SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Contrato terapêutico grupal desenvolvido no ambulatório de ansiedade e depressão: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.5 no.2 São Paulo  2013

 

Editorial

 

 

Considerando o projeto de internacionalização atualizamos a identificação do periódico que agora se denomina: Revista do NUFEN: phenomenology and interdisciplinary.

O circular acadêmico de publicação semestral visa à divulgação de contribuições interdisciplinares sobre temas relacionados à Psicologia Humanista, Fenomenologia, Existencialismo e abordagens afins, também ampliou o intercambio com instituições federais de ensino superior da Região Nordeste e Sudeste agregando novos editores no Conselho editorial.

Deste modo a gestão executiva da Revista funda o eixo norte-nordeste-sudeste através da integração da UFBA e da UFU, respectivamente o corpo de editores é composto pelo Professor Dr. Paulo Coelho, e Professor Dr. Tommy Akira.

Esta edição é composta por artigos, relatos de experiência, ensaios e resenhas. Rose Daise Melo do Nascimento e Marco Aurélio Valle de Moraes avaliam o serviço do AMBAD, uma experiência desenvolvida como Programa de Extensão em um Hospital Universitário

Darlen Neves Silva Dias & Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira apresentam uma reflexão sobre as concepções des Saúde e doença considerando a forma como são compreendidos pela medicina, e para definição da normalidade e do patológico.

Ana Paula Neves Lopes, Celecina de Maria Veras Sales, Jaiane Araujo de Oliveira, Francisca Lidiane Araújo de Souza, analisam o significado do grupo de Break para jovens que habitam o assentamento José Lourenço, localizado em Chorozinho – CE, com o objetivo de identificar as repercussões do grupo na construção das sociabilidades e identidades juvenis.

Gustavo Alvarenga Oliveira Santos no texto Contribuições da Obra de Luis Martin-Santos para a Psicoterapia e Psicopatologia apresenta as principais contribuições teóricas da obra psiquiátrica de Luis Martin-Santos para a psicopatologia e psicoterapia. Afirma que o autor contribui para a compreensão da doença mental na psicopatologia através de quatro níveis de compreensão: estática, dinâmica, existencial e profunda, para o campo da psicoterapia redimensiona do ponto de vista existencial, a relação transferencial e o processo de cura.

Rodrigo Lopes Miranda, Cecília Andrade Antipoff & Delba Teixeira Rodrigues Barros apresenta um relato de experiência articulando reflexões sobre vivências realizadas no Brasil e nos Estados Unidos da América.

Guilherme Wykrota Tostes realiza a resenha do livro “O homem da morte impossível e outras histórias: psicopatologia fenomenológica”. Destaca o paradigma fenomenológico na prática em saúde mental.

Temos as dissertações de mestrado realizadas na Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal do Pará, Belém, resenhadas, respectivamente por Daniel Társis e Kamilly Vale. “ Uma hermenêutica da tentativa de suicídio praticada por homens, defendida pelo Psicólogo Klézio Kleber Teixeira dos Reis. O estudo teve como objetivo geral a análise da literatura médica/psiquiátrica e das ciências humanas sobre o tema de pesquisa para identificar as possíveis motivações para homens adultos atentarem contra a sua existência e, refletir sobre a experiência de tentar morrer. “Experiências de homens em busca de cuidado Na Unidade Básica de Saúde da Pedreira em Belém/Pará” defendida pela Psicóloga Dorotéa Albuquerque de Cristo. O estudo analisa as políticas e as legislações que o Ministério da Saúde recomenda aos serviços públicos básicos para a saúde dos homens visando acolher e fazer com que se sintam integrantes dos serviços. A pesquisa qualitativa investigou as percepções de homens de 19 a 59 anos acerca de sua saúde refletindo sobre os cuidados recebidos em uma unidade básica de saúde, em Belém/Pará.

Adelma Pimentel Editora Geral