SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Resenha da dissertação de Klézio Kleber Teixeira dos Reis do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Uma hermenêutica da tentativa de suicídio praticada por homens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.5 no.2 São Paulo  2013

 

Resenha

 

 

Resenha da dissertação de Dorotéa de Cristo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Orientadora: Profª Drª Adelma Pimentel. Experiências de homens em busca de cuidado Na Unidade Básica de Saúde da Pedreira em Belém/Pará.

 

 

Kamilly Vale

Universidade Federal do Pará

 

Ao considerar as políticas e as legislações que o Ministério da Saúde recomenda aos serviços públicos básicos para a saúde dos homens, visando acolher e fazer com que se sintam integrantes dos serviços, identifica-se a ausência de uma concepção do sujeito a quem as diretrizes são dirigidas. Destaca-se que é indispensável identificar a forma de pensar a saúde dos homens para compreender a autonomia e a corresponsabilidade12 pela promoção e garantia de sua saúde. Deste modo esta pesquisa investigou as percepções de homens de 19 a 59 anos acerca de sua saúde, a partir da reflexão sobre os cuidados recebidos na unidade básica de saúde da Pedreira em Belém/Pará.

Sobre o objeto desta pesquisa algumas causas são apontadas na literatura da área, que explicam o afastamento dos homens da procura dos serviços de saúde em geral. De acordo com Pereira (2004) a relação entre os profissionais de saúde e usuários é um dos motivos do afugentamento, isto é, quando o usuário, em resposta a uma demanda recebe uma informação fragmentada ou confusa ou lhe é negado o esclarecimento, possivelmente haverá o distanciamento.

Definidas pelo MS como porta de entrada da saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS)13 precisam estar próximas da comunidade e de sua realidade. Dentro dos princípios gerais da política nacional, a Atenção Básica de Saúde deve considerar a singularidade do sujeito, na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural, buscando promover, prevenir e tratar sua saúde, reduzindo danos e sofrimentos (Portaria 2488/GM, 2011).

Assim, para composição do estudo utilizou-se da abordagem A Política Nacional de Atenção Básica (Acolhimento à demanda espontânea, 2011) considera os termos Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde como termos equivalentes e inclui todos os tipos de unidades que realizam ações de atenção básica (unidades de saúde da família, postos de saúde, centros de saúde, clínicas da família e equivalentes). qualitativa, de enfoque fenomenológico-hermenêutico no qual priorizou-se compreender a experiência relacional sobre saúde de10 homens, atendidos no setor da clínica, através da inclusão dos discursos destes usuários da UBS-Pedreira. Foram realizadas entrevistas semidirigidas e gravadas em áudio, que após transcrição foram transformadas em textos e analisadas considerando atos e funções de linguagem, a partir da hermenêutica proposta por Paul Riccouer (1913- 2005).

Para a fundamentação teórica foi realizado um apanhado histórico das transformações ocorridas na saúde pública no Brasil a partir da Reforma Sanitária e criação do SUS- na Constituição de 1988- que objetivou instituir a intervenção em saúde descentralizada e exercida com controle social, incluindo o sujeito como protagonista; a Política de Humanização do SUS, e aspectos da saúde na região amazônica e paraense, com estatísticas recentes do Censo demográfico de 2010 e Ministério da Saúde, que traçam um perfil da saúde no Pará com especial destaque para Belém nos dias atuais. Encerrando o capítulo situou-se o bairro da Pedreira e as características da UBS.

Na seqüência da perspectiva proposta dicorre-se sobre a importância da Atenção Primária para a saúde do homem, conceituando Atenção Primária e seus objetivos, destacando a prioridade na prevenção de doenças e agravos e na promoção de saúde do homem e da população em geral. Destaca-se a criação do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, em 2008 pelo Ministério da Saúde, que aponta pesquisas que incluem as masculinidades como fator determinante para a falta do cuidado do homem com sua saúde e, consequentemente, sua ausência da Atenção Básica.

O delineamento do processo investigativo é composto pelos apontamentos sobre o método fenomenológico; na sequência a apresentação do contexto, o perfil dos usuários e a proposta metodológica, caracterizando as quatro etapas do processo: levantamento, registro e análise dos resultados, e as dificuldades no processo da pesquisa.

Os resultados mostraram que entre os motivos da procura de atendimentos clínicos na UBS estão: sintomas de doenças agravados; recomendação de atendimento por amigos, familiares e esposa. Sendo a mulher vista como a figura de autocuidado na percepção destes homens. Ao que se refere a percepção do serviço, a UBS pedreira é apreendida como eficaz por atender suas demandas médicas.

No discurso dos usuários também foram apontados determinados fatores de entrave para a saúde: 1) referente ao atendimento: demora nos procedimentos da unidade; 2) alusivos as práticas pessoais: o descuido com a própria saúde antes da instalação dos sintomas, o desgaste com o trabalho e a responsabilidade com os filhos.

Os dados apresentados nos permitiram refletir sobre os significados que os usuários atribuem ao papel da Atenção Primária à Saúde (APS), e sua concepção de autocuidado. A análise foi dividida em quatro categorias: Percepções dos usuários sobre: 1) importância da Atenção Primária para sua saúde; 2) o atendimento prestado na Unidade de Saúde da Pedreira; 3) necessidades de saúde; 4) práticas de autocuidado.

A dissertação é finalizada no quinto capítulo com a conclusão que tais resultados corroboram, em parte, o que apontam as pesquisas do ministério da saúde para nortear a elaboração da política de atenção integral à saúde do homem,ou seja, que a ausência dos homens na atenção primária se deve ao machismo que ainda impera na sociedade brasileira, e alude que os homens se sintam invulneráveis, sem necessitarem de cuidados. A discordância dos achados da pesquisa se da no desvelamento que, os informantes demonstraram sentirem, receio de ter contato com sua vulnerabilidade, que chega a ser reconhecê-la, porém evitam aborda-la até o limite da fronteira de contato com a saúde.

As reflexões e achados no transcorrer deste estudo sugerem que as pesquisas são um caminho para realizar diagnósticos acerca das necessidades da população masculina, identificar precariedades estruturais e providenciar soluções em uma linha de tempo. A situação exige trabalhos preventivos que atendam a demanda dos homens nesses espaços, sem essas ações não há como parar o processo gradual e alarmante que se instalou, pois esse processo não muda de direção repentinamente. A estratégia incluiria, também, atrair o maior número de homens ao serviço com atividades de promoção de saúde (programas de saúde que envolvam saúde de grupos, famílias e comunidade).

Refletindo acerca do papel da UBS Pedreira na comunidade, pode-se afirmar que ainda não existem atividades direcionadas aos homens, como preconiza a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. A ênfase da Atenção Primária à Saúde está na prevenção e na promoção de saúde; como porta de entrada focaria a pessoa e não a doença, porém esse objetivo ainda não se realiza quando se trata dos homens.

 

 

Sobre o autora:
Kamilly Vale

Psicoterapeuta de base gestaltica,
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará.

 

Recebido em junho de 2014
Aceito em setembro de 2014

 

 

12 Qualidade de quem é responsável juntamente com outra ou outras pessoas. www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/co-responsabilidade
13 A Política Nacional de Atenção Básica (Acolhimento à demanda espontânea, 2011) considera os termos Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde como termos equivalentes e inclui todos os tipos de unidades que realizam ações de atenção básica (unidades de saúde da família, postos de saúde, centros de saúde, clínicas da família e equivalentes).