SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Las contribuciones de la formación en Grado Interdisciplinario para el proceso de elección profesional en Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Psicol. Ensino & Form. vol.7 no.2 São Paulo  2016

http://dx.doi.org/10.21826/2179-580020167234 

Editorial

Editorial

A revista Psicologia: Ensino & Formação encerra o ano de 2016 oferecendo à comunidade de leitores um novo conjunto de textos que revela contribuições importantes ao debate sobre o ensino e a formação em Psicologia.

As Contribuições da Formação em Bacharelado Interdisciplinar para o Processo de Escolha Profissional, de Marilia Neri Matos e Mônica Lima, apresenta, como diz o título do trabalho, as contribuições do inovador bacharelado interdisciplinar da UFBA, a partir da visão de alunos que seguiram para a formação em Psicologia. A formação nos cursos de Psicologia foi abordada em dois textos: o primeiro, Impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais sobre a Formação em Psicologia: Revisão de Literatura, de autoria de Joene Vieira-Santos e outros, revisa as diretrizes curriculares da formação em Psicologia; o segundo, Formação, Inserção e Atuação Profissional na Perspectiva dos Egressos de um Curso de Psicologia, de autoria de Sueli Terezinha Bobato, Claudia Meriane Stock e Luciane Kaiser Pinotti, investiga as perspectivas profissionais dos egressos de um curso de Psicologia.

Traz também o artigo Construção e Estudo Preliminar da Escala de Crenças Compartilhadas sobre Psicólogo, de autoria de Fernanda Carneiro dos Santos, Marione Souza Campos, Yasmin do Vale Figueiredo e Thatiana Helena de Lima. O objetivo deste artigo foi apresentar o processo de construção e busca de evidências de validade da Escala de Crenças Compartilhadas sobre os Psicólogos (ECCP).

Jamille Georges Reis Khouri e Marilda Castelar são autoras do artigo Percepções de Estudantes sobre o Debate das Relações Raciais na Formação em Psicologia, que investiga a respeito do debate sobre relações raciais na formação em Psicologia.

O ensino no curso de Psicologia é objeto de um relato de experiência de ensino de pesquisa em curso obrigatório, trabalho realizado por um grupo de professoras da PUC-SP, as professoras Cecília Pescatore Alves, Sandra Macedo Bettoi, Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni e Maria da Graça Marchina Gonçalves, em trabalho intitulado Ensinando Pesquisar: os Desafios diante da Diversidade da Psicologia.

A licenciatura é tema do trabalho de Leonardo Pereira de Lima, Bruna da Silva e Joselio Nogueira de Oliveira, em texto intitulado Licenciatura em Psicologia: Debates Atuais e Relato de uma Intervenção na Formação de Professores. Neste relato, os autores discutem intervenções realizadas nos Estágios Supervisionados I e II em Docência em Psicologia, disciplinas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

A motivação e sua autorregulação, assunto de interesse para todos os contextos educativos, é tema abordado por José Aloyseo Bzuneck e Evely Boruchovitch em artigo intitulado Motivação e Autorregulação da Motivação no Contexto Educativo.

O conjunto de textos deste número certamente reúne contribuições importantes para reflexões sobre os diferentes contextos formativos, e reafirma o papel da revista como canal privilegiado para tal discussão. Aproveitamos o fechamento do volume 7, de 2016, para informar que a revista foi aceita na base de dados do Directory of Open Access Journals (DOAJ). Esta é uma condição que evidencia o movimento de qualificação da revista pelo qual a equipe editorial vem trabalhando, e contando com o apoio da diretoria da entidade e com parceiros do sistema Conselhos. Esperamos que em 2017 outros anúncios de melhorias nas condições globais que envolvem a revista Psicologia: Ensino & Formação venham a ser feitos de maneira que a torne ainda mais expressiva para a comunidade de estudiosos e interessados em seus temas e recortes.

 

Roberta Gurgel Azzi, Editora

Creative Commons License