SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Vivência acadêmica de alunos ingressantes no curso de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Psicol. Ensino & Form. vol.6 no.2 São Paulo  2015

 

Editorial





Este número da revista Psicologia: Ensino e Formação reúne um conjunto de artigos com diferentes contribuições e provocações à reflexão de seus leitores. Com textos relativos a aspectos específicos dos cursos de psicologia, relacionados ao ensino de psicologia ou a um conjunto de considerações que se referem a todos os interessados na Psicologia, este número conta com a contribuição de oito artigos de múltiplas autorias.

O estudante de psicologia, ingressante no ensino superior, e suas vivências são abordados no artigo Vivência Acadêmica de alunos ingressantes no curso de psicologia, de autoria de Lucila Moraes Cardoso, Christiane Souza Garcia, Fernanda Tedeschi Schroeder. Trata-se de artigo de pesquisa realizada com instrumento de vivência acadêmica respondido por alunos do segundo semestre do curso de psicologia.

Por meio de um levantamento de opinião junto a estudantes e mapeamento do tema nos cursos de Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia do campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, as autoras buscaram identificar como as questões pertinentes às relações profissionais entre profissional e paciente estavam sendo abordadas na universidade. O tema investigado dá nome ao artigo de Graciana Sulino Assunção e Elizabeth Queiroz: Abordagem do tema ‘Relação Profissional de Saúde-Paciente’ nos cursos de saúde da Universidade de Brasília.

O artigo Perspectiva psicanalítica do vínculo afetivo: o cuidador na relação com a criança em situação de acolhimento, sobre o vínculo afetivo entre cuidador e criança, de autoria de Maria Rosimere da Conceição Silva e Zeno Germano, refere-se a uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar qual o significado do vínculo afetivo para o cuidador na sua relação com as crianças em situação de acolhimento institucional. Também pretendeu descrever como as cuidadoras pesquisadas percebiam a sua prática e como interpretavam os sentimentos que essa relação implica.

No artigo As práticas autorreflexivas em cursos de formação continuada para professores, de Amélia Carolina Terra Alves Machado e Evely Boruchovitch, as autoras discutem o papel da autorreflexão como prática formativa ilustrando várias estratégias promotoras da prática autorreflexiva. É um texto de interesse de todos que trabalham com formação de professores, além de contribuir, diretamente, para a reflexão pessoal daqueles que já são professores. Ancorado em perspectiva psicológica, sua contribuição refere-se à formação continuada de professores em geral, o que certamente inclui a docência em psicologia.

A influência do projeto Sensibilizarte na formação do psicólogo é o nome do artigo de Gustavo Chagas Oliveira, Maisa Mie Murata e Maíra Bonafé Sei, que relata estudo exploratório realizado na Universidade Estadual de Londrina. Toma como foco a implantação do projeto Sensibilizarte criado com o intuito de possibilitar uma formação mais humanizada dos discentes dos cursos da saúde da Universidade Estadual de Londrina; investiga seu papel como estratégia para humanização da formação em saúde, na atividade profissional de psicólogas(os) que integraram o quadro de extensionistas do projeto.

Katya Luciane de Oliveira, Neide de Brito Cunha, Acácia Aparecida Angeli dos Santos são as autoras do artigo Compreensão de leitura no curso de psicologia: explorando diferenças. Partindo da perspectiva de que compreensão de leitura é uma habilidade importante no ensino superior, o estudo teve como objetivo identificar o nível de compreensão de leitura de universitários do curso de psicologia de diferentes instituições, aferido pelo teste de Cloze.

Contribuições da formação em licenciatura de psicologia: o olhar de licenciandos para o estágio, é o relato de experiência de Sara Rezende Coutinho, Laís Moreira Silva, Luara Fernandes Monteiro, Vitória Costa Fernandes, Jordana Balduíno. Nele, são discutidas as contribuições da experiência nas disciplinas de “Estágio Supervisionado em Formação do Professor de Psicologia I e II” da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiânia).

Perspectivas para a formação em psicologia, este foi o tema desafiador proposto pela ABEP para a conferência de encerramento do X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia ocorrido em setembro de 2015. Certamente as considerações oferecidas pela conferencista Ana Mercês Bahia Bock abordam um conjunto de aspectos que chama todos os interessados sobre a formação em psicologia - a refletir sobre qual projeto se quer para a psicologia.

Ao entregar este número rico em contribuições para as discussões afetas à sua proposta, a equipe editorial da revista anuncia que ela terá novidades em seu próximo número, tendo sempre como horizonte oferecer conteúdo de interesse para o ensino e formação em psicologia.

Equipe editorial

Creative Commons License