SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2As Contribuições da Formação em Bacharelado Interdisciplinar para o Processo de Escolha Profissional em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Psicol. Ensino & Form. vol.7 no.2 São Paulo  2016

http://dx.doi.org/10.21826/2179-580020167234 

Editorial

Editorial

A revista Psicologia: Ensino & Formação encerra o ano de 2016 oferecendo à comunidade de leitores um novo conjunto de textos que revela contribuições importantes ao debate sobre o ensino e a formação em Psicologia.

As Contribuições da Formação em Bacharelado Interdisciplinar para o Processo de Escolha Profissional, de Marilia Neri Matos e Mônica Lima, apresenta, como diz o título do trabalho, as contribuições do inovador bacharelado interdisciplinar da UFBA, a partir da visão de alunos que seguiram para a formação em Psicologia. A formação nos cursos de Psicologia foi abordada em dois textos: o primeiro, Impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais sobre a Formação em Psicologia: Revisão de Literatura, de autoria de Joene Vieira-Santos e outros, revisa as diretrizes curriculares da formação em Psicologia; o segundo, Formação, Inserção e Atuação Profissional na Perspectiva dos Egressos de um Curso de Psicologia, de autoria de Sueli Terezinha Bobato, Claudia Meriane Stock e Luciane Kaiser Pinotti, investiga as perspectivas profissionais dos egressos de um curso de Psicologia.

Traz também o artigo Construção e Estudo Preliminar da Escala de Crenças Compartilhadas sobre Psicólogo, de autoria de Fernanda Carneiro dos Santos, Marione Souza Campos, Yasmin do Vale Figueiredo e Thatiana Helena de Lima. O objetivo deste artigo foi apresentar o processo de construção e busca de evidências de validade da Escala de Crenças Compartilhadas sobre os Psicólogos (ECCP).

Jamille Georges Reis Khouri e Marilda Castelar são autoras do artigo Percepções de Estudantes sobre o Debate das Relações Raciais na Formação em Psicologia, que investiga a respeito do debate sobre relações raciais na formação em Psicologia.

O ensino no curso de Psicologia é objeto de um relato de experiência de ensino de pesquisa em curso obrigatório, trabalho realizado por um grupo de professoras da PUC-SP, as professoras Cecília Pescatore Alves, Sandra Macedo Bettoi, Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni e Maria da Graça Marchina Gonçalves, em trabalho intitulado Ensinando Pesquisar: os Desafios diante da Diversidade da Psicologia.

A licenciatura é tema do trabalho de Leonardo Pereira de Lima, Bruna da Silva e Joselio Nogueira de Oliveira, em texto intitulado Licenciatura em Psicologia: Debates Atuais e Relato de uma Intervenção na Formação de Professores. Neste relato, os autores discutem intervenções realizadas nos Estágios Supervisionados I e II em Docência em Psicologia, disciplinas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

A motivação e sua autorregulação, assunto de interesse para todos os contextos educativos, é tema abordado por José Aloyseo Bzuneck e Evely Boruchovitch em artigo intitulado Motivação e Autorregulação da Motivação no Contexto Educativo.

O conjunto de textos deste número certamente reúne contribuições importantes para reflexões sobre os diferentes contextos formativos, e reafirma o papel da revista como canal privilegiado para tal discussão. Aproveitamos o fechamento do volume 7, de 2016, para informar que a revista foi aceita na base de dados do Directory of Open Access Journals (DOAJ). Esta é uma condição que evidencia o movimento de qualificação da revista pelo qual a equipe editorial vem trabalhando, e contando com o apoio da diretoria da entidade e com parceiros do sistema Conselhos. Esperamos que em 2017 outros anúncios de melhorias nas condições globais que envolvem a revista Psicologia: Ensino & Formação venham a ser feitos de maneira que a torne ainda mais expressiva para a comunidade de estudiosos e interessados em seus temas e recortes.

 

Roberta Gurgel Azzi, Editora

Creative Commons License