SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The naturalization of experience in mental health care: an epistemological issue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.11 no.1 Belém Jan./Apr. 2019

http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n01editorial 

Editorial

DOI: 10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n01editorial

 

 

Sentir-se vinculado, bem-comum e ética: antídotos para redução do sofrimento humano

 

 

Adelma Pimentel, Tommy Akira Goto, Lucivaldo Araújo, Marciana Farinha, Kamilly Vale

 

A palavra naturalização traduz o significado de adaptação de algo ou de alguém; e o vocábulo natural indica a definição de regular; característico; intrínseco; próprio; modo de ser. Na atualidade tornam-se naturalizadas no mundo privado e no mundo publico a violência intrafamiliar, a displicência; o registro em vídeo e fotografia de brigas por motivos fúteis; a impaciência, a intolerância e o cyberbullying. Todas estas ações são formas de promoção dos múltiplos esquecimentos éticos que compõe modos de estar no mundo, em que a vida em sociedade é afetada, causando sofrimento psíquico, mental, social e banalização de atos graves de violências, em detrimento da constituição e do fortalecimento dos vínculos amorosos comuns.

Algumas modificações da vida humana decorrem do amoldamento das pessoas em produtos, no dizer heideggeriano dos efeitos da cultura tecnicista que subsumi o existir como poíesis. Deste modo, é fortalecida no contexto da saúde coletiva e da saúde mental, a intervenção clinica da medicalização da vida como suposta saída para "aliviar" o sofrimento psíquico. Outra consequência da cultura tecnicista na saúde é organizar o tratamento em modelo disciplinar médico, centralidade do cuidado no indivíduo, deixando de lado muitas vezes suas redes sociais e familiares. Assim, tal modelo de atenção à saúde na atenção básica e na alta complexidade é norteado pelo conceito de doença a partir de uma epistemologia naturalista, obedecendo a uma lógica reducionista, explicativa e causalista.

Psicólogos que atuam na clínica gestáltica procuram, ao priorizar o vivido, contribuir para que as pessoas enfrentem os problemas de nosso tempo que causam bloqueios do contato, e impossibilitam-nas de experienciar o aqui-agora, paralisando-as em um estado de morte existencial, semelhante a morte física que ocasiona o luto. Para algumas mães, a experiência do enlutamento reflete sentimentos como desespero, dor, arrependimento, culpa, e perda do sentido do mundo-da-vida. Igualmente, as posturas facilitadoras propostas pela Abordagem centrada na pessoa são inseridas pelos Psicólogos no Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) da região Norte confirmou-se a importância do acolhimento durante as consultas. Do mesmo modo, no hospital geral, as intervenções de Psicólogos podem incluir a abordagem das crenças religiosas dos usuários do serviço, já que estas constituem-se dimensão da vida humana como experiência constitutiva e fator de significação.

Retornando ao vocábulo natural situamos a significação ecológica que favorece o encontro com o lugar poético do imaginário arbóreo e suas repercussões e ressonâncias na paisagem urbana no Parque do Flamengo, cidade do Rio de Janeiro. As árvores integram a natureza, o meio ambiente e o ecossistema, contribuindo para o equilíbrio entre a vida que surge e a vida que flui. A natureza é mensageira de alerta para a recuperação de valores; é também símbolo da integração com o existir como poíesis. Usufruam do volume para ampliar meditações e adotar atitudes que permitam sentir-nos vinculados uns aos outros em prol do bem-comum e da ética.

 

 

REFERÊNCIAS

Significados das palavras naturalização e natural. Recuperado em 15 de abril de 2019, de https://dicionario.priberam.org/natural.         [ Links ]

Creative Commons License