SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Nota sobre as fabulações psicanalíticas de Louise BourgeoisMaternidade, familia e deficiência: construindo caminhos de superação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Trivium vol.3 no.2 Rio de Janeiro July./Dec. 2011

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

Desejo e aprendizagem escolar

 

 

Autora: Mônica Regina Nogueira da Silva Vulej
Orientadora: Sonia Borges
Data da defesa: 19/12/2011

 

 


Palavras-chaves: aprendizagem, fracasso escolar, discursos, educação e psicanálise


 

 

Este trabalho é uma articulação entre a psicanálise e a educação. Apresenta uma reflexão sobre a função do desejo no processo de aprendizagem, em que se toma como referência o sujeito da psicanálise em sua constituição linguageira e edipiana, focalizando-se as suas relações com o conhecimento escolar. Com estas referências, aborda-se também a presença forte do discurso universitário nos laços sociais na escola, determinados pela medicalização e psicologização do fracasso escolar esvaziando os discursos do mestre e da histérica e portanto, o desejo de saber. A obediência à lógica do discurso universitário, em suas vinculações com a ciência e o capitalismo, estaria na raiz deste processo. No cotidiano escolar, tanto no que se refere ao aluno, quanto ao professor, não cabe a singularidade: visa-se a sua homogenização, ou seja, comportamentos e subjetividades moldadas por um padrão determinado pela escola, não se dando lugar a escuta do desejo particular dos sujeitos, capaz de apontar tanto para as causas sintomáticas do fracasso, como para o que poderia "tocar" o aluno de modo a possibilitar a emergência de seu desejo de saber. Para discutir estas questões recorro a Freud e a Lacan, e também a autores tais como Leandro Lajonquière e Rinaldo Voltolini, que vêm desenvolvendo pesquisas a respeito deste tema.

Como produtos da pesquisa projetamos a criação de grupos de reflexão com professores da escola em que trabalho, tendo em vista a modificação das posições discursivas na escola de modo a se permitir o giro pela posição histérica. Acreditamos que este giro, com a escuta, tanto de alunos e professores que envolve, pode levar a abertura para um funcionamento mais promissor quanto a uma aquisição do conhecimento permeada pela inventividade e a aprendizagem. Apresentação de trabalho científico, sob o título "A função do desejo na aprendizagem", apresentado no VI Congresso Nacional de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará. Artigo enviado para a Revista Marraio.