SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Olhar o Ensino Médio pelas lentes da teoria social cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Psicol. Ensino & Form. vol.6 no.1 Brasília  2015

 

EDITORIAL

 

 

Ensino Médio em debate: crenças de eficácia discente, estratégias de estudo e desengajamento moral em escolas

 

 

O ensino médio é um nível de ensino que vem sendo alvo de discussões em diversas instâncias educacionais e alvo de propostas de reformulações visando melhorias. Iniciativas governamentais como as desenhadas pela proposta do Ensino Médio Inovador e pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio são exemplos de que este nível de ensino está ganhando um olhar diferenciado. Entretanto, a maior parte das iniciativas volta-se para questões curriculares e o ensino de conteúdos deixando, muitas vezes, outras contribuições menos visíveis no cenário de contribuições para pensar a escola e seu ensino.

Entre os conhecimentos menos visíveis, podemos identificar os advindos da psicologia, seja porque não integra os conteúdos curriculares deste nível de ensino, apesar da luta da categoria para que lá estivesse, seja porque o conhecimento psicológico costuma ser chamado na maioria das vezes para legitimar explicações de comportamento diferenciado, muitas vezes, descontextualizado e associado a uma visão de sujeito-problema. Caminhando em direção mais prospectiva trazemos neste dossiê pesquisas do campo da psicologia educacional que descortinam aspectos relevantes a considerar, e que podem servir a um diálogo frutífero entre pesquisa e realidade.

Neste dossiê, procuramos oferecer dados de pesquisas que abordam temas relevantes para se pensar o contexto escolar de nível médio. Reunimos artigos que relatam investigações sobre as percepções de estudantes sobre estratégias de estudo e aprendizagem e sobre as crenças de eficácia acadêmica e social. Traz também o resultado de um levantamento sobre artigos que abordam agressão entre pares no ensino médio, além do relato sobre estudo sobre a perspectiva de carreira explorada por uma discussão sobre formação de interesses profissionais. A maior parte destes artigos é produto do trabalho coletivo no grupo de pesquisa, o que explica as autorias múltiplas em vários artigos.

Roberta Gurgel Azzi1
Organizadora do dossiê - NEAPSI/FE-UNICAMP

 

 

1 A Professora Doutora Roberta Gurgel Azzi é docente na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP -, e tem vasta experiência na área de educação e psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Comportamental. Suas atividades de pesquisa buscam investigar os processos educativos na atualidade, especialmente no âmbito da Teoria Social Cognitiva, e muito têm contribuído para o estudo da educação básica e das práticas educacionais. Esta edição da Revista Psicologia: Ensino e Formação (PEF) é toda dedicada a pensar a realidade do aluno à luz dessa perspectiva, tendo contado com a vasta experiência da Professora Roberta na concepção desse dossiê. A ABEP agradece a inestimável contribuição da Professora Roberta que, na condição de Editora Associada, esteve à frente da organização deste número especial da PEF.

Creative Commons License