SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Relato de experiência de um atendimento em um CAPS: considerações sobre o cuidado em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.7 no.2 Belém dez. 2015

 

Artigo

 

O atendimento clínico de um paciente com disfunção erétil na perspectiva da Gestalt Terapia

 

The Clinical Care of a patient with erectile dysfunction in the Perspective of Gestalt Therapy

 

El cuidado clínico de un paciente con disfunción eréctil en la perspectiva de la Terapia Gestalt

 

Victória Niebuhr Loos; Josiane Aparecida de Almeida Prado

Univali – Universidade do Vale do Itajaí

 

 


RESUMO

Este artigo apresenta um recorte de um atendimento feito durante o Estágio Específico com ênfase em Saúde e Integralidade do curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, com um paciente com transtorno erétil, durante o ano de 2015. Para a realização do Estágio em Psicologia Clínica, utilizou-se como procedimentos metodológicos a assinatura de um termo de consentimento, a anamnese, a entrevista de devolutiva, o encaminhamento psicoterapêutico e o encaminhamento para o médico urologista. Os atendimentos foram pautados no modelo teórico da Gestalt-terapia. Após os atendimentos psicoterápicos realizados com o paciente, pode-se verificar o reestabelecimento de vínculos interpessoais que colaboraram para o processo terapêutico e fortalecimento da autonomia e satisfação do paciente.

Palavras-chave: Psicoterapia; Disfunção Erétil; Terapia Gestalt.


ABSTRACT

This article presents part of a treatment made during the "Specific Internship" with emphasis in Health and Integrality of the psychologic course at the Universidade do Vale do Itajaí, with a patient with erictile disorder during the year of 2015. To achieve the Internship in Clinical Psychology, it was used as methodological procedures to sign a consent form, the anamnesis, the feedback interview the psychotherapeutic referral and the referral to an provided to the patient, it was possible to perceive the reestablishment of interpersonal ties that contributed to the therapeutic process and the strengthening of the autonomy and patient satisfaction.

Keywords: Psychotherapy; Erectile Disorder; Gestalt Therapy.

 


RESUMEN

En este artículo se presenta parte de una llamada realizada durante la fase específica con énfasis en la salud e integralidad del curso de psicología de la Universidad de Vale do Itajaí, con un paciente con trastorno de erección durante el año 2015. Para la realización del estudio, fueron utilizados como procedimientos metodológicos firmar un formulario de consentimiento, la anamnesis,entrevista de retroalimentación,enrutamiento psicoterapéutico yremisión a urólogo.Las sesiones se basaron en el modelo teórico de la terapia Gestalt . Después del diagnóstico psicológico y de la psicoterapia proporcionada al paciente, se puede comprobar elestablecimiento de vínculos interpersonales que contribuyeron al proceso terapéutico y el fortalecimiento de la autonomía y la satisfacción del paciente.

Palabras-clave: Psicoterapia; Trastorno de Erección; Terapia Gestalt.


 

 

INTRODUÇÃO

Este artigo foi elaborado tendo como referência o atendimento clínico no Estágio Específico com ênfase em Saúde e Integralidade do curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, realizado no ano de 2015. O estágio foi realizado em consonância com as competências da formação do psicólogo conforme Resolução n° 5 de 15 de março de 2011 (Brasil, 2011), Resolução 04/CONSUN/CaEn/09, Código de Ética do Profissional Psicólogo (Conselho Federal de Psicologia, 2005) e Resolução CFP Nº 001/2009. Como parte da avaliação do estágio, é realizado um relatório composto pela fundamentação teórica e relato dos atendimentos realizados com base nos constructos da Gestalt-Terapia e psicodiagnóstico. Este artigo busca apontar as contribuições da psicoterapia para os pacientes da Clínica e as dificuldades apresentadas ao longo do processo terapêutico.

No Brasil, os cuidados e as práticas de saúde são regidos pelo sistema SUS, criado a partir de uma nova visão sanitária que emergiu no país nos anos de 1980, cujo principal objetivo era a recuperação, promoção e prevenção da saúde, obtidas por meio do atendimento integral às pessoas. Utilizando princípios como universalidade, equidade e integralidade, esse atendimento integral procurava compreender o processo saúde/doença a partir de uma perspectiva sócio-ecológica, envolvendo a historicidade, multidimensionalidade e a processualidade do esquema saúde/doença. Para a psicologia, o trabalho envolvendo estas perspectivas de saúde revelou-se um desafio, em virtude das dificuldades na adequação e no modelo proposto para o trabalho, do tipo de pacientes atendidos, e mais ainda, da necessidade de se pensar em uma ação diferenciada daquelas às quais estavam acostumados os profissionais (Oliveira et al., 2004).

De acordo com Oliveira et al. (2004), entre as principais atividades realizadas pelo psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde e nas clínicas atuais encontra-se a realização de psicoterapia de adulto, psicodiagnóstico, ludoterapia, orientação à gestante e a hipertensos. Para Oliveira et al. (2004),são frequentes os casos de tratamento que duram anos, e são muitas as queixas, tanto de profissionais quanto de usuários, em relação à demanda crescente e não atendida. Com relação à integralidade, os autores salientam que este talvez seja um dos princípios mais difíceis de execução na rede, pois o trabalho em equipe se resume a encaminhamentos, solicitação de laudos e/ou pareceres, algumas ações conjuntas (se há um direcionamento específico para que estas ocorram).

Em relação ao abandono ou desistência da psicoterapia, Gastaud e Nunes, (2010), Chilleli e Enéas (2000) apontam que o abandono da terapia pode ser definido como os casos em que o paciente ou o psicólogo encerram a psicoterapia antes que os objetivos estabelecidos no contrato tenham sido alcançados, independentemente da razão que levou à interrupção e independentemente de esta decisão ter sido tomada uni ou bilateralmente Para estes autores, o abandono da psicoterapia é um assunto com poucas publicações e pesquisas no âmbito acadêmico, visto que há uma maior visibilidade para os atendimentos considerados exitosos, em que o paciente comparece aos atendimentos.

Para melhorar esta situação e garantir que os princípios do SUS e a integralidade no âmbito da saúde mental aconteçam de maneira plena, Mângia e Muramoto (2006) sugerem algumas modificações na atuação do psicólogo, entre elas: um acolhimento a partir de um primeiro atendimento, a busca pela compreensão sobre a pessoa e a doença, onde queixas são formuladas a partir da percepção de múltiplos aspectos da desorganização do viver (relações familiares, na perda de vínculos, na fragilização das redes sociais e de suporte, na precarização do habitar e do poder de manter a existência concreta a partir de algum tipo de inserção laboral, dentre outros) e a busca pela compreensão interativa que envolve muitas vezes recursos extraclínicos. A integralidade indica não só um campo prático diferenciado, mas também uma nova ética do cuidado.

 

METODOLOGIA

O paciente deste estudo buscou a Clínica de Psicologia espontaneamente. Como procedimento da Clínica - Escola foi realizado o psicodiagnóstico.

De modo geral, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, almejando identificar as fragilidades no funcionamento psicológico do paciente, voltados para a existência ou não de psicopatologia, é definido como um processo científico, que pode utilizar técnicas e testes psicológicos quando necessário. Os resultados partem do levantamento de hipóteses realizadas a partir das entrevistas e são compartilhadas posteriormente com o paciente. (Cunha, 2000).

O psicodiagnóstico fenomenológico-existencial interventivo, para Ancona-Lopes (2013) é aquele no qual paciente e psicoterapeuta trabalham juntos de modo cooperativo, sendo o paciente sujeito ativo e envolvido no seu processo terapêutico: as questões trazidas por ele são simultaneamente trabalhadas e investigadas na tentativa de construir em conjunto os possíveis modos de compreendê-las. Segundo Pimentel (2003), a devolutiva não é feita ao final, como no psicodiagnóstico tradicional, mas durante o decorrer do psicodiagnóstico interventivo.

O psicodiagnóstico contribuiu para uma nova visão da avaliação psicológica, pois adotou uma perspectiva mais clínica, menos psicométrica, por meio de abordagens como a psicanálise e a Gestalt-terapia, que valorizavam mais a subjetividade e os aspectos tranferenciais e contratransferenciais presentes na relação, buscando obter uma compreensão global da personalidade (Araújo, 2007).

No primeiro dia de atendimento, o paciente deste estudo foi informado pela estagiária sobre a assinatura do TERMO DE COMPROMISSO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE), o qual especifica as etapas do psicodiagnóstico: entrevista inicial, triagem, avaliação psicológica, laudo e entrevista devolutiva, discorrendo ainda sobre o processo psicoterapêutico, assegurando o sigilo de sua identidade diante da possibildade de realização de estudos acadêmicos.

Após a assinatura do TCLE, cada atendimento realizado foi gravado e transcrito posteriormente, para que a estagiária e a orientadora pudessem discutir e realizar o estudo do caso. O estudo de caso é uma estratégia de ensino no qual estagiária e orientadora discutem entre si as informações abstraídas de cada atendimento e articulam com os conceitos da Gestalt- terapia para melhor compreensão do caso clínico e posterior entrega de relatório e documentações necessárias para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e para o posterior arquivamento do caso na Clínica de Psicologia da Univali. O estudo do presente caso foi feito a partir dos atendimentos realizados pela estagiária, utilizando os procedimentos de um psicodiagnóstico e da psicoterapia, em conformidade com a abordagem da Gestalt - Terapia.

A entrevista inicial buscou identificar os motivos que levaram o cliente a buscar a psicoterapia, as ansiedades e defesas que os pais e/ou família apresentam, fantasias e expectativas de cura e de doença que trazem (Araújo, 2007). A entrevista teve o objetivo de conhecer, buscar dados para intervir em uma dada situação e também procurar informações sobre o paciente. Teve por finalidade fazer um levantamento de informações que que ajudassem a relacionar eventos e experiências e tomar decisões referentes a encaminhamentos (Tavares, 2000; Craig, 1991 citado por Carrasco & Macedo, 2005).

Segundo a Resolução CFP 07/2003, a Avaliação Psicológica pode ser compreendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações sobre os fenômenos psicológicos frutos da interação entre sujeito e sociedade, fazendo uso de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

Após a realização da avaliação psicológica foi realizada a entrevista de devolução, que teve por intenção comunicar ao paciente o resultado do processo de psicodiagnóstico, oportunizando a ele a expressão de seus sentimentos e pensamentos perante as recomendações da estagiária. (Almeida, 2004).

Carrasco e Macedo (2005) apontam que a entrevista devolutiva deve ser feita com uma linguagem simples e clara, requer flexibilidade por parte do psicoterapeuta, visto que além de transmitir informações ao paciente sobre sua demanda, o psicólogo deve ser capaz de propor alternativas de tratamento. Neste momento é importante que o paciente sinta que o encontro foi produtivo e importante, sendo necessário também ao escutar a expressão dos sentimentos e pensamentos vividos ajudá-lo a compreendê-los, removendo distorções ou fantasias contraproducentes referentes às suas dificuldades e necessidades.

 

MODELO TEÓRICO ADOTADO: Gestalt-Terapia

A Gestalt-Terapia foi criada por Fritz Perls, em 1951, sendo inicialmente denominada "terapia da concentração". É uma psicoterapia e também filosofia existencial, que enfatiza a tomada de consciência da experiência atual (o aqui e o agora), reabilitando a percepção emocional e corporal, destacando processos de bloqueio, deixando claro que cada um é responsável por suas escolhas e evitações. Busca resgatar a harmonia e o bom funcionamento do organismo em todos os aspectos físicos e psicológicos que o circundam (Júnior, 2009).

Segundo Júnior (2010), Perls procurou ao formular a Gestalt-Terapia aprimorar a psicanálise e adotar seus pontos positivos, comparando teoria e método, predominando na Gestalt-Terapia a concentração, a experimentação, a descrição do fenômeno e a consideração de consciência, enquanto na psicanálise enfatizavam-se a associação livre, a interpretação e a consideração do inconsciente. A Gestalt-Terapia procura olhar o fenômeno como uma totalidade aberta sistêmica interagindo com outros subsistemas, focalizando também os aspectos estruturais e dinâmicos do psiquismo.

Para Moreira (2009), a Gestalt-Terapia (GT) pode ser considerada uma abordagem fenomenológico-existencial na medida em que acredita na subjetividade, provavelmente influenciada por Kierkegaard e Nietzsche; na incorporação da noção de intencionalidade, de Husserl, considerada por Perls (1988) a característica básica da consciência e uma parte central de sua psicoterapia; a concepção de homem responsável por suas escolhas, presentes em Sartre (1978); as definições de encontro e de relação, da filosofia dialógica de Buber (1974). A GT teve a psicanálise como base procurando reforçar a sua estrutura, completandoa (Pimentel, 2003).

De acordo com Andrade (2007), a GT subdivide seus fundamentos em três teorias de base: a Psicologia da Gestalt, de Wertheimer, Kohler e Koffka, Teoria de Campo, de Lewin e a Teoria Organísmica Holística, de Goldstein; e dois fundamentos filosóficos (humanismo e o existencialismo), tendo também sofrido influências da teoria reichiana e do taoísmo e zenbudismo.

Conforme Andrade (2007), a Psicologia da Gestalt, também denominada Escola Gestáltica ou Gestaltismo, foi um movimento em oposição ao elementarismo wundtiano e titcheneriano, e ao behavorismo watsoniano. A Psicologia da Gestalt tem como objetivo a elaboração de leis e princípios sobre a organização da percepção: uma alteração em partes do todo altera necessariamente o todo, pois a percepção humana está organizada e tem um caráter único. Quando uma pessoa se depara com alguma coisa, primeiramente o percebe como um todo, para depois decompor em partes, pois a percepção do todo é anterior às partes. Para Júnior (2010), a Psicologia da Gestalt afirma que não é possível ter conhecimento do todo por meio das partes, e sim das partes por meio do todo; os conjuntos têm suas próprias leis que são regidas por seus elementos, sendo apenas por meio da percepção da totalidade que o cérebro de fato percebe, decodifica e assimila uma imagem ou conceito. A Psicologia da Gestalt trouxe para a Gestalt-Terapia novas percepções e conceitos como o aqui-agora, figura-fundo, lei da pregnância, similaridade, proximidade.

Segundo Júnior (2010), a Teoria de Campo de Kurt Lewin procura entender a pessoa humana de maneira inteira e integradora, baseando-se na relação pessoa/campo (ambiente) sendo o campo correspondente a totalidade dos fatos coexistentes em dado momento e interdependentes mutuamente. A significação do campo depende da percepção de correlação entre sujeito e objeto e o comportamento determinado por forças subjacentes no campo. Para esta teoria, a pessoa só se faz compreensível no contexto (ambiente) total no qual se encontra, pois o campo tem diversos pontos e fontes de força, interligados de maneira que se assemelha a uma rede.

A Teoria Organísmica Holística de Kurt Goldstein, busca a superação da divisão homem em corpo e mente, procurando entender o indivíduo como um todo unificado. Um organismo saudável é integrado e coerente, com potencialidades inerentes a ele que o ajudam a crescer (se não há como controlar o meio, o organismo procura adaptar-se a ele). A Teoria Organísmica Holística foi responsável pela introdução dos conceitos de autorrealização e de ajustamento criativo. (Andrade, 2007).

A GT sofreu influência filosófica do Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia. O Humanismo é uma corrente filosófica centrada no homem, originária no período do renascimento, como um movimento de retorno à cultura greco-romana. Retomado no final da década de 1950 e início da de 1960, sob a denominação de Piscologia Humanista ou Terceira Força, sofreu influências naturalistas e românticas (Moreira, 2009; Bezerra & Bezerra,2012). Para Amatuzzi (2001), a denominação psicologia humanista não se refere a uma teoria específica ou a uma escola, mas sim ao lugar comum onde se encontram os psicólogos daquela época, insatisfeitos com a concepção de homem presente nas psicologias oficiais disponíveis, surgiu como uma reação a partir da insatisfação sentida face às duas correntes predominantes, o behaviorismo e a psicanálise clássica. Mesmo considerando as descobertas e contribuições dessas duas correntes, o sentimento prevalecente entre os psicólogos humanistas era de que essas vertentes, permanecendo em suas perspectivas originais, com seus pressupostos reducionistas e deterministas, não traziam respostas aos anseios humanos, às questões de sentido, naquele momento histórico. Defendendo que este tem o poder de ser o centro, pois existe, é capaz de se autogerir e regular-se, o humanismo impele o homem à uma busca pelo autoconhecimento e consciência, para poder compreender a si e ao mundo de maneira cada vez mais eficaz. (Ribeiro, 1985). Foi importante influência para a Gestalt- Terapia, pois contribuiu para uma melhor compreensão da realidade concreta do homem, enquanto ser social e cultural e sua capacidade de autogerir-se e autorregular-se. (Holanda, 2009).

O Existencialismo segundo Perls (1973) é uma filosofia que busca libertar-se de conceitos e trabalhar com a awareness (presentificação), juntamente com a fenomenologia, utilizando conceitos de existencialistas como Buber, Sartre e Heidegger. Centrada na existência humana e nos problemas do homem, procurando enxergá-lo como um ser particular, concreto, com vontade e liberdade pessoais, consciente e responsável. Para esta corrente, o ser humano só pode ser de fato compreendido através de uma experiência direta de seu ser no mundo, e, embora a pessoa possa ocasionalmente perder essa aptidão, continuará sendo a melhor intérprete de si mesma. Todo ato psíquico deve ser compreendido a partir de si próprio, pois é intencional (Ribeiro, 1985).

Para o autor acima citado, a fenomenologia é base filosófica e metodológica da Gestalt-Terapia. A fenomenologia consiste no estudo da constituição do mundo na consciência, sendo necessário remontar pela intuição, na consciência, até a origem do sentido de tudo o que é; devendo o fenômeno ser considerado independentemente das experiências concretas de cada sujeito.

Ribeiro (1985) ressalta também a influência Reichiana para a GT, afirmando que esta trouxe para a GT a compreensão de que o corpo, nas suas diversas manifestações, é um espelho do interior de cada um, sendo o corpo estritamente relacionado com a Psiqué. A GT também incorporou pensamentos taoístas e zen-budistas, como a consciência na totalidade e um despojo das coisas velhas, dos hábitos doentios e muitas vezes permanentes, bem como um sentido de abertura, abandono de si mesmo, uma volta ao corpo e às emoções, em busca de um maior contato com a realidade e o crescimento por meio das frustrações.

A formação do cientista ou psicólogo desta abordagem deve basear-se na concepção de homem como um organismo vivo, soma total de um corpo, das percepções, dos pensamentos e da alma. O encontro das alteridades do cliente e do terapeuta, na atitude de escuta do terapeuta, promove crescimento existencial do paciente no tratamento psicológico (Pimentel, 2003).

Os conceitos que fundamentam a GT dão suporte à teoria e à prática desta abordagem, sendo todos eles, em alguma proporção, oriundos das suas bases filosóficas, teóricas e metodológicas (Andrade, 2007). Eis alguns dos conceitos considerados mais relevantes para o embasamento do gestalt-terapeuta: neurose, contato, disfunções de contato, camadas da neurose, awareness, auto-regulação, figura-fundo, ajustamento criativo, aqui-agora, diálogo, agressividade, fronteiras de contato, mudança paradoxal e polaridade.

]O contato é o processo básico de relacionamento, consistindo em relacionar-se com a vida e com o imediato aqui-agora, um processo de conectar-se e afastar-se do diferente. Porém nem todo contato é saudável e nem toda fuga (afastamento) é doentia, visto que as escolhas de aproximação e de afastamento são meios de satisfazer as necessidades emergentes e são necessárias (Andrade, 2007).

Para Ribeiro (2006) o conceito de fronteiras de contato surgiu em uma tentativa de disciplinar a relação da pessoa e do seu ambiente, possuindo uma significação complexa, sendo a sua melhor definição a que aproxima o conceito de fronteira ao de limite, afirmando que as fronteiras de contato, assim como os limites, podem significar também um processo de aproximação e afastamento de pessoas. A mudança paradoxal é a possibilidade de produzir uma mudança por meio de um paradoxo ou pela criação de um paradoxo entre uma verdade velada, ainda não percebida, e a certeza de um sujeito que acredita conhecer a verdade. É um processo pelo qual a pessoa segue em um caminho que, aparentemente não a levará ao seu objetivo, mas que, entretanto, acaba a conduzindo até ele.

Para Perls (1973) a neurose é a incapacidade do indivíduo de alterar suas técnicas de manipulação e interação para o seu crescimento, sem fazer uma distinção correta entre eles e o mundo. O neurótico é o homem sobre quem a sociedade influi demasiadamente, sendo a neurose a maneira mais eficaz que o sujeito encontra para tentar manter seu equilíbrio e autorregulação.

O autor também afirma que as disfunções de contato são pequenas interferências diárias no processo de crescimento e autoconhecimento, através do qual encontramos sustento e maturidade. Elas são responsáveis, independente da forma que tomem, pela confusão entre o si-mesmo e o outro, sendo também uma tentativa de proteção do organismo em relação a angústias e ansiedades insuportáveis vividas pelo sujeito.

A awareness pode ser compreendida como a consciência da própria consciência ou como o processo pelo qual nos tornamos conscientes de nossa própria consciência, aqui e agora, no mundo, implicando em uma experiência da própria totalidade, um insight transformador pautado na junção harmoniosa de mente e coração. Já a autorregulação corresponde ao processo de busca pelo equilíbrio, respeitando a totalidade funcional do organismo, privilegiando as necessidades de dentro de nós que precisam ser saciadas, prestando atenção aos sinais que o corpo emite, olhando e comportando-se como um todo organizado e eficiente, entrar em contato consigo sem perder o aspecto relacional com o mundo (Ribeiro, 2006).

Segundo este autor, o conceito de figura-fundo advém da Psicologia da Gestalt e está relacionado ao que percebemos e o modo como percebemos, em uma relação na qual não se distingue o que é fundo e o que é figura, em uma realidade na qual sujeito e objeto se incluem recíproca e dinamicamente. O conceito de aqui-agora, semelhante ao de figura-fundo, é oriundo da Psicologia da Gestalt e refere-se a uma relação de elementos existenciais que dá sentido a duas realidades diferentes, que apenas são compreendidas por meio de uma relação do ser enquanto ser. Já o ajustamento criativo é o processo pelo qual o sujeito utiliza sua espontaneidade instintiva para encontrar em si, no meio ambiente ou em ambos, soluções disponíveis e por vezes aparentemente não claras de se auto-regular.

O diálogo pode ser definido com encontro humano por meio das palavras, sendo interno quando a fala é expressa sem sons, podendo também ser denominado diálogo mental (já que é feito dentro da mente de cada sujeito) e externo, feito com outras pessoas, interagindo com elas. Diálogo é também uma maneira de transportar o ser de um para o outro, por meio das palavras, fazendo possível a comunicação. Já a agressividade pode ser definida como um processo humano inato que provoca no indivíduo uma complexa sensação de expansão, sendo um instinto a favor da vida. É um movimento interno de centragem e externo de equalização, por meio do qual o organismo procura sua sustentação (Ribeiro, 2006).

O autor Ribeiro (2006), traz o conceito de polaridade como um processo pelo qual duas realidades que parecem opostas são colocadas diante uma da outra para se excluírem mutuamente, como se realmente fossem uma o oposto da outra. Pode também ser entendida como duas realidades quase idênticas na medida em que, concomitantemente se afastam de um ponto zero, começando a se distanciarem, como por exemplo, o amor e ódio, preto e branco.

Os conceitos acima citados dão suporte à Gestalt-Terapia e estão vinculados à teoria e a prática, sendo todos, em alguma proporção, advindos das suas bases filosóficas, teóricas e metodológicas. Ser um Gestalt-Terapeuta é estar em contato pleno com todas as coisas, com todos os aspectos psicológicos e físicos que integram o Universo. É também a responsabilidade que se deve ter perante nós mesmos e o outro, amando incondicionalmente e vendo o paciente como a si próprio, indo além do ponto de vista técnico e teórico, para, sobretudo, viver a filosofia da Gestalt, como seu idealizador pregava, pois a GT é acima de tudo, um jeito de viver (Júnior, 2010).

 

RESULTADOS

Utilizaremos o pseudônimo Paulo para nos refererirmos ao cliente. Quando iniciou o processo psicoterapêutico, Paulo tina 51 anos de idade, era divorciado, pai de cinco filhos. Estava afastado do trabalho devido às doenças: diabetes mielitus, hipertensão, pecordialgia, gota e angina estável. Procurou a clínica espontaneamente queixando-se de dificuldades em manter relacionamento sexual satisfatório e apresentando problemas para concentrar-se, distração e dificuldades em realizar atividades que faziam parte de sua rotina antes da separação e da descoberta de suas doenças. As queixas interferiam em questões cotidianas como trabalhar, cuidar da casa e dos filhos.

Após a realização da triagem e anamnese do paciente, durante a entrevista devolutiva, acordou-se com o paciente que a psicoterapia estaria centrada na busca da superação de suas dificuldades. O paciente foi encaminhado ao médico urologista em decorrência da queixa de disfunção erétil. Esta consiste em uma dificuldade para obter ereção durante a atividade sexual, causando sofrimento para o sujeito sem ser em decorrência de problemas de saúde (Asssociação Americana de Psiquiatria, 2013).

O paciente relatava seus medos e inseguranças em relação à conseguir manter um relacionamento sexual satisfatório, bem como de encontrar uma companheira que o compreendesse e entendesse suas impossibilidades físicas que acreditava ser decorrentes de suas doenças. Frequentemente ressaltava seus sentimentos de culpa por sua ex-esposa tê-lo traído e se divorciado.

Em seus relatos, ressaltava como sua vida é difícil e quantas limitações acreditava ter, que o impediam de trabalhar, estudar e manter um relacionamento.O paciente também dizia acreditar na psicoterapia e na sua recuperação. O discurso de Paulo apresenta características introjetivas, demonstrando o que Cardella (1994) afirma sobre distúrbios de contato e as dificuldades para o amor: as crenças revelam, em sua maioria, concepções negativas do amor que são transmitidas culturalmente e por meio dos modelos de relacionamento amoroso; essas crenças são como obstáculos entre as pessoas, que dificultam a vivência autêntica de seus relacionamentos.Para a autora a utilização excessiva do mecanismo introjetivo leva o sujeito a autodesvalorizar-se, já que ele permite ser "invadido" pelo meio externo, que inunda sua personalidade e "dita" regras e normas que não devem ser transgredidas.

No próximo encontro, o paciente faltou, pois estava doente, comparecendo ao encontro da semana seguinte. Neste encontro, Paulo justificou sua falta, avisando que tivera uma forte gripe acompanhada de febre, o que o fez ficar de cama por uma semana. O paciente relatou a visita de uma mulher que ele fantasia que estava interessada nele, descrevendo seus gestos, sua delicadeza e gentileza em visitá-lo. Demonstrou certa preocupação, relatou seu "medo de falhar e de não conseguir" (sic) manter um relacionamento sexual satisfatório com ela. Em seu discurso há características projetivas, pois ele fantasia como vai ser seu desempenho sexual e já atribuiu a ele o fracasso e à "nova parceira" a não aceitação desta situação hipotética. A projeção é uma tendência a fazer o meio responsável por aquilo que se origina na própria pessoa, atribuindo ao outro características que muitas vezes são suas (Perls, 1973). A frequente utilização desse mecanismo acarreta, ao longo do tempo, frustrações frequentes para aquele que projeta, e uma grande sobrecarga para aquele que recebe as projeções (Cardella, 1994). A estagiária sugeriu a Paulo que tentasse,a cada vez que se perceber pensando algo relacionado a essas projeções (falhar, não dar certo), interromper este pensamento e substituí-lo por outros positivos (pode dar tudo certo, posso conseguir).

Em outra sessão, o paciente comentou que teve um encontro com a mulher que o visitou quando estava doente, aproveitou a oportunidade para contar a ela seus medos e suas limitações diante da possibilidade de iniciar um relacionamento. Também disse que estava tentando fazer o que as autoras deste estudo sugeriram (sobre pensar positivamente, evitando a crença de que nada irá dar certo) e que estava contente com os resultados vindos deste exercício. Ao contar para a mulher seus medos e suas limitações, bem comoao tentar não fantasiar (antecipar as situações em pensamento), Paulo estava contatando a si mesmo e ao outro, reconhecendo-se em sua totalidade, pois segundo Ribeiro (2006), fazer contato está relacionado ao encontro consigo e com o outro, estar presente, com uma sensação clara de estar com, de estar em e de estar para, criando uma maneira diferente de estar em relação com o sujeito ou com o objeto.

Paulo relatou que conseguia se sentir "relaxado" (sic) na presença desta mulher, ele começou a não pensar (fantasiar) sobre seus "problemas" (sic). Paulo relatou conseguir ter o desempenho sexual satisfatório, o paciente demonstrou mudanças em suas crenças e maneiras de se comportar perante as suas limitações, o que, conforme Juliano (1999) afirma, possibilita um outro ângulo de visão de vida, onde os fatos não se alteraram, pois a história de vida é patrimônio do sujeito, mas o lugar a partir do qual ele olha para a sua história sim. A mudança de referencial redimensiona toda a percepção.

O paciente mencionou que seu desempenho sexual foi aumentando, acreditava que a parceira por ser compreensiva o auxiliou, afirmou considerar-se um "cara de sorte" (sic). Disse estar satisfeito com a terapia, mas que ainda precisava melhorar seu desempenho e sua autoconfiança.

Pode-se perceber que da primeira sessão para este ponto da psicoterapia, o paciente demonstrou uma mudança de perspectiva quanto à sua vida e seus problemas, pois alterou seus discursos frequentes de "minha vida é muito difícil" (sic) para "sou um cara de sorte" (sic). Também cessou seus relatos de culpa em relação à sua ex- esposa, a qual segundo ele o havia traído e divorciado principalmente por conta de sua disfunção sexual. Cardella (1994) afirma que quando o sujeito está em estado de ser amoroso, envolve-se em um sentimento de "bem querer" à vida e aos outros seres humanos e que o amor capacita o sujeito para perceber e participar da existência do outro; permite a ele transcender suas limitações e é força geradora do crescimento pessoal, por meio da relação com outros seres humanos.

Nas sessões posteriores, Paulo mencionou estar feliz com sua vida sexual. Ele menciona sentir-se mais confiante e também uma mudança em seu modo de pensar, buscando ser mais positivo diante de cada situação de sua vida, em especial sua vida sexual.

Foi realizada uma vivência baseada em Oaklander (1978) com o paciente, na qual foi sugerido que ele representasse seu passado na folha de papel, por meio de cores e formas. Ele preferiu representar o passado como uma bola vermelha e representar também o presente e futuro. Para representar o presente, desenhou uma bola amarela e para o futuro, uma bola verde. Escolheu riscar o passado e manteve-se otimista em relação ao seu futuro e à superação de suas dificuldades e queixas. Em seu discurso sobre o passado, o paciente mencionou a vontade de desistir de buscar um outro relacionamento e soluções para suas dificuldades de ereção. Quando se remete ao seu momento presente, o paciente relata estar satisfeito e com uma vida boa, mas que ainda pode ser melhor. Ao pensar em seu futuro, o paciente comenta a necessidade de chegar aos 100%, onde acredita que seria um novo homem, totalmente livre de seus problemas e de suas queixas que o trouxeram inicialmente à clínica.

O experimento, também chamado de vivência, é um instrumento utilizado pelo Gestalt-terapeuta para facilitar a expressão de sentimentos e mobilização do sistema de ação do indivíduo em uma situação de relativa segurança, onde a exploração ousada pode ser apoiada, diminuindo as resistências. Tem como finalidade expandir o repertório de condutas da pessoa e criar as condições para que ela possa ver a sua vida como uma criação sua, completar situações inacabadas e estimular a integração de forças pessoais em conflito (Ribeiro, 2006).

Na sessão seguinte, o paciente faltou, pois um familiar residente em Blumenau estava em estado de saúde crítico. Esta seria a última sessão antes do recesso do final de semestre da Clínica- Escola.

No retorno das atividades acadêmicas no início do semestre seguinte, Paulo por contato telefônico comunicou seu desligamento do processo psicoterapêutico, justificou que precisou se mudar para a sua cidade natal para assumir os cuidados paternos, agradeceu pelo tempo de terapia e disse que esta o ajudou muito.

Os relatos do paciente em suas sessões e sua fala ao desligar-se da clínica demonstram uma maior autonomia e realização, características que o terapeuta busca trabalhar na psicoterapia. É dever do psicoterapeuta contribuir e incentivar o cliente a delinear seus projetos e a caminhar rumo a suas realizações (Andrade, 2007), bem como promover um resgate da harmonia e do bom funcionamento do organismo, em todos os aspectos (físicos e psicológicos) que o circundam (Júnior, 2010).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o seu processo psicoterápico, o paciente pode trabalhar aspectos relacionados ao seu autoconhecimento, como a confiança e a consciência corporal, por meio de vivências e técnicas terapêuticas próprias da Gestalt-Terapia. Isto contribuiu para o fortalecimento da sua autonomia e satisfação, pois são condições necessárias para que a superação de suas dificuldades sexuais pudesse ocorrer. Desta forma, mesmo com a interrupção voluntária da terapia, pôde-se perceber que o paciente desenvolveu habilidades e recursos para lidar com a sua dificuldade, tornando-se um sujeito mais seguro e apto para lidar com as intercorrências que a vida possa lhe apresentar.

Durante o estágio foram realizadas a triagem e anamnese do paciente, bem como seu laudo psicológico para posterior encaminhamento para a psicoterapia. No período de atendimento, pode-se estabelecer vínculos interpessoais que colaboraram para o processo terapêutico, bem como a realização de orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia. Houve a possibilidade de desenvolver habilidades necessárias ao terapeuta, como a escuta ativa e o acolhimento, bem como aptidões para articular teoria e prática no ambiente clínico, sempre mediante a perspectiva da saúde e integralidade.

Entre as dificuldades encontradas no processo de atendimento psicoterápico e na triagem podem-se citar as faltas sem justificativas e a desistência do paciente, o que prejudicou o andamento da avaliação psicológica e posterior psicoterapia. Entretanto, lidar com as faltas e desistências possibilitaram às autoras um aprendizado e uma maior tolerância frente ás frustrações advindas do trabalho em psicologia clínica.

Com base na relevância do tema deste artigo e tendo em vista os resultados alcançados com este paciente, sugere-se o conhecimento dos experimentos e conceitos da Gestalt-Terapia por parte dos psicoterapeutas, para que diante de casos similiares possam auxiliar seus pacientes no fortalecimento de sua autonomia e autoconhecimento.

 

Referências

Almeida, N. V. (2004). A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Psic: revista da Vetor Editora, 5(1), 34-39. Recuperado em 12 de março de 2015, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-         [ Links ]

Amatuzzi, M. M. (2001). Por uma psicologia humana. Campinas: Alínea.         [ Links ]

Ancona-Lopes, S. (2013). Psicodiagnóstico interventivo. São Paulo: Editora Cortez.         [ Links ]

Andrade,C. C. (2007). A Vivência do Cliente No Processo Psicoterapêutico:Um Estudo Fenomenológico Na Gestalt-Terapia (Dissertação de Mestrado em Psicologia). Universidade Católica de Goiás, Goiânia.         [ Links ]

Araújo, M. F.(2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática, 9(2), 126-141.         [ Links ]

Associação Americana de Psiquiatria. (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª ed.). Arlington, VA:. American Psychiatric Publishing.         [ Links ]

Bezerra, M. E. S., & Bezerra, E. N. (2012). Aspectos humanistas, existenciais e fenomenológicos presentes na abordagem centrada na pessoa. Revista do NUFEN, 4(2), 21- 36. Recuperado em 03 de agosto de 2016, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-         [ Links ]

Brasil. (2011). Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 5, de 15 de março de 2011. Diário Oficial da União, Brasília.         [ Links ]

Buber, M. (1974). Eu e Tu. São Paulo: Editora Moraes.         [ Links ]

Cardella, B. H. P. (1994). O amor na relação terapêutica: uma visão gestáltica. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Carrasco, L. K., & Macedo, M. M. (2005). (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do psicólogo.         [ Links ]

Chilelli, K. B., & Enéas, M. L. E. (2000). Desistência em psicoterapia breve: pesquisa documental e da opinião do paciente. Boletim de Iniciação Científica de Psicologia, 1(1), 47- 52.         [ Links ]

Conselho Federal de Psicologia – CFP. (2003). Resolução CFP n° 007/2003. Institui o manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP nº 17/2002. Recuperado em 11 de março de 2015, de <http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf >.

Conselho Federal de Psicologia – CFP. (2009). Resolução CFP n°001/2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Recuperado em 11 de março de 2015, de http://site.cfp.org.br/wpcontent/>.

Conselho Federal de Psicologia. (2005). Resolução CFP n° 010/2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo, XIII Plenário. Brasília, DF: CFP.         [ Links ]

Cunha, J.A.(org.). (2000). Psicodiagnóstico – V. Porto Alegre: Artmed.

Gastaud, M. B., & Nunes, M. L. T. (2010). Abandono de tratamento na psicoterapia psicanalítica: em busca de definição. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 59(3), 247-254. Recuperado de https://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852010000300012

Holanda, A. F. (2009). Gestalt-terapia e abordagem gestáltica no Brasil: análise de mestrados e doutorados (1982-2008). Estudos e Pesquisas em Psicologia, 9(1), 98-123.         [ Links ]

Juliano, J. C. (1999). A arte de restaurar histórias: o diálogo criativo no caminho pessoal. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Júnior, F. A. B. M. (2010). Da teoria à terapia: o jeito de ser da Gestalt. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, 3(1), 49-53.         [ Links ]

Machado, A. P., & Morona, V. C. (2007). Manual de Avaliação Psicológica. Curitiba: Unificado.         [ Links ]

Mângia, E. F., & Muramoto, M. (2006). Integrality and the construction of new professionalities in the context of mental health substitutive services. Revista Terapia Ocupacional, 17(3), 115-122.         [ Links ]

Moreira, V. (2009). La Terapia Gestáltica y el Enfoque Centrado en la Persona son enfoques fenomenológicos?. Revista da Abordagem Gestáltica, 15(1), 3-12. Recuperado em 03 de agosto de 2016, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 68672009000100002&lng=pt&tlng=es.         [ Links ]

Navatta, A. C. R., Fonseca, M. F., Muszkat, M., & Miranda, M. C. (2009). Triagem diagnóstica no processo de avaliação neuropsicológica interdisciplinar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(3), 430-438. Recuperado de https://dx.doi.org/10.1590/S0102- 79722009000300014

Oaklander,V.(1978). Descobrindo Crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo, SP: Summus.         [ Links ]

Oliveira, I. F., Dantas, C. M. B., Costa, A. L. F., Silva, F. L., Alverga, A. R., Carvalho, D. B., & Yamamoto, O. H. (2004). O psicólogo nas unidades básicas de saúde: formação acadêmica e prática profissional. Interações, 9(17), 71-89. Recuperado em 01 de agosto de 2016, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 29072004000100005&lng=pt&tlng=pt.

Perls, F. S. (1973). A abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia. (J. Sanz, trad.). (2° ed.). São paulo: LTC- Livros Técnicos e Científicos.         [ Links ]

Perls, F. S. (1988). Gestalt-Terapia explicada.(G. Schlesinger, trad.). (2ª ed.). São Paulo: Summus.         [ Links ]

Pimentel,A. (2003). Psicodiagnóstico em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Ribeiro, J. P. (1985). Gestalt- Terapia: refazendo um caminho. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Ribeiro, J. P. (2006). Vade-mécum de Gestalt-Terapia: conceitos básicos. São Paulo: Summus.         [ Links ]

Sartre, J. P. (1978). Coleção Os Pensadores (vol. 45). São Paulo: Abril Cultural.         [ Links ]

Triagem.(2015). Dicionário do Aurélio Online. Recuperado em 04 de março de 2015, de <http://www.dicionariodoaurelio.com/triagem>         [ Links ]

 

 

Nota sobre as autoras

Victória Niebuhr Loos. Univali – Universidade do Vale do Itajaí. Email: victorialoos@hotmail.com.

Josiane Almeida Prado. Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Email: jprado@univali.br.

 

Recebido em: 07/06/2016
Aprovado em: 17/08/2016

Creative Commons License