evidenciar que o estresse ocupacional se manifesta em nível de equipe e, nesse nível, atua como antecedente de resultados da equipe. A amostra consistiu de 216 sujeitos (75 equipes de trabalho). A verificação das variáveis como processos grupais foi realizada por meio da similaridade intragrupo e da variância intergrupo. O quinto artigo avaliar a percepção de impacto do treinamento no trabalho em profundidade e de suporte à transferência do treinamento por servidores públicos que participaram de um curso online sobre Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA). Os instrumentos foram respondidos, 6 meses após a capacitação, por 171 cursistas. Técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados foram adotadas. O sexto artigoverificou a relação entre interesses profissionais e satisfação com o trabalho em adultos brasileiros com situação laboral ativa. Buscou-se identificar as variáveis preditoras da satisfação com o trabalho e dos interesses profissionais compreendidos a partir da Teoria de Personalidade Vocacional e Ambientes de Trabalho. Participaram 249 trabalhadores, com idade média igual a 30,53, sendo 74,7% mulheres. A maioria dos respondentes (66,7%) declarou trabalhar na mesma área de formação e 69,1% declararam ganhar entre um e cinco salários-mínimos. Essas pessoas responderam à Escala de Satisfação no Trabalho (EST), à 18-REST, ao Inventário Dimensional Clínico da Personalidade versão triagem (IDCP-triagem) e ao Marcadores de Ambientes de Trabalho e Congruência de Holland (MATCH).

Ao final, apresenta-se uma resenha escrita por Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, Fernando Faleiros de Oliveira, João Massuda Junior, Flavinês Rebolo da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul referente ao livro "Fatores de risco e de proteção psicossocial: organizações que emancipam ou que matam" de autoria de José Carlos Zanelli e Lilia Aparecida Kanan e publicado em 2018.

Por fim, e como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados e de nossa Assistente Editorial. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License