SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Health communication in children's health: study on the perception of pediatricians at different care levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Rev. Psicol. Saúde vol.5 no.1 Campo Grande June 2013

 

RESENHA

 

Resenha do livro Psiquiatria Ocupacional

 

 

Graciela Schaefer Comparin; José Carlos Souza

 

 

Duilio Antero de Camargo, Dorgival Caetano, Liliana Andolpho Magalhães Guimarães.

Editora Atheneu, Rio de Janeiro, 2010

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho, passaram a ser bem mais compreendidos a partir dos estudos realizados em Saúde Mental e Trabalho.Isto a partir do enfoque dos efeitos do ambiente de trabalho na saúde do trabalhador, na sua qualidade de vida e o estresse ocupacional, bem como os aspectos psicossociais e trabalho do sujeito.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, que abarca especialidades como Medicina do trabalho, Psiquiatria e Psicologia, surge uma preocupação com aspectos nocivos do ambiente do trabalho sobre a saúde física e mental do trabalhador. A Psiquiatria-Psicologia Ocupacional, em franco crescimento, contribui de forma intensa às relações de trabalho e saúde mental, para compreensão e atuação da saúde ocupacional.

Em um primeiro instante os autores levantam aspectos históricos e conceituais a respeito da Psiquiatria Ocupacional, fazendo uma revisão da sua evolução, durante as últimas oito décadas, abordando também contribuições da Medicina do Trabalho e psicologia sob o prisma da Saúde Mental e do Trabalhador. Mencionam as repercussões psicossociais dos riscos ocupacionais, como: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

Em um segundo momento os autores demonstram a necessidade de se conhecer a Classificação Geral dos Transtornos Mentais e de Comportamento através da Classificação Internacional das Doenças (CID-10, 1993), adotada pelo Ministério da Saúde e também da Previdência Social, onde apresentam os principais transtornos mentais e de comportamento. Apresentam também os fatores que influenciam o estado de saúde do indivíduo, o contato com os serviços de saúde e a lista de transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho.

Em seguida nos é apresentado o desenvolvimento da Saúde Ocupacional e suas contribuições à Psiquiatria Ocupacional: as Síndromes Psiquiátricas Orgânicas relacionadas ao Trabalho, principais produtos neurotóxicos que podem ocasionar tais síndromes e formas de avaliação (neuropsicológica ou neurocomportamental).

No que diz respeito às Síndromes Psiquiátricas que podem ser não orgânicas, por aspectos psicossociais, são desencadeadas por conflitos emocionais, vinculados às condições e à organização do trabalho.

Os autores nos apresentam, ainda, a interface do Direito e suas contribuições à Psiquiatria Ocupacional e Medicina do Trabalho, abordando temas como papel do profissional médico na esfera judicial, responsabilidade civil, responsabilidade extracontratual subjetiva e objetiva, ação ou omissão voluntária, dano, dano moral, dano patrimonial, dano psíquico, nexo causal ou relação de causalidade e culpa.

Com relação aos aspectos periciais em Psiquiatria Ocupacional e Psiquiatria Forense são discutidos temas como insalubridade, periculosidade, situações hostis à saúde física e mental no trabalho, a importância da prática pericial junto a Medicina e Justiça do Trabalho, no que tange às questões legais, quando abordam a complexidade do dano físico e seu ressarcimento ou reparação.

A obra trata de um conjunto de noções e mediadores que possibilita diversas formas de tratamento para identificar situações de exposição de grupos, categorias, setores e seus efeitos potenciais ou reais sobre a saúde do trabalhador. Ao relacionar a Saúde Ocupacional e os aspectos do Nexo Causal, o autores, se apropriam do tema, fundamentando-o na necessidade de formação de profissionais e equipes multidisciplinares destinadas a eliminar ou reduzir fatores que podem repercutir na saúde mental do trabalhador.

Este tomo irá contribuir bastante para estudantes e profissionais; não apenas para as suas ocupações, mas também para a sua vida pessoal. Haja vista que muitos praticam o presenteísmo (atuar mesmo que doentes), o que muitas vezes pode ser mais preocupante do que o absenteísmo.

 

Referência:

CAMARGO, Dd. A.; CAETANO, D.; GUIMARÃES, L. A. M. e cols. Psiquiatria Ocupacional: Aspectos conceituais. Diagnósticos e periciais dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho. São Paulo: Editora Atheneu. 2011.         [ Links ]

 

 

Recebido: 29/11/2012
Última revisão: 11/04/2013
Aceite final: 23/04//2013

 

 

Sobre os autores:
Graciela Schaefer Comparin - Graduanda de Psicologia Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande,MS.
E-mail: gtcomparin@gmail.com

José Carlos Souza - Psiquiatra,PhD em saúde mental,professor da UCDB
E-mail: josecarlossouza@uol.com.br