SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Uma furtiva lágrimaO trabalhador triste: as depressões no mundo do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Trivium vol.5 no.2 Rio de Janeiro jul./dez. 2013

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

 

Os laços sociais na era virtual: um novo discurso?

 

 

Autor: Christianne Denise Sant'Anna de Otero
Orientadora: Betty Bernardo Fuks
Data da defesa: 16 de julho de 2013

 

 


Palavras-chave: Psicanálise. Laços sociais. Discurso. Fantasia. Virtual.


 

 

A presente dissertação de mestrado visa analisar as novas formas de laço social, a comunicação e a subjetivação do indivíduo inserido no século XXI. O universo virtual viabilizado pela tecnologia computacional, seus gadgets e a integração de seus produtos com uma rede de comunicação interligada globalmente, por certo exerce considerável impacto no sujeito contemporâneo. Através de uma exploração interdisciplinar, buscaremos explorar a revolução tecnológica digital e sua interação com o sujeito contemporâneo para que possamos estar preparados para os desafios trazidos à clínica. Entre os objetivos de investigação desse trabalho, assinalamos a intenção de estudarmos até que ponto os mundos virtuais - MUDS (domínios de multiusuários na internet) - podem servir de palco para a prática de aspectos de si. Buscaremos lançar luz à nova realidade que habitamos na atualidade - uma cultura muito diferente à anterior à invenção da Internet - e ao mesmo tempo sustentar o vigor da psicanálise como método de intervenção clínica frente às novas subjetividades. Algumas questões se colocaram durante a pesquisa: podemos estar diante de um novo discurso? Podemos conceber uma nova forma de laço social nos dias de hoje? Estaríamos diante de um novo mito, o da mãe virtual, a Rede, caracterizada por ser democrática, colocando diante de seus filhos um infinito universo onde estes podem brincar, pesquisar, se conectar, se expressar e se relacionar? Levantamos a hipótese da formulação de um novo discurso diante da atual conjuntura-o Discurso Virtual- que procura ilustrar a posição do sujeito ao entrar na Rede, no universo virtual.

 

 

Recebido em: 25/07/2013
Aprovado em: 22/10/2013

 

 

Produto da dissertação: produção em Powerpoint de trabalho apoiado em pesquisa realizada inicialmente para a FAPERJ e para o Programa de Iniciação Científica da UVA/RJ, a ser apresentado no Campo Lacaniano do Rio de Janeiro e demais instituições interessadas.