SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2About the proposal of present knowledge in Roger's theory or of the resident wisdow in the ignorance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.1 no.2 São Paulo Nov. 2009

 

 

EDITORIAL

 

 

No ar, o segundo número da revista do Núcleo de pesquisas fenomenológicas. Nossa perspectiva é manter atualizada a publicação oferecendo aos pesquisadores relatos de trabalhos inovadores, revisões de literatura, resenhas, homenagens e números especiais que contemplem um tema de relevante importância social e cientifica.

O projeto editorial da Revista do NUFEN on-line, na medida em que vamos amadurecendo o domínio do sistema eletrônico de editoração, vai sendo refinado; assim, por exemplo, a circulação será semestral, contudo o horizonte de composição dos volumes permanece mediado pela produção nos campos da Psicologia, Terapia Ocupacional com diálogos interdisciplinares entre ciências humanas, saúde e desportos. Os relatos de experiências continuam bem-vindos enquanto intercessores entre a profissão e a ciência. Já estamos devidamente registrados no Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, ou seja, temos o numero de ISSN, a certidão de nascimento do periódico on-line e caminhamos em direção a inserção no indicador Qualis da CAPES.

Criamos recentemente, o NUFEN, a FADEUP, Faculdade de Desportos da Universidade do Porto e a Faculdade de Psicologia da mesma Universidade o NIPI, Núcleo Intercontinental de Pesquisas Interdisciplinares para gerar intercâmbios editoriais entre os países latino-americanos e europeus. É mais uma ação em prol da ruptura das fronteiras de contato criativo e transformador. Em breve faremos circular um dossiê deste núcleo.

Nesta publicação, ficamos satisfeitos em evidenciar que autores dedicados a estudos no âmbito da Abordagem psicológica centrada na pessoa promovem um exame das bases internas que sustentam as proposições teóricas da mesma. Assim, temos o texto de Emanuel Meireles Vieira que se ocupa de interrogar a concepção de conhecimento presente na obra , rogeriana, para situar a proposta epistemológica presente na teoria de Rogers em relação aos projetos de ciência que fundam a Psicologia. Carmen Silvia Nunes de Miranda, demonstrando uma sensibilidade poética no título de seu texto: Fotografias do uso do diagnóstico no pensamento rogeriano. Convida-nos a participar do exame que realiza de algumas implicações éticas e metodológicas da elaboração do psicodiagnóstico. Camila Moreira Maia, Idilva Maria Pires Germano e James Ferreira Moura Jr traçam em Um diálogo sobre o conceito de self entre a abordagem centrada na pessoa e a psicologia narrativa o delineamento de algumas convergências e divergências entre as teorias.

Ainda na área da Psicologia, em seguida passamos ao tema da sexualidade e afeto; pesquisa de Alda Loureiro Henriques, Mauro Dias Silva Júnior e Regina Célia Souza Brito, que nos apresentam um estudo em que, por meio do aporte teórico da teoria das estratégias sexuais analisaram o modo que 91 mulheres nas fases do climatério e da menopausa usavam para escolher parceiros. Explorando o mesmo tema, porém, com o viés da gestalt-terapia Max Alecsander Costa e Adelma Pimentel discutem em Sexo e afeto no escuro o ponto de vista de homens que não possuem o sentido da visão. A pesquisa qualitativa exploratória realizada com cinco homens em uma escola para cegos do município de Belém visou responder a indagação sobre os meios que não-videntes superam os limites da estimulação visual para vivenciar a sexualidade. No enfoque interdisciplinar da saúde mental, uma Psicóloga e uma assistente Social, Andrezza Carvalho Everdosa e Maria Luzia Matos, tratam da aplicação no CAPS, de conhecimentos em uma oficina de arte em que a poesia foi a ferramenta interventiva no cuidado e na possibilidade em reconhecer e favorecer o respeito ao direito do doente mental ao seu lugar social de sujeito e produtor da cultura.

Na extensão da Terapia Ocupacional, Luzia Iara Pfeifer e Mariléia Araújo da Silva nos oferecem uma pesquisa produzida na Região Norte. Trata-se de um estudo com 20 crianças de 5 a12 anos afetadas pela fibrose cística atendidas no programa de assistência ao fibrocístico mantido pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto. A investigação se valeu da aplicação do Autoquestionnaire Qualité de Vie Imagé/ Escala de Qualidade de Vida da Criança (AUQEI/EQVC). Airle Miranda de Souza e Victor Augusto Cavaleiro Corrêa escreveram sobre o processo do luto e a intervenção em Terapia Ocupacional.

Consideramos oportuna a presença de Dolôres Margareth de Souza Tôrres, Assistente Social que relata a experiência, a época de estagiaria voluntária da Delegacia da Mulher de Belém do Pará tendo em vista o horizonte da elaboração da monografia de conclusão de curso. A abordagem da violência domestica descrita pela autora situa as fases do atendimento realizado e contribui para o acúmulo de conhecimentos acerca de um tema relevante e de poucos estudos locais e nacionais. Finalizando o volume apresentamos a Resenha elaborado por Priscila Vieira e Débora Campos, do livro Psicologia, instituição e Cultura uma coletânea de artigos de pesquisadores da UFPA, PUC-SP, UFPR e da FADEUP, o que confere a obra um perfil internacional e de exame de assuntos atuais: psicologia clínica, produção de subjetividades, masculinidades, gêneros e psicanálise e religião;

Aceitamos originais para submissão às normas editoriais.

Consulte o site.

Saúde e vida longa a Revista do NUFEN.

Adelma Pimentel

Editora geral.

 

Creative Commons License