SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Construção da noção de experiência ao longo do pensamento de Carl Rogers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.7 no.1 Belém  2015

 

Editorial

 

 

Neste novo número fazemos importante esclarecimento acerca da submissão: a Revista do NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, avaliação no Qualis B2 realiza submissão totalmente eletrônica. Convidamos aos interessados em publicar conosco, adicionar a sua barra de favoritos o link - http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/index. Assim, a avaliação online será eficaz, bem como a proposição de integrar nos volumes do periódico suas contribuições à Psicologia Clínica e da Saúde de concepção fenomenológica e interdisciplinar.

Na montagem destacamos a apresentação da seção II que corresponde a relatos de experiência de profissionais liberais e de professores. Com estilo mais livre, embora com em linguagem científica. Aqueles que desejam adentrar no universo complexo da produção de conhecimento em Psicologia são instados a apresentarem seus modos de delineamento de estudos realizados, que contribuirão para troca de saberes no domínio da profissão.

Anna Karynne da Silva Melo, Rayanne Pinheiro Lima, Virginia Moreira apresentam a noção de experiência, ao longo das obras de Carl Rogers e de comentadores. Examinam como essa se constrói, através de uma pesquisa bibliográfica. Uma conclusão destacada no texto é que na fase coletiva ou inter-humana a experiência, para Rogers está associada à ideia de um ser integrado e global, em que os sujeitos alcançam essa condição se estiverem apropriados de suas experiências.

Lorena Fabeni, Luanna Tomaz de Souza, Lívia Bezerra Lemos e Maria Cristina Lima Rocha Oliveira, analisam o discurso sobre a dependência afetiva para analisar em que medida ele interfere na composição das políticas de enfrentamento à violência cometida contra a mulher. Realizam pesquisa bibliográfica e concluem que muitas das políticas públicas focam-se somente na solução de conflito individual em detrimento de uma mudança social, ou seja, sem atuar sobre a dimensão de gênero presentes nas relações existentes na sociedade, que ainda perpetuam violências e desigualdades.

Fabiana De Zorzi, Lucas Bloc, Georges Daniel Janja Bloc Boris, centralizam a discussão da disfunção erétil (DE) através das contribuições da fenomenologia do corpo de Maurice Merleau-Ponty e da psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian. Compreendem a DE como expressividade, com sua própria tonicidade, intensidade e intencionalidade. Estas contribuições nos permitem romper com o movimento dicotômico da compreensão do corpo.

Luciane Patrícia Yano apresenta uma análise conceitual e descritiva de um plano de atendimento clínico a pessoas com queixas depressivas, em uma perspectiva existencial-fenomenológica em Gestalt-terapia. Utiliza como fundamentação teórica os autores Joyce & Sills (2014) e Roubal (2007), bem como sua experiência clínica. A principal conclusão de Yano é a composição de um caminho integrativo entre os conceitos da Gestalt-terapia e a sintomatologia da Depressão segundo os critérios biomédicos.

Wladirson Cardoso discute os limites e as marcas diacríticas e transversais existentes na comparação entre a questão do envelhecimento e a problemática da homossexualidade masculina, em vista do ethos sócio-antropológico de homens maduros em processo de envelhecimento que fazem ou praticam sexo com outros homens no contexto das relações homoafetivas e sexuais da Cidade de Soure (Marajó/Pará). O entrecruzamento de temas levou em consideração tanto a paisagem homoerótica, quanto os espaços de sociabilidade gay em um âmbito social-cultural não metropolitano.

Maria Vilma de Sousa Araújo descreve a implantação do programa de atenção aos homens em situação de violência conjugal. A Defensoria Pública do Estado do Pará, através do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem – NEAH é o local em que as intervenções na interface entre Psicologia Clínica e Direito se realizam. A autora apresenta o projeto “Reincidência Zero” que busca promover o desenvolvimento de ações de educação e responsabilização aos autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, fomentar a ressocialização do Cumpridor de Penas e Medidas Alternativas, igualdade de gênero, a Justiça e a Paz Familiar.

 

Adelma Pimentel e Lucivaldo Araújo

revistadonufen@ufpa.br