SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Reflexões com base em mapeamento temático de uma comunidade virtual sobre Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Psicol. Ensino & Form. vol.4 no.2 Brasília  2013

 

EDITORIAL

 

 

A Psicologia, bem como a variedade de temas que dela se originam, está presente no dia a dia e, em especial, nas relações vividas no ambiente escolar. Beneficiar-se dos conhecimentos da Psicologia pode facilitar a convivência e o entendimento de demandas presentes em situações cotidianas. Assim, este exemplar traz artigos que refletem de que modo a Psicologia repercute nas instituições escolares e nas famílias em diferentes âmbitos e que ensino de Psicologia devemos buscar.

Em um dos textos aqui presentes, realizou-se um mapeamento entre 2004 e 2011, junto a uma Comunidade Virtual em uma Rede Social, analisando como este espaço se converteu em um território de queixas sociais, além de ter despertado um olhar crítico para os sujeitos que o construíram cotidianamente.

Outros temas aqui abordados referem-se a pesquisas com alunos e professores de diferentes áreas de formação e níveis institucionais: Em uma, a qual abrange a pesquisa exploratória com alunos formandos em Direito e Psicologia, buscou-se compreender como ocorre a mediação de conflitos familiares; em outra, realizada junto a professores do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo, foi abordada a importância do estudo da Psicologia na formação de jovens, e a retirada do mesmo do currículo escolar que, por sua vez, vai na contramão das necessidades que atravessam este espaço.

Enfatizando ainda essa questão, é apresentada uma entrevista semiestruturada com uma docente responsável pela disciplina de Psicologia no ensino médio na cidade de Porto Alegre. Nela, o estudo nesta área é associado a uma proposta de articulação de conhecimentos e visão interdisciplinar, que possibilitaria novos olhares para dilemas da sociedade atual.

Em outro nível de formação, destaca-se uma pesquisa realizada com psicólogos, na qual busca-se compreender como eles percebem seu aprendizado sobre ética e direitos humanos, de modo a concluir que a maioria dos profissionais, apesar de considerar o tema de grande valia para sua formação, sente que o mesmo é trabalhado de maneira vaga durante sua trajetória como aluno.

Nesse sentido, é problematizada a rigidez da grade de disciplinas nos cursos de Graduação em Psicologia, com o intuito de discutir a necessidade e importância de uma formação mais flexível e adequada às demandas profissionais específicas de cada região e do país.

Por fim, com as reflexões acerca das práticas de extensão em escolas públicas, por meio de projetos desenvolvidos nestes espaços, frisa-se a necessidade da inclusão de temas e formulação de políticas públicas que combatam o abuso e a exploração sexuais de crianças e adolescentes. Fazendo-o, destaca-se a responsabilidade de oferecer a eles, e àqueles que trabalham com sua educação, ferramentas que auxiliem a formação e a relação de ambos de forma significativa. Com o apoio da Psicologia, busca-se auxiliar a prática de profissionais comprometidos ética e legalmente com os direitos da população infanto-juvenil nas áreas clínica, social, escolar e judiciária.

Inserindo o leitor nesta perspectiva de reflexão sobre a importância da Psicologia nas relações institucionais, espera-se criar um espaço de discussão sobre um ensino significativo de Psicologia, capaz de lançar novos olhares sobre os temas já conhecidos e aqueles que nos desafiam na atualidade.

 

Carolina Trentini Moraes Sarmento
Editora Assistente

Creative Commons License