SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Os laços sociais na era virtual: um novo discurso?O mal estar na cultura organizacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Trivium vol.5 no.2 Rio de Janeiro July/Dec. 2013

 

RESUMO DE DISSERTAÇÕES

 

O trabalhador triste: as depressões no mundo do trabalho

 

 

Autora: Cíntia da Silva Lobato Borges
Orientadora: Maria Anita Carneiro Ribeiro
Data da Defesa: 04/10/2013

 

 


Palavras-Chave: Psicanálise; Trabalho; Mal-estar; Desejo


 

 

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) a Depressão será, em 2020, a principal causa de incapacitação para o trabalho em todo o mundo. Mas se, como postulava Freud em O Mal-estar na Civilização, o trabalho é uma das formas de encontrar o pouco do quinhão de felicidade que nos cabe em vida, nos perguntamos então: por que o homem hoje encontra tristeza no seu labor? São realmente deprimidos todos estes tantos trabalhadores? Esta questão, que me interpela enquanto também trabalhadora e pensadora social, é o assunto de que trato ao longo desta dissertação, usando como referencial teórico a psicanálise Freudo-lacaniana e também outros autores contemporâneos que discutem a questão da saúde mental relacionada ao trabalho e o próprio trabalho.

Numa uma sociedade que mais do que nunca se centraliza em torno deste significante trabalho, é irônico pensar que seja exatamente aí o lugar do sofrimento do sujeito hodierno. Sabemos que a relação do sujeito com o seu trabalho é sempre única, singular. E que o trabalho pode ocupar diversos lugares na vida deste sujeito: pode ser um objeto de investimento libidinal e pode também estar incluído no sintoma deste sujeito. A depressão relacionada ao trabalho pode aparecer aí como uma espécie de desmentido ideológico frente ao discurso contemporâneo e suas promessas de 'felicidade laborativa'.

 

 

Produto da dissertação: Artigos e preparação de um livro sobre o tema.