SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Animais, às vezes irracionais, mas previsíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Perspectivas vol.1 no.1 São Paulo  2010

 

EDITORIAL

 

 

Este é o primeiro número do primeiro volume da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. É com grande satisfação que damos início a um novo veículo de divulgação, discussão e reflexão que apresenta como objetivo principal a publicação de artigos inéditos sobre temas pertinentes à Análise do Comportamento e/ou ao Behaviorismo Radical.

A criação de um periódico científico não é tarefa fácil. Exige periodicidade, linha editorial clara e consistente, diversidade de temas, corpo editorial de excelência e uma comunidade que participe ativamente do processo editorial, desde o envio de artigos e avaliação até a leitura e consulta freqüente aos trabalhos publicados. São desafios que, a partir de agora, temos pela frente. Acreditamos que a criação de um novo veículo de divulgação em Análise do Comportamento será mais um canal de comunicação de uma comunidade que cresce em número, consistência e qualidade.

As publicações em Análise do Comportamento vêm crescendo ao longo do tempo. A primeira dessas publicações, em 1975, foi o periódico Psicologia, criado por analistas do comportamento do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, e que, apesar de ser dirigido à grande área da Psicologia como um todo, teve cerca de 70% de suas publicações feitas por analistas do comportamento durante os seus 15 anos de existência. Em 1976, passou a compartilhar seu espaço com Modificação do Comportamento, primeiro periódico dedicado especialmente à Análise do Comportamento, e que, por adaptações necessárias, transformou-se, em 1981, nos Cadernos de Análise do Comportamento, perdurando até 1985 (Matos, 1998). Em 1997, a coleção Sobre Comportamento e Cognição foi lançada pela Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC), alcançando, no ano passado, os volumes 23 e 24. Dois anos mais tarde, em 1999, surgiu a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC), sob os cuidados de Rachel Kerbauy e publicada pela ABPMC. Em 2005, despontou a Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC). Atualmente, essas são algumas das principais fontes de reprodução e de multiplicação dos frutos de uma comunidade em crescente ebulição.

Dada a imensidão, a variedade e a fertilidade de nossa comunidade, há sempre espaços a serem ocupados e funções a serem desempenhadas. Perspectivas deseja contribuir para o aumento e o fortalecimento da Análise do Comportamento no Brasil, cooperando com os demais periódicos na missão de nutri-la e integrá-la. A revista, seguindo a tendência de democratização e expansão do conhecimento científico, é eletrônica e de livre acesso.

Perspectivas é publicada pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, instituto voltado à prestação de serviços, pesquisa e desenvolvimento em Análise do Comportamento. A revista conta com um Conselho Editorial composto por expoentes da Análise do Comportamento associados a algumas das principais universidades do país.

O primeiro número é composto por artigos que versam sobre as mais diversas temáticas. O primeiro artigo, de João Claudio Todorov, traz uma interessante análise a respeito das escolhas econômicas que fazemos, tradicionalmente explicadas por uma pretensa “racionalidade”, à luz da crise econômica deflagrada em 2008. Alessandra Villas-Bôas, Verônica Bender Haydu e Gerson Yukio Tomanari apresentam, a seguir, a história dos estudos sobre ressurgência comportamental, salientando variáveis fundamentais na ocorrência do fenômeno. Sérgio Dias Cirino, Rodrigo Lopes Miranda, Acríssio Luiz Gonçalves, Jhonatan J. Miranda, Rodrigo Drummond Vieira e Silvania Sousa do Nascimento trazem uma reflexão sobre o ensino de Análise do Comportamento nos cursos de graduação de Psicologia, e a importante função do laboratório didático. Regina Christina Wielenska, por sua vez, levanta algumas das implicações para a prática da terapia analítico-comportamental da expansão das redes sociais virtuais de relacionamento. Marcelo Frota Benvenuti discute as contribuições da Análise do Comportamento para a compreensão das noções de realidade, contato com a realidade e distorções da realidade. Alexandre Dittrich propõe, em seu artigo, procedimentos para que decisões éticas sejam tomadas. O número termina com um artigo de Felipe Corchs a respeito da viabilidade do diálogo entre Análise do Comportamento e Psiquiatria.

Queremos expressar nossos agradecimentos a todos os autores que participaram do primeiro número de Perspectivas, enviando suas contribuições e sempre atendendo rapidamente às demandas que o processo editorial exige. Gostaríamos de agradecer também a Jan Luiz Leonardi e Dante Marino Malavazzi, integrantes da Comissão Executiva de Perspectivas, pela prestimosa revisão dos manuscritos, em especial, nos auxiliando com as sutilezas das regras de publicação.

Por fim, gostaríamos de convidar a todos os analistas do comportamento a se servirem de Perspectivas para divulgação de seus trabalhos, submetendo artigos que visem discutir temas referentes ao Behaviorismo Radical e à Análise do Comportamento, contemplando desde análises sobre o desenvolvimento filosófico, conceitual, tecnológico e/ou metodológico, até discussões sobre suas aplicações nas mais diversas áreas. Aos interessados em contribuir com Perspectivas, sugerimos a leitura das normas de publicação que se encontram em nosso site www.revistaperspectivas.com.br.

Esperamos que esse primeiro volume de Perspectivas possa, de algum modo, gerar frutos aos integrantes desse nosso grande ecossistema chamado Análise do Comportamento. Boa leitura a todos.

Ricardo Corrêa Martone
Editor

Nicodemos Batista Borges
Roberto Alves Banaco
Editores Associados

 

Referências

Matos, M. A. (1998). Contingências para a análise comportamental no Brasil. Psicologia USP, 9, 1, 89-100.         [ Links ]

Creative Commons License