SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Reflexões sobre a pesquisa e casos clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.1 no.1 São Paulo ago. 2009

 

 

EDITORIAL

 

 

Matizes de uma história

 

Em 2002 na Universidade Federal do Pará, antigo Departamento de Psicologia Clínica, o Núcleo de pesquisas fenomenológicas foi constituído como grupo de investigação no Diretório do CNPq. A partir deste ano, iniciamos as tarefas: a) de produzir conhecimento nas áreas da Psicologia Clínica exercida de modo crítico e engajado na transformação pessoal e social; da Educação e da Antropologia; b) dar visibilidade aos estudos teóricos e empíricos gerados com as pesquisas.

A forma escolhida para comunicar nossos saberes e fazeres foi através da criação em 2003 da Revista do NUFEN, de circulação semestral. Até 2007, produzimos 4 volumes antes de sermos afrontados pela crise de recursos econômicos. No final deste ano concluímos que, editar um periódico impresso é uma tarefa prazerosa; entretanto, extremamente difícil quando os recursos financeiros são parcos.

Embora repercutindo este percalço, nosso grupo não esmoreceu ante as dificuldades. Inúmeras mudanças estruturais sucederam no mundo. Na UFPA, os departamentos foram extintos e foi criada a Faculdade de Psicologia. Nosso grupo seguiu adiante e reformulamos o projeto editorial da Revista do NUFEN. Agora, em 2009, ao mesmo tempo em que o NUFEN completa sete anos de criação, a REVISTA é revitalizada, isto é, renasce no modo eletrônico para manter os objetivos de fomentar e comunicar a Psicologia que produzimos na Região Norte, no Brasil e no mundo, integrando o singular que é revelado e construído no encontro entre subjetividades e saberes amazônico, nacional e internacional, ora expandindo, ora retraindo fronteiras; porém, sem bairrismos, dialogando com o que pode ser universal e o que não é oportuno perder de vista na dimensão do local. Assim, oferecemos respeito às diferenças através do espaço e da comunicabilidade dos argumentos e posições.

As características do projeto editorial da Revista do NUFEN on-line são: circulação quadrimestral; interdisciplinar; reflexões sobre os construtos elaborados pelos fundadores das perspectivas teóricas da gestalt-terapia e terapia centrada na pessoa; pesquisas de campo e pesquisas, ação e intervenção nas clínicas ocupacional e da saúde; relatos de experiências, resenhas e homenagens aos docentes, pesquisadores e profissionais que compõe a história viva da Psicologia na região Norte. Cada volume terá um tema como fio condutor que denotará a coerência interna. Pretendemos também criar números especiais de temáticas relevantes cujos estudos ofereçam idéias que contribuam para solucionar problemas da sociedade mais ampla. De acordo com o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, o numero de ISSN atribuído a periódicos on-line somente o é após a circulação do primeiro número.

Nossa política editorial articula as tarefas de anunciar a ciência psicológica no campo da epistemologia fenomenológica, e, criar uma feição interdisciplinar por meio do diálogo com a Terapia Ocupacional, os demais enfoques em psicologia clínica, social e da saúde, a Filosofia e áreas afins, de modo a adentrar no universo das trocas científicas e acadêmicas internacionais.

Vale ressaltar que o periódico vem atender, no que se referem aos estudos das Psicologias fenomenológicas, esclarecimentos importantes das diferenças entre: o sistema filosófico e psicológico; as metodologias fenomenológicas husserliana e heideggeriana e a metodologia clínica das psicologias fenomenológicas existenciais hermenêuticas voltadas para os aspectos ônticos da compreensão das questões da existência, da psicoterapia, e das relações entre alteridades e institucionais.

No que diz respeito às investigações realizadas em Terapia Ocupacional na perspectiva fenomenológica existencial hermenêutica, ensejamos averiguar os modos que o seu objeto vem sendo construído; desvelar os processos percorridos pelos sujeitos quando praticam atividades, e identificar os modos de consciência do objeto até os desdobramentos manifestos de forma intencional acerca das repercussões deste fazer no campo existencial dos mesmos.

Nesta publicação o fio condutor é a clínica praticada na Psicologia, Terapia Ocupacional e Psicologia da saúde. Apresentamos: estudos teóricos que abrangem as áreas da filosofia; da pesquisa na clínica psicológica; e ponderações sobre questões sociais atuais de extrema importância: família, paternidade, violência e drogadição; autismo; relatos de pesquisa sobre psicopatologia do desenvolvimento; avaliação psicológica e disfunção erétil. Resenha do livro Construindo estratégias de enfrentamento à violência doméstica contra a criança e o adolescente, de SILVA, S. M. e VELOSO, M. M. X. Estão conosco: Marília Ancona-Lopez, da PUC/SP; Nelson José da UFPA; Adriano Holanda da UFPR; Carlos Maciel da UFPA; Dorotéa Albuquerque da UFPA e do Conselho Regional de Psicologia; Adelma Pimentel da UFPA, Lucivaldo Araújo e Ingrid Bergma Oliveira da UEPA; Vítor Franco da Universidade de Évora; Ana Maria D. R. de Souza da UFPA, Gilson Souza da UFPA, Luzia Iara Pfeifer e Patrícia Páfaro Gomes Anhão da USP, Ribeirão Preto, Ana Irene Alves, Glenda Paixão e Marcus Vinícius Cunha da UEPA.

Ressaltamos que em nosso projeto editorial observamos a cumulatividade do trabalho dos precursores para que as ciências fluam; a afetividade e o amor como fatores de crescimento; a motivação interna para construir espaços libertadores da palavra e dos saberes.

Finalizamos este editorial com agradecimentos especiais a Lucivaldo Araújo, editor adjunto, incansável na preparação deste volume; ao CTIC que nos assessorou na área da informática; aos sócios do NUFEN que contribuem dando suporte material aos projetos do núcleo de pesquisa. E a todos que ao longo dos sete anos da constituição do grupo estiveram conosco, direta e indiretamente, ajudando com palavras e atos na composição da revista impressa e contribuindo para a efetivação do projeto on-line.

Aguardamos a contribuição de todos os interessados. Aceitamos originais para submissão às normas editoriais. Consulte o site e participe da empreitada. Saúde e vida longa a nossa publicação.

 

Adelma Pimentel

Editora geral.

 

Creative Commons License