SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Manutenção das classes de equivalência e transferência de função: uma investigação por meio de escolhas alimentares de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Perspectivas vol.8 no.1 São Paulo jan./jun. 2017

 

EDITORIAL

 

 

É com satisfação que colocamos no ar o primeiro volume de 2017 da revista Perspectivas em Análise do Comportamento. Esse volume, composto por nove artigos, marca mais uma etapa vencida pela revista, com a colaboração de diversos analistas do comportamento do Brasil e também do exterior. Agora, com um número mais amplo de artigos em cada volume, estaremos aptos a aproximar nossas publicações de novos indexadores.

A busca por uma melhor indexação, por sua vez, impõe novos desafios. Entre eles, a utilização de um sistema de publicação mais adaptado à produção de registros e de meta-dados. Ainda este ano, todos os nossos volumes estarão disponíveis por meio do Open Journal System (OJS, 3.0), contando com DOIs para todos os artigos (incluindo os mais antigos). Para possibilitar a mudança de sistema e atender aos detalhes de indexadores mais exigentes, contaremos com a ajuda de uma assistente de indexação, a Ms. Manoela Vaz Guimarães Moreira. Ainda ampliando a especialidade de nosso corpo editorial, contaremos com um grupo maior de editores associados, o que ajudará a garantir a qualidade e a agilidade das tramitações. Farão parte do time em 2017-2018: Alvaro Arturo Clavijo Alvarez (Universidad Nacional de Colombia), Alessandra Turini Bolsoni-Silva (Universidade Estadual Paulista – Bauru), Candido V. B. B. Pessôa (Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Carlos Eduardo Costa (Universidade Estadual de Londrina), Diego Zilio (Universidade Federal do Espírito Santo), Felipe Lustosa Leite (Universidade de Fortaleza e Imagine Tecnologia Comportamental), Jocelaine Martins da Silveira (Universidade Federal do Paraná), Lidia Maria Marson Postalli (Universidade Federal de São Carlos), Mariéle de Cássia Diniz Cortez (Universidade Federal de São Carlos), Nicodemos Batista Borges (Universidade São Judas e Contexto Análise do Comportamento), Roberto Alves Banaco (Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento) e Saulo Missiaggia Velasco (Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento e Universidade Paulista)

Por fim, gostaríamos de tornar públicos os dados sobre o processo editorial referente aos artigos submetidos em 2016. Foram contabilizadas 52 submissões, das quais 24 foram aceitas para publicação, 21 foram rejeitadas e 7 seguem aguardando pareceres ou a primeira decisão editorial. O tempo médio para resposta foi de 3 meses e meio, o qual pretendemos reduzir para no máximo 60 dias, após a implantação do novo sistema, que facilitará o processo editorial.

Boa leitura!

William Ferreira Perez
Editor-chefe

Creative Commons License