SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1História da histeria masculina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Trivium vol.4 no.1 Rio de Janeiro Jan./June 2012

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

 

Transmissão psíquica: uma conexão entre a psicanálise e a física

 

 

Autora: Denise de Assis
Orientadora: Betty Bernardo Fuks
Data da Defesa: 26/08/2011

 

 


Palavras Chave: Física, Transmissão Psíquica, Telepatia, Cultura, Religião


 

 

O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma correlação entre a Psicanálise e a Física verificando que vários apontamentos deixados por Freud a respeito da energia psíquica vêm encontrando relação com as descobertas da Física, principalmente dos séculos XX e XXI. A correlação entre os processos mentais e as ciências exatas remonta a Antiguidade e Freud, no início de sua carreira, tentou fundamentar uma teoria baseada na Física com o objetivo de explicar o fenômeno da histeria. No entanto, ao descobrir as questões relacionadas ao inconsciente, abandonou este objetivo e inaugurou a Psicanálise com a obra A Interpretação dos Sonhos. Atualmente, a Física vem se aprofundando dos estudos relacionados aos processos mentais a partir da constatação de que a vontade do observador influencia no resultado da experiência. Além disso, as novas descobertas da Física, responsáveis pelo avanço nas diversas áreas da Ciência apontam para questões há muito tempo fundamentadas para a Psicanálise.

Assim, diante do contexto atual, torna-se possível perceber que seus principais teóricos estiveram à frente de seu tempo: (1) o linguista israelense Daniel Dor propôs, recentemente, que a linguagem não é determinada apenas por um fator genético, mas por um conjunto de interações entre os sistemas genético e cultural, aproximando-se do conceito de Lacan; (2) A partir dos avanços da Física que permitiram a inauguração da Biologia Molecular, geneticistas concluíram que o desenvolvimento de qualquer caractere depende de uma rede de interações entre genes, seus produtos e o ambiente, incluindo a cultura, apontando para uma conexão com a teoria psicossomática de Lacan; (3) Em Totem e Tabu, Freud indicou que haveria um complexo universal próprio a todas as sociedades humanas e a origem de todas as religiões. Atualmente, pesquisas apontam a religião como fator cultural e consideram que existem processos além da cultura que podem estar relacionados à espiritualidade. Por exemplo, as experiências místicas. Para Lacan, as experiências místicas sugerem algo para fora da linguagem e para Dolto algo para além do inconsciente. Desta forma, torna-se importante considerar esta nova possibilidade de investigação, avançando assim, nos estudos do inconsciente.

De modo geral, consideramos a necessidade e importância em divulgarmos as questões relacionadas à teoria psicanalítica, tendo em vista, além de vários aspectos relacionados ao inconsciente, fornecer um alerta sobre o crescimento da extensa lista catalográfica das doenças psiquiátricas e outras doenças ainda sem classificação etiológica; chamando a atenção para o fato das pesquisas de Freud e Lacan sobre os processos psíquicos, corporais e homeostáticos que estão muito além de divisões celulares ou da transmissão genética. Além disso, consideramos a importância em informar a sociedade sobre as atuais descobertas da ciência tradicional levantando questões que há muito tempo estão fundamentadas para a Psicanálise, procurando, assim, dialogar com outras ciências.

O produto deste trabalho tem sido divulgado em congressos, simpósios, artigos e entrevistas nas áreas de psiquiatria, psicologia, psicanálise, neurociências, estudos da religião e seus fenômenos, além da criação de uma coluna no Jornal Momento Psi com o objetivo de informar ao público alvo a respeito das pesquisas da atualidade.

 

 

Recebido em: 4/5/2012
Aprovado em: 16/7/2012