SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Psicologia e espiritualidade: existe espaço no divã para a transcendência? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Rev. Psicol. Saúde vol.6 no.1 Campo Grande jun. 2014

 

Editorial

 

 

A Revista Psicologia e Saúde, que faz pouco tempo era um projeto e um sonho do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB, abre o 6º volume lançando o 10º número.

Este número tem características especiais em relação aos anteriores. Foi introduzida uma seção temática denominada "Suplemento especial" que se dedicará à publicação pontual de textos que desenvolvem temáticas específicas dentro da abrangência do escopo da Revista.

Neste número o referido suplemento trata do tema "INTIMITÉS ET VIOLENCES", um conjunto de discussões oriundas de pesquisas realizadas na "Rede ALEC - Relação de gênero e práticas sociais na América Latina, Europa e Caribe". Trata-se de uma rede internacional de pesquisa da qual fazem parte, até este momento, Universidades da França, Espanha, Brasil, México, Venezuela e Argentina. As pesquisas da rede objetivam produzir conhecimentos especializados sobre as relações de gênero para contribuir nas transformações culturais e sociais. Pretendem focar a construção de políticas públicas e de soluções alternativas viáveis, pautadas sobre o respeito, o reconhecimento e o desenvolvimento dos direitos das mulheres, bem como sobre a igualdade e equidade social de gênero.

Tanto em relação à iniciativa da criação da Revista quanto à participação do Programa de Psicologia da UCDB na Rede ALEC, faz-se necessário uma menção de reconhecimento e de gratidão a Sonia Grubits. Então Coordenadora do Programa, teve a iniciativa da criação da Revista e recorrentemente apresentou com entusiasmo a necessidade da inserção na referida rede internacional de pesquisa.

Esperamos que as discussões trazidas à baila neste número, tanto em relação às temáticas do campo da Psicologia e Saúde, como do suplemento sobre relações de gênero e violência, sejam proveitosas para animar e alimentar tematicamente nossas práticas em pesquisa como práticas ético-político-epistemológicas de cuidado e produção de saúde e vida.

 

Márcio Luis Costa
Editor