SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Instrumentos de avaliação da compreensão de linguagem oral em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Neuropsicologia Latinoamericana vol.2 no.1 Calle  2010

 

EDITORIAL

 

A importância da formação em áreas básicas da neuropsicologia

A Revista Neuropsicologia Latinoamericana está em seu segundo ano e segundo número de publicação. Compartilha com a comunidade científica e clínica da América Latina artigos com temas muito diversos e interessantes.

Fazem parte deste número nove artigos científicos, cinco na língua espanhola e quatro, na portuguesa, com estudos teóricos ou empíricos conduzidos em cinco países representantes na neuropsicologia latinoamericana. As temáticas abrangem avaliação neuropsicológica da inteligência, da linguagem, de quadros neurodegenerativos, e intervenção neuropsicológica nos quadros de alteração do processamento da linguagem escrita.

Para este número, em busca de oportunizar a divulgação de pesquisas conduzidas com a participação de estudantes latinoamericanos e apresentadas em pôsteres e anais de eventos da SLAN, foram convidados para submeterem seus trabalhos todos os autores premiados nas duas últimas edições do Congresso da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia, SLAN, que ocorreram, respectivamente, em 2007, em Buenos Aires, Argentina, e em 2009, em Puebla, no México. Destes, três artigos encontram-se publicados neste número: "Análisis neuropsicológico de pacientes con diferentes tipos de Afasia", representando a neuropsicologia mexicana, "Sensibilidad a la información fonológica en niños lectores y prelectores", da Argentina, e "Estudo comparativo de funções neuropsicológicas entre grupos etários de 21 a 90 anos", representando a neuropsicologia brasileira.

Neste contexto, ressalta-se a importância e a necessidade de se formar futuros neuropsicólogos em nível da pesquisa e/ou da clínica para atuarem nas diferentes esferas da neuropsicologia desde sua graduação. A neuropsicologia é uma área inerente, história e epistemologicamente multidisciplinar. Estudantes das diversas áreas da saúde, humanas e educacionais vêm cada vez mais interessando-se pelas neurociências do comportamento e pela cognição humana, participando de grupos de pesquisa de áreas afins da neuropsicologia.

A formação básica em neuropsicologia, uma área cada vez mais desenvolvida e complexa, requer conhecimentos multidisciplinares que requerem muito tempo para sua consolidação no processo de aprendizagem de um estudante de graduação e de pósgraduação. Com o advento de técnicas avançadas de neuroimagem, associação com outras áreas exatas vem aumentando ainda mais esta rede densa, interessante e desafiadora de conhecimentos, tais como, matemática, estatística, física, engenharia, entre outras.

Por fim, o fato de a prática neuropsicológica na atuação clínica e de pesquisa necessitar de múltiplos conhecimentos só evidencia sua grande riqueza. Além disso, esta área das neurociências oportuniza grandes diálogos e sistema de trocas de desenvolvimento multidisciplinar que são de valor único.

 

 

Yves Joanette

Rochele Paz Fonseca

Valeria Abusamra

Maximiliano Wilson