SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número especialHistória e mito na Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Trivium vol.12 no.spe Rio de Janeiro set. 2020

 

EDITORIAL

 

História, Política e Psicanálise através das línguas e dos tempos

 

History, Politics and Psychoanalysis through languages and times

 

 

Betty B. Fuks

Editora Responsável

 

 

A edição deste número especial da revista Trivium: estudos interdisciplinares deve-se à realização do III Simpósio Internacional e Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. O evento, intitulado "História, Política e Psicanálise através das línguas e dos tempos", ocorreu em setembro de 2019 e contou com a presença de professores e pesquisadores de universidades no Brasil e no exterior, bem como de outras instituições de estudos e pesquisas.

A série de simpósios internacionais dedicados à interdisciplinaridade, que o Programa vem realizando já há alguns anos, segue os fundamentos de seus cursos de Mestrado e de Doutorado: promover uma prática de ensino que privilegie diálogos teóricos entre as diferentes disciplinas dos setores das ciências humanas e das sociais e provocar experiências de pesquisas voltadas ao outro, à alteridade.

Os artigos aqui publicados atestam a fecundidade do seu caráter interdisciplinar. Concordando com o que lemos em Rolland Barthes, em seu texto "Jovens Pesquisadores", a interdisciplinaridade não significa confrontar disciplinas nem tampouco escolher um tema e convocar, em torno dele, algumas ciências. O enunciado do escritor "a interdisciplinaridade consiste em criar um objeto novo que não pertença a ninguém. O Texto é, creio eu, um desses objetos" (1988, p. 99), explicita que a interdisciplinaridade faz avançar o conhecimento.

Assim, o leitor desse número especial terá a oportunidade de colher os frutos do Simpósio em questão, a saber, textos extremamente criativos e originais. Sem dúvida, seus autores alcançam relançar o saber psicanalítico e saberes afins, a partir de elementos provenientes do diálogo entre espaços de conhecimento diversos e próprios.

Por fim, gostaríamos de deixar registrado que os artigos desta edição foram submetidos à avaliação de pareceristas, prática que perpetramos em qualquer número regular da revista, e que os mantivemos no idioma em que cada autor apresentou seu trabalho. Foi também possível manter a seção Arte, em que o leitor encontrará um ensaio, bastante atual, sobre um protesto artístico singular em tempos de COVID-19 e a sessão Resenha.

 

Referências

(Barthes, R. 1990). Jovens Pesquisadores. In:O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, p. 96-102Links ] arial, helvetica, sans-serif">.

Creative Commons License