SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Intenção de sair da organização: definições, métodos e citações em publicações nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.19 no.2 Brasília abr./jun. 2019

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.2.editorial 

Editorial

 

 

Thaís ZerbiniI; Daniela Bahia MosconII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIII; Maria do Carmo Fernandes MartinsIV; Marina Greghi SticcaV; Mary Sandra CarlottoVI; Teresa RebeloVII

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIUniversidade Federal da Bahia/ Universidade Salvador
IIIEditor Associado - UNESP FAMERP
IVEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VUniversidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
VIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

O Editorial desse segundo volume de 2019 completa a transição de gestão de nossa revista. Como informado no Editorial do número anterior, comunico o fim da minha gestão como Editora-Chefe da rPOT e agradeço imensamente o apoio de vocês: leitores, autores, pareceristas, bem como aos colegas que sempre me acompanham e me apoiam em minha trajetória profissional.

A rPOT continuará com seu elevado nível de excelência, buscando aperfeiçoamentos no processo de editoração. Vale destacar, no entanto, que os avanços obtidos desde sua criação, em 2001, até os mais recentes, irão se manter. Como, por exemplo, o novo projeto entre a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBOT) e rPOT: O "Para que(m) serve esse conhecimento?". Trata-se de um novo projeto com vistas a divulgar as publicações da revista nas redes sociais da associação. A cada número da rPOT será escolhido um dos artigos e feito um convite aos seus autores para gravarem um vídeo explicando os principais resultados e as implicações do estudo. Divulgamos recentemente o segundo vídeo do projeto. Neste episódio, apresentamos o artigo de autoria de Ana Lúcia Hirschle, Sônia Gondim, Gisele Alberton e Aleciane Ferreira: "Estresse e bem-estar no trabalho: o papel moderador da regulação emocional". Acessem e leiam o artigo publicado no número 19(1) da rPOT em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v19n1/v19n1a04.pdf). E assistam ao vídeo com as autoras da UFBA: https://drive.google.com/.../1-ywhmhBgjCACvcjiB5W5HO9Vx.../view...

Uma novidade na próxima gestão, além da inclusão do Editor Sênior, assunto sobre o qual já informamos, é o convite a dois Editores Juniores para comporem a equipe. Tais editores irão auxiliar no processo de tramitação dos pareceres. Temos também um novo Assistente Editorial, Pedro Augusto Crocce Carlotto.

Nesse momento de transição, desejo todo sucesso aos próximos Editores Sênior - Jairo Eduardo Borges-Andrade, e Chefe - Roberto Cruz e Equipe!!

Vamos ao número!

Este número é composto por sete artigos e uma resenha. O primeiro artigo descreve a produção científica sobre intenção de sair da organização a partir da análise de publicações nacionais entre 2000 e 2015. Utilizaram-se procedimentos sistemáticos e bibliométricos para a coleta e análise dos dados. Foram analisadas 44 publicações, das quais menos da metade define o construto e nenhuma o fundamenta na teoria do comportamento planejado. As publicações descreveram majoritariamente estudos empíricos quantitativos. O artigo seguinte objetivou analisar a produção científica brasileira em psicologia sobre trabalho e gênero. Para tanto, uma revisão sistemática foi realizada a partir de cinco bases. Inicialmente, após critérios de inclusão, 186 artigos foram selecionados em todas as áreas do conhecimento. Com a análise de juízas, 59 artigos foram classificados como pertencentes à área da psicologia, os quais foram divididos em dois grupos a partir de uma análise cientométrica: (1) (2008-2017, N=38), e (2) (1997-2007, N=21). Uma metanálise qualitativa foi realizada com os artigos publicados nos últimos 10 anos, e estes foram submetidos a análises textuais com auxílio de software. O terceiro artigo objetivou identificar, descrever e analisar as relações entre comprometimento, estresse e satisfação com a vida. Participaram 120 profissionais da saúde, com média de idade de 36,6 anos, e que trabalham há mais de 4 anos na instituição. Os profissionais responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, Escalas de Comprometimento, Escala de Estresse Percebido e Escala de Satisfação com a Vida. Os dados mostraram alto nível de comprometimento organizacional geral e afetivo, nível mediano de comprometimento normativo, baixo nível de comprometimento calculativo e elevada satisfação com a vida. O quarto artigo visa compreender possíveis impactos da profissão de policial militar nos aspectos sociais da vida deste profissional, incluindo ambiente familiar, vida afetiva e relacional. Foram realizadas entrevistas com cinco policiais militares, independentemente de sua patente, que tinham pelo menos 10 anos de profissão em um batalhão da polícia militar (PM) na cidade de São Paulo. As entrevistas foram semidirigidas, com utilização de roteiro, realizadas em espaço privado não determinado previamente. Foram registradas por gravação de áudio, mediante a autorização dos participantes e transcritas posteriormente. As entrevistas foram analisadas nas seguintes categorias: carreira, impacto social, impacto familiar e impacto pessoal.

O quinto artigo propõe investigar o papel estratégico da cultura organizacional (CO) em relação ao desequilíbrio entre esforço-recompensa no trabalho em servidores públicos do ensino superior. Foi utilizado método quantitativo, de corte transversal em uma amostragem aleatória simples de n = 302 técnico-administrativos de uma universidade federal. Foram utilizados o Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) e o Questionário de Desequilíbrio entre Esforço-Recompensa no Trabalho (Effort-Reward Imbalance - ERI). O sexto artigo teve como objetivo apresentar as evidências de validade do Orpheus Business Personality Inventory para a população brasileira. Cinco juízes contribuíram para a investigação das evidências de validade de conteúdo. Participaram deste estudo 938 indivíduos. Para investigar as evidências de validade de construto, utilizou-se a Full Information Factor Analysis. O alfa de Cronbach e o coeficiente Omega foram calculados para medir a confiabilidade das escalas. Também foram avaliadas medidas de misfit usando o modelo Rasch. O sétimo artigo objetivou avaliar a influência de percepções de Suporte Psicossocial à Transferência e Força Motivacional sobre Impacto em Amplitude do Treinamento no Trabalho, com base na avaliação de três treinamentos. Participaram desta pesquisa 2.975 egressos de três treinamentos oferecidos pela Universidade Corporativa de uma empresa pública federal. Foi usada a técnica de modelagem de equações estruturais para testar 5 hipóteses. As escalas utilizadas apresentaram evidências de validade.

Finalizando o número, temos uma Resenha proposta por Nivaldo Alexandre de Freitas da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, intitulada "A psicologia diante dos desafios do mundo do trabalho" sobre o livro "Desemprego: uma abordagem psicossocial". O livro reúne as pesquisas e as reflexões provenientes de experiências de prestação de serviço à comunidade realizadas pelos autores, que têm como foco ouvir os sofrimentos dos trabalhadores desempregados e destacar os efeitos subjetivos das condições do trabalho na atualidade. Tal audição é apurada pelo referencial teórico que também sustenta suas posteriores reflexões sobre as experiências dos sujeitos em cena. Esse referencial é composto por autores que pensam a dinâmica social e suas relações com o indivíduo (como Castel, Ricardo Antunes, Eclea e Alfredo Bosi, Dejours, Gonçalves Filho e outros), e aponta para as raízes sociais de tormentos que, apesar de trazidos pelo trabalho e sua escassez, em geral são sentidos como problemas exclusivamente pessoais. A disposição em considerar as falas dos sujeitos somada a um referencial teórico sólido resulta em uma valiosa contribuição à psicologia social, que ainda não se voltou o suficiente para a reflexão acerca desse fenômeno tão presente na atualidade, principalmente no Brasil, que tem novamente visto as taxas de desemprego ascenderem nos últimos anos.

Por fim, e como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados e de nossa Assistente Editorial. A rPOT deseja a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License