SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Entre a palavra e a coisa: a música e a origem da significação na estrutura da verdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Trivium vol.5 no.2 Rio de Janeiro jul./dez. 2013

 

Editorial

 

 

Comemorando o quarto aniversário da Trivium, prestamos uma dupla homenagem ao Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA- à abertura de sua primeira turma do curso de Doutorado e à realização de "Hímeros", oI Colóquio Internacional sobre Arte e Psicanálise. O evento, organizado pelo colega Antonio Quinet, aconteceu no teatro Antônio Carlos Jobim (RJ),em abril de 2013, com incentivo da Capes. A escolha do tema da presente edição -Arte e Psicanálise -ao mesmo tempo em que honra nosso compromisso com a interdisciplinaridade, oferece um espaço ideal à publicação de uma seleção detrabalhosque foram apresentados no Colóquio por professores dos diversos Programas de pós-graduação nacionais e internacionais e de outras instituições.

Abrindo o segmento Artigos Temáticos, o texto de José Eduardo Costa e Silva(UFMG)oferece ao leitor uma reflexão contundente sobre a música como um fenômeno originário da significação; na sequência,Denise Maurano (UNIRIO)trata, com rigor, a afinidade estrutural entre a psicanálise e a arte trágica;o artigo de Ieda Tuchermann(ECO-UFRJ)leva-nos a um encontro imprevisto entre o poeta pantaneiro Manoel de Barros e o filósofo Alan Badiou,que, conforme ao previsto, não pôde comparecerao Colóquio; Dominique Fingerman(Fóruns do Campo Lacaniano)percorre a obra de Maurice Blanchotcom o intuito de extrair o que da voz faz poema; a escrita de Beatriz Elena Maya (Universidad de Antioquia) trata dos pontos de intercessão entre a experiência do poeta e a do analisante no final da análise. Finalmente, Tania Rivera (UFF) tece uminteressante diálogo entre a psicanálise e a obra da artista plástica Laura Lima, além de contemplar o leitor com fotos magníficas de Evandro Salles; e Luciano Elia(UERJ)brinda-nos com uma análise comovente da Ópera Tommy, a primeira Opera Rock do mundo.

No segmento Artigos,"A letra e a voz", tradução do texto do psicanalista francês Bernard David, traz interessantes considerações sobre a escuta clínica."Vestigios de la transgresión en las celebraciones mexicanas",de Xochiquetzaly Ramírez,Jaime Jiménez e Manoel Berlinck,seguea tradição dos chamados textos sociológicos, apresentando uma reflexão contundente acerca dos traços melancólicos mascarados nas celebrações mexicanas. Finalizando,"Adolescência e o deslocamento do campo discursivo", de Leonardo Danziato, Mayara P. de Carvalho e Higor S. Paiva,trata da função e da importância dos referenciais simbólicos nos processos de subjetivação contemporâneos.

A resenha do livro Corpo para que te quero?usos, abusos e desusosmostra o alcance dos textos de uma coletânea dedicada a refletir sobre os desvarios do corpo na contemporaneidade. No segmento Artes, o poema comovente de Eduardo Peyon e o ensaio de Antonio Quinet-"Hímeros"-testemunham a militância de analistas a favor de que a psicanálise se deixe aplicar pela arte.

Betty Bernardo Fuks
Editora Responsável