SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Maternidade, familia e deficiência: construindo caminhos de superação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Trivium vol.3 no.2 Rio de Janeiro July./Dec. 2011

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

A sociedade contemporânea e seus meios de competência: uma crítica ao coaching à luz da teoria psicanalítica

 

 

Autora: Bianca dos Santos Damasceno
Orientadora: Professora Doutora Betty Bernardo Fuks
Data da Defesa: 26 de agosto de 2011

 

 


Palavras-Chave: Coaching, Contemporaneidade, Mercado, Teoria Psicanalítica.


 

 

Esta pesquisa propõe-se a uma análise crítica sobre um dos meios de competência da sociedade contemporânea que mais crescem desde a década de 1980. Trata-se do coaching, um processo de busca por metas, em que um profissional (coach) ajuda um cliente (coachee) a realizar seus objetivos, por meio de técnicas específicas. Esse avanço da atividade se justifica pelo fato de nunca se ter exigido tanto que as pessoas tenham performance e apresentem resultados em todos os setores da vida. São tempos de mobilidade e incerteza, marcados por transformações oriundas do neoliberalismo, da globalização e do avanço técnico-científico, que passaram a regular as relações humanas, especialmente a partir dos anos 1970. Tempos de consumismo e competitividade fomentados pelo significante mais pronunciado da atualidade: o mercado. O carro do ano, a fama, a fortuna e tudo o mais que, atualmente, se tem por "sucesso". Com isso, "ser feliz" deixou de ser uma aspiração para ser uma obrigação do homem dito "pós-moderno".

Em meio à propagação dessas injunções mercadológicas, questiona-se nesta pesquisa se o coaching não estaria contribuindo para o empobrecimento do simbólico e uma rejeição ao "sujeito do inconsciente". Traçar metas e querer ser feliz são buscas legítimas, mas negar a dor, a tristeza e a falta não pode ser o melhor caminho para lidar com o mal-estar na cultura. Por isso mesmo, tanto o coaching quanto a sociedade contemporânea são analisados à luz da teoria psicanalítica, ou seja, à luz do legado deixado por Freud e Lacan. Junto a isso, tem-se o levantamento bibliográfico na obra de estudiosos do contemporâneo, além da análise do que especialistas do coaching divulgam em seus livros e páginas da Internet.

A partir de tal estudo, mostra-se que é possível abraçar as conquistas dos novos tempos sem, no entanto, abrir mão daquilo que mais caracteriza o humano - o fato de ser falante e de estar mergulhado na cultura. Conclui-se que a psicanálise é o campo do conhecimento capaz de iluminar não só o coaching, mas a própria contemporaneidade, ensinando como fazer o giro entre os registros real-simbólico-imaginário, enfocando o papel do simbólico na viabilização do projeto em prol de um "despertar". Com isso, acredita-se fazer cessar a atual roda "rivalitária" entre indivíduos, que tem transformado o espaço social em um delírio narcisista, grudado no júbilo especular, comandado pelas vozes inebriantes do mercado.

Como resultados dessa Dissertação de Mestrado, tem-se a participação na Mesa Redonda "Clínica e Sociedade Contemporânea", por ocasião do VI Congresso Nacional de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará (UFC)/XI Encontro de Psicanálise da UFC: O psicanalista, sua clínica e sua cultura, em 26, 27 e 28 de maio de 2011; a participação na Mesa Redonda "Sobre a conexão da Psicanálise com outras áreas do conhecimento", por ocasião do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (CONLAPSA)/VII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 29 a 31 de agosto de 2011. A produção do artigo "A psicanálise nos tempos da autoestima delirante", aceito para publicação pela Revista Marraio, em agosto de 2011. A produção do artigo "MERCATUS DEUS NOSTER: um olhar psicanalítico sobre o significante mais aclamado do contemporâneo'", aceito e publicado pela Revista Pontes, nº 28/2011, pp 16-27.