SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Como futuros professores vislumbram o ensino? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061

Psicol. Ensino & Form. vol.5 no.2 Brasília  2014

 

EDITORIAL

 

 

O Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental (NEAPSI) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de campinas vem, há vários anos, estudando a Teoria Social Cognitiva formulada pelo psicólogo Albert Bandura e assim denominada em 1986. Partindo de uma concepção de determinação múltipla para as ações humanas, a teoria considera que o indivíduo é produto e produtor do ambiente, entendendo, assim, que o comportamento humano é tecido nas relações e contextos sociais. Sua teoria tem recebido muito reconhecimento internacional e tem sido adotada em estudos e intervenções em diferentes áreas do conhecimento.

Entre seus esforços de investigação no campo educacional o NEAPSI, a partir da teoria de Bandura, tem realizado vários estudos tomando a escola como foco de estudo. Neste dossiê, o leitor encontrará artigos de pesquisa que discutem a docência como profissão e as crenças de eficácia docente e de gestores em diferentes aspectos. Os seis relatos de pesquisa que integram este dossiê foram debatidos em recente evento denominado ENSINO MÉDIO EM DEBATE: pesquisas pautadas pela Teoria Social Cognitiva. Ao leitor interessado no tema do ensino médio e que queira conhecer mais estudos sobre trabalhos na vertente teórica predominante neste dossiê pode se interessar pelo dossiê ENSINO MÉDIO EM DEBATE: Crenças de eficácia discente, estratégias de estudo e desengajamento moral em escolas que inclui alguns trabalhos apresentados no evento citado. O dossiê sobre discentes também está publicado pela revista Psicologia: Ensino & Formação.

 

Roberta Gurgel Azzi1
Organizadora do dossiê - NEAPSI/FE-UNICAMP

 

 

1 A Professora Doutora Roberta Gurgel Azzi é docente na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP -, e tem vasta experiência na área de educação e psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Comportamental. Suas atividades de pesquisa buscam investigar os processos educativos na atualidade, especialmente no âmbito da Teoria Social Cognitiva, e muito têm contribuído para o estudo da educação básica e das práticas educacionais. Esta edição da Revista Psicologia: Ensino & Formação (PEF) é toda dedicada a pensar a docência e o docente à luz dessa perspectiva, tendo contado com a vasta experiência da Professora Roberta na concepção desse dossiê. A ABEP agradece a inestimável contribuição da Professora Roberta que, na condição de Editora Associada, esteve à frente da organização deste número especial da PEF.

Creative Commons License