SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Death staging life? The fooliness of the constitution of the subjects and of civilizationFleas that inhabit my wrinkles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Trivium vol.12 no.2 Rio de Janeiro Jul./Dec. 2020

http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v2p.133 

RESENHAS

 

A tessitura do fio da vida: reflexões sobre mulheres contemporâneas

 

The weave of the thread of life: reflections on contemporary women

 

El tejido del hilo de la vida: reflexiones sobre la mujer contemporánea

 

 

Carla Penna

Doutora em psicológica clínica pela PUC-RJ, psicanalista do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Membro da Group Analytic Society International. Publicou em 2014 o livro Inconsciente Social pela Casa do Psicólogo. Em 2021 publica The Crowd: reflections from psychoanalysis and group analysis pela Routledge. E-mail: drcarlapenna@gmail.com

 

 


Resenha do livro Festina lente. Apressa-te lentamente, de Ana Cristina Leonardos e Martha Estima Scodro. Rio de Janeiro: Autografia Ed. 2019. 136 p.

 

 

Inquietações sobre diferentes formas de "ser e estar no mundo" motivaram Ana Cristina Leonardos, pesquisadora com doutorado em Ciências Sociais aplicadas à educação, em Stanford University, e Marta Estima Scodro, psicóloga, escritora e terapeuta de família a mergulhar em um desafio reflexivo "sobre a meia-idade feminina no século XXI" (p.13). Festina Lente, isto é, Apressa-te Lentamente, "é um oximoro atribuído ao imperador romano Augusto, representado por um golfinho entrelaçado a uma âncora. Agilidade e destreza aliadas à segurança e estabilidade." (p.13). A imagem permitiu às autoras caracterizarem e introduzirem reflexões sobre mulheres na década dos cinquenta anos.

A pesquisa ganhou corpo a partir de 2013 estendendo-se até o momento de sua publicação em Festina Lente 2019. Distanciando-se da agitação e pressa característica da sociedade contemporânea, Festina Lente apresenta um longo período de gestação, envolvendo não apenas leituras interdisciplinares, mas também conversações em grupo com 66 mulheres sobre a mulher aos cinquenta anos. A pesquisa contou ainda com a interlocução criativa com Saul Ignacio Fuks, Diretor do Mestrado em Pensamento Sistêmico da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina. O diálogo com Saul, além de ter proporcionado um contraponto masculino às reflexões das autoras, apontou em suas entrelinhas interrogações que Freud já colocava em questão. Afinal de contas: O que quer uma mulher? Contudo, e sem menosprezar pesquisas psicanalíticas sobre os enigmas do "continente negro" (Freud, 1926/1976, p. 242), Saul não se ensimesmou ao navegar pelas complexidades trazidas pelas interlocutoras apontando para problemáticas da natureza humana que transcendem o ser mulher e "os 50 anos" (p.7).

Através de associações livres, tempos suspensos e anseios de autoconhecimento o livro transita entre imagens de Kronos, como "deus do tempo devorador e titã mitológico que rege o cosmos" relacionadas a dimensões temporais que contam a "vida em minutos e segundos" (p.14), e metáforas relacionadas à palavra grega Kairós, que "designa o momento certo, crítico e oportuno,[que] marca pelas qualidades internas ao tempo: a diferença e a substância das coisas in tempore. Quando nada é cedo ou tarde demais, deixou de ser ou ainda não ocorreu" (p.14). Kairós remete não mais à inexorabilidade do tempo, mas conduz a um tempo de oportunidades. Além disso, transitaram entre os paradoxos do filósofo pré-socrático Zenão, especialmente o paradoxo da flecha, segundo o qual "um arqueiro mira um alvo e lança a flecha de seu arco ocupando em cada instante de tempo um espaço definido. Isso significa que, em cada tempo finito, a flecha está em repouso" (p. 22). O paradoxal encontro entre o repouso e o movimento, a paralisia e o movimento, traduziram para Ana Cristina e Martha, a dualidade e os paradoxos das mulherers na meia-idade. Assim, entre Zenão, Kronos e Kairós, linhas de fuga (Deluze & Guattari, 2011) se entrecruzam e se perdem rumo a infinitos significados sobre a temporalidade da vida.

A leitura agradável e profunda, a edição primorosa com capa e ilustrações de Lucia Moretzsohn, especialmente preparadas para o livro, permitiram ao leitor aproximar-se do universo psicológico das autoras acompanhando pari passu a tessitura de suas reflexões e processos de amadurecimento. Além disso, o desejo de mapear suas próprias facetas menos conhecidas ou obscuras transformou-se em curiosa procura pelo testemunho de outras mulheres sobre "faces do feminino que se revelam da epiderme para dentro" (p.24). Nesse sentido -através de grupos operativos centrados na tarefa (Pichon-Rivière,1970/1980) ou no que hoje se denomina, no Brasil, rodas de conversa, chamadas, no livro, de charlas - procuram descobrir em outras mulheres facetas desconhecidas do feminino. Nessa trajetória, que envolveu encontros em charlas, depararam-se com familiares e, por vezes, sinistras versões de si mesmas. Em outras palavras, através de "charlas com mulheres" (p.47) experimentaram o fenômeno do "estranho" - unheimlich (Freud, 1919) - definido como "aquela categoria do assustador que remete ao que é conhecido, de velho, e há muito familiar" (Freud, 1919/1976, p.277). Assim, através de imagens e sombras especulares, de encontros e desencontros com afetos, sentimentos e questionamentos, muitas vezes vivenciados em forma de duplo (Rank, 1914/2013), confrontaram-se com a natureza secreta do estranho, que "não é nada novo ou alheio, porém algo que é familiar e há muito estabelecido na mente, mas que se alienou através do processo de recalque" (Freud, 1919/1976, p. 301).

Estas constatações, forneceram um enorme material empírico que necessitou de digestão lenta, em "charlas internas" que transformaram desamparo e dor em descoberta de renovadas vozes internas/ grupos internos (Pichon-Rivière, 1970/1980) que facilitaram às autoras a aquisição de um novo colorido, essencial para a confecção do livro. Alimentadas pela pesquisa conjunta, pelo vínculo de amizade e pelos genuínos encontros com seus "duplos" em tantas charlas, ambas transcenderam fórmulas, estereótipos e identidades sociais pós-modernas criadas para "mulheres de cinquenta anos". Talvez tenham constatado que se por um lado, os ganhos da revolução sexual e do feminismo já tivessem sido garantidos pela geração anterior, a miríade de papéis sociais disponibilizados por tais conquistas também as aprisionava, mesmo em liberdade. Nessa direção, Ana Cristina e Martha não se intimidaram, analisando a relação da mulher de meia-idade com a temporalidade vital e psíquica, "na charla do tempo" (p. 31). Na "charla com a literatura" (p.37), exploraram pensamentos das célebres Simone de Beauvoir e Susan Sontag, de escritoras americanas e francesas, bem como passagens das brasileiras, Maria Rita Kehl, Miriam Goldenberg, Lya Luft e Mary del Priori".

A "charla com mulheres" permitiu-lhes ainda desvendar "diferentes formas de ser e estar no mundo aos 50 anos" (p.55). A observação de vivências comuns entre as entrevistadas conduziu à investigação de processos internos semelhantes, configurados na análise em forma de hashtags, subdivididos em cinco temas/hashtags diferentes sobre a meia-idade feminina: # Conexão Interna (p.57); # Balanço de Vida (p.61); # Em Movimento (p.67); # Busca espiritual (p.73); # Projeções (p.75). Utilizando-se ainda da linguagem digital indagaram às mulheres como imaginavam suas selfies aos #25, aos # 50 e aos #75 anos.

A análise do material obtido nas diferentes charlas, revelou processos de genuína intuição e autorreflexão, viagens ao passado ressignificado pelo presente, reflexões sobre inexoráveis escolhas e suas consequências, bem como temores, desejos e esperanças em relação ao futuro. O encontro com construções históricas e sociais sobre mulheres (Duby & Perrot, 1985), bem como as análises atuais sobre a sociedade do cansaço do filósofo coreano Byng-Chul Han (2015), relativizaram o peso conferido à idade e ao envelhecimento na sociedade contemporânea, ampliando o diálogo entre a plenitude e a finitude (p.80). Essas constatações permitiram o rompimento com padrões estabelecidos para mulheres de meia- idade, compelidas à eterna juventude e a reinvenção incansável. Liberadas de amarras e expectativas em relação às suas próprias trajetórias, renovados processos de amadurecimento feminino e um singelo "recolocar-se em marcha" tornaram-se possíveis, facilitando buscas espirituais (p.73) e um encontro mais pleno consigo mesmas e com "estranhos" outros.

Assim, após anos de pesquisa, uma verdadeira fruição da vida e do viver - Carpe Diem (p.75) - em simples dimensões parece ter-se apresentado de forma peremptória a Ana Cristina e Martha. A investigação de suas angústias e inquietações revelou, como em uma casca de noz, as indagações, os conflitos e o processo de amadurecimento de sua própria geração. O futuro permanece incerto, mas navegar entre o paradoxo de Zenão, o implacável tempo em Kronos, as oportunidades trazidas por Kairós e as experiências das mulheres na charlas, conduzem-nos à complexidade da tessitura dos fios da vida, lembrando-nos de Cloto, Láquesis e Átropos, as três Moiras da mitologia grega. Responsáveis pela tessitura do fio, pelo seu enrolar e sortear e, finalmente, por seu corte, essas três mulheres atemporais recordam-nos que o mais importante é viver e tecer nossos próprios fios na vida, pelo menos até que Átropos venha cortá-los.

 

Referências

Deleuze, G.; Guattari, F. (2011). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v. 1. São Paulo: Editora 34.         [ Links ]

Duby, G.; Perrot, M. (1995). História das mulheres no Ocidente. O século XX. volume 5. Porto: Afrontamento; São Paulo: Ebradil.         [ Links ]

Freud, S. (1976a). O Estranho. Em Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (v. 17). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1919).         [ Links ]

Freud, S. (1976b). A questão da Análise Leiga. Conversações com uma pessoa imparcial. Em Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (v. 20). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1926).         [ Links ]

Han, B. C. (2015). Sociedade do Cansaço. Rio de Janeiro: Vozes.         [ Links ]

Pichon-Rivière (1980). O Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1970).         [ Links ]

Rank. O. (2013). O Duplo: um Estudo Psicanalítico. Porto Alegre: Dublinense (Original publicado em 1914).         [ Links ]

 

 

Recebido em: 09/10/2020
Aprovado em: 05/11/2020

Creative Commons License