SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1El bilinguismo como factor de proteción en el envejecimiento cognitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Neuropsicologia Latinoamericana vol.1 no.1 Calle ene. 2009

 

EDITORIAL

 

Caros leitores e membros da comunidade neuropsicológica latinoamericana:

Com grande alegria apresentamos o primeiro número da Revista Neuropsicologia Latinoamericana (RNL). Este representa a concretização de um desejo antigo da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN) que há quase vinte anos espera pelo desenvolvimento de um órgão de divulgação científica consolidado e duradouro. Neste sentido, a RNL estabelece-se como um mecanismo de difusão das investigações que são efetuadas a partir das diferentes áreas formadoras da neuropsicologia da América Latina para a América Latina.

A RNL é uma publicação de acesso livre e gratuito para todos aqueles que desejam consultar a produção científica neuropsicológica e publicar artigos nas três línguas oficiais da SLAN: espanhol, francês e português. Além disso, baseia-se no princípio de revisão por pares, que assegura sua qualidade e rigor científico dos trabalhos publicados.

Em complementaridade, uma meta a médio prazo para a RNL é sua indexação nas distintas bases internacionais de dados. Esta conquista tem por objetivo ampliar ainda mais a qualidade e a amplitude de divulgação da Revista oferecida aos leitores e autores do âmbito neuropsicológico.

Assim sendo, este primeiro número mostra-se apenas como o começo de um longo caminho. Por tal motivo, os artigos do número inicial representam apenas alguns dos eixos fundamentais da investigação na América Latina e ilustram incipientemente a interdisciplinaridade do domínio neuropsicológico. Nos próximos números nossa intenção é que a RNL possa refletir toda a heterogeneidade e a riqueza da produção científica da comunidade neuropsicológica latinoamericana.

As contribuições e as sugestões de especialistas e de investigadores determinarão o progresso futuro desta Revista. A generalização e a transcendência dos trabalhos realizados permitirão não apenas a difusão de novos achados, mas também colaborarão na expansão de conhecimentos científicos já consolidados. Com este intuito é que convidamos a quem trabalha na disciplina ou em domínios afins a participar ativamente com suas produções científicas.

Agradecemos aos autores que tornaram possível esta primeira publicação. Esperamos que as discussões geradas por seus trabalhos contribuam para a reflexão e para o avanço das diferentes áreas da Neuropsicologia.

 

 

Yves Joanette
Editor chefe

Rochele Paz Fonseca
Editora Associada

Valeria Abusamra
Editora Associada

Maximiliano Wilson
Editor executivo