SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2As adversidades no trabalho e os efeitos na subjetividade do profissional de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Trivium vol.4 no.2 Rio de Janeiro jul./dez. 2012

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

 

A saúde do idoso na farmácia magistral

 

 

Autora: Kátia Cristina Sampaio Souza
Orientadora: Fátima Gonçalves Cavalcante
Data da defesa: 08 de dezembro de 2011

 

 


Palavras- chave: saúde do idoso; farmácia magistral; psicanálise; protocolo de atendimento


 

 

A dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa sob a forma de estudo de caso tendo como foco o atendimento ao idoso numa farmácia magistral que atua há dezoito anos em Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro, Brasil. O termo Farmácia Magistral designa farmácias autorizadas a manipular medicamento, num procedimento farmacêutico que ainda conserva processos artesanais de produção de fármacos, num legado transmitido de geração em geração na história da humanidade. A investigação descreveu o processo de atendimento, da acessibilidade à elaboração de medicamentos personalizados; entrevistou dez clientes regulares da farmácia sobre a qualidade do atendimento prestado e fez dois encontros- debate com grupos de idosos sobre - o envelhecer e a saúde do idoso - através de dinâmicas vivenciais mediadas por filme, música e literatura. O diferencial desse estudo foi considerar a saúde do idoso do ponto de vista da psicanálise e saúde. A abordagem teórica teve como base as políticas e procedimentos de proteção à pessoa idosa, conforme recomendações da medicina geriátrica e saúde pública e textos da psicanálise e da farmácia. Assim, buscamos conhecer o imaginário sobre a velhice a partir do grupo estudado, de acordo com a realidade local, associados a uma reflexão sobre o envelhecer com saúde e a relação entre medicamentos personalizados e autonomia no uso de medicamentos. Os resultados mostraram que um atendimento farmacêutico personalizado, que promova autonomia e segurança no uso de medicamentos, contribui sim para a qualidade de vida da pessoa idosa. Além disso, vimos que o farmacêutico colabora com a saúde do idoso sempre que ele se propõe a explicar a finalidade, os procedimentos, os cuidados de uso de cada medicamento, sustentando um diálogo e disponibilizando-se para tirar todas as dúvidas.

Produto da dissertação: protocolo cuja função é padronizar o atendimento ao idoso na farmácia local. Para assegurar uma atenção farmacêutica que leve em conta a subjetividade da pessoa idosa, o protocolo recomenda cumprimentar a pessoa idosa quando ela chega; escutá- la com cuidado; buscar tirar as suas dúvidas e, quando necessário, recorrer ao farmacêutico; mostrar interesse por seu acompanhamento medicamentoso e sua melhora. Essas e outras recomendações passaram a enriquecer o elo entre farmacêutico, idosos e profissionais, revelando a importância do estudo e da prática interdisciplinar.

 

 

Recebido em: 20/10/2012
Aprovado em: 06/12/2012