SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Bilinguismo como um fator de proteção contra o envelhecimento cognitivo relacionado à idade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Neuropsicologia Latinoamericana vol.1 no.1 Calle Jan. 2009

 

EDITORIAL

 

Caros leitores e membros da comunidade neuropsicológica latinoamericana:

Com grande alegria apresentamos o primeiro número da Revista Neuropsicologia Latinoamericana (RNL). Este representa a concretização de um desejo antigo da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN) que há quase vinte anos espera pelo desenvolvimento de um órgão de divulgação científica consolidado e duradouro. Neste sentido, a RNL estabelece-se como um mecanismo de difusão das investigações que são efetuadas a partir das diferentes áreas formadoras da neuropsicologia da América Latina para a América Latina.

A RNL é uma publicação de acesso livre e gratuito para todos aqueles que desejam consultar a produção científica neuropsicológica e publicar artigos nas três línguas oficiais da SLAN: espanhol, francês e português. Além disso, baseia-se no princípio de revisão por pares, que assegura sua qualidade e rigor científico dos trabalhos publicados.

Em complementaridade, uma meta a médio prazo para a RNL é sua indexação nas distintas bases internacionais de dados. Esta conquista tem por objetivo ampliar ainda mais a qualidade e a amplitude de divulgação da Revista oferecida aos leitores e autores do âmbito neuropsicológico.

Assim sendo, este primeiro número mostra-se apenas como o começo de um longo caminho. Por tal motivo, os artigos do número inicial representam apenas alguns dos eixos fundamentais da investigação na América Latina e ilustram incipientemente a interdisciplinaridade do domínio neuropsicológico. Nos próximos números nossa intenção é que a RNL possa refletir toda a heterogeneidade e a riqueza da produção científica da comunidade neuropsicológica latinoamericana.

As contribuições e as sugestões de especialistas e de investigadores determinarão o progresso futuro desta Revista. A generalização e a transcendência dos trabalhos realizados permitirão não apenas a difusão de novos achados, mas também colaborarão na expansão de conhecimentos científicos já consolidados. Com este intuito é que convidamos a quem trabalha na disciplina ou em domínios afins a participar ativamente com suas produções científicas.

Agradecemos aos autores que tornaram possível esta primeira publicação. Esperamos que as discussões geradas por seus trabalhos contribuam para a reflexão e para o avanço das diferentes áreas da Neuropsicologia.

 

 

Yves Joanette
Editor chefe

Rochele Paz Fonseca
Editora Associada

Valeria Abusamra
Editora Associada

Maximiliano Wilson
Editor executivo