SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Talleres de Psicología: la memoria y la experiencia narrativa con la vejez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.1 no.2 Londrina jun. 2010

 

Resenha

 

Tamiris Sasaki de Oliveira1, i

1Universidade Estadual de Londrina

 

Santos, A. A. A., Boruchovitch, E. & Oliveira, K. L. (Orgs.) (2009). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

 

Motivar, tentar despertar o interesse no aprender tornou-se um dos grandes desafios da atualidade para os profissionais da educação. Somado a este desafio pode-se encontrar as dificuldades de compreensão dos elementos que compõem todo o processo da aprendizagem. Dentre eles destacam-se a leitura e a memória, habilidades que necessitam ser desenvolvidas desde o início da alfabetização de maneira eficaz, tendo em vista sua importância no desenvolvimento acadêmico dos alunos, assim como, para os afazeres da vida cotidiana.

Sendo assim, o livro “Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção” organizado pelas professoras Acácia A. A. dos Santos, Evely Boruchovitch e Katya L. de Oliveira, apresenta uma obra completa e muito bem estrutura em 11 capítulos referentes à leitura e sua compreensão, utilizando para tanto, como instrumento de investigação e intervenção a técnica de Cloze. A obra possui também a contribuição de pesquisadores que investigam e fornecem subsídios para a discussão da temática tratada por meio dos dados apresentados em investigações recentes realizadas no cenário nacional e internacional sobre o assunto.

Os capítulos iniciais da obra versam sobre a leitura e sua proficiência, apresenta a técnica de Cloze como meio diagnóstico e interventivo, estudos com a técnica em âmbito nacional e também aplicação da mesma no ensino fundamental. Essa primeira parte do livro com 4 capítulos abarca um processo histórico e o desenvolvimento da compreensão em leitura e da técnica de Cloze no que se refere às exigências e diversificações das formas de leitura e escrita com o passar dos anos, com a advento de tecnologias, bem como, com as exigências elevadas decorrentes dessas transformações.

Os sete capítulos seguintes constituem a parte II do livro e apresentam estudos desenvolvidos utilizando a técnica de Cloze em diferentes fases da escolarização, abordando a temática da leitura e sua compreensão nos ensinos fundamental, médio e superior, autenticando a eficácia do instrumento para a investigação nestas etapas. Os assuntos tratados são respectivamente: Leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental; Compreensão em leitura no ensino médio: análise de acertos por item; O teste de Cloze e o desenvolvimento perceptomotor no início da escolarização; Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: um estudo correlacional; A técnica de Cloze e o jogo de regras: construindo relações e conhecimentos; Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar e, por fim, Eficiência de um curso de português no desenvolvimento da leitura e escrita.

O livro proporciona um retrato da utilização da técnica de Cloze, demonstrando que a mesma possui algumas vantagens significativas, como por exemplo, ser de fácil construção, manipulação e interpretação. Apresenta um baixo custo financeiro por não demandar muitos recursos. Outro ponto destacado na obra refere-se ao fato de que a técnica consiste numa opção eficaz que une as necessidades da escola, principalmente ao diagnosticar os obstáculos no processo de compreensão dos alunos, auxiliando os professores, pois este fator interfere de maneira direta no desenvolvimento do seu trabalho.

O livro possui uma linguagem acessível proporcionando conhecimentos atualizados a todos aqueles que se interessem e que consideram a temática da leitura fator primordial para o processo de aprendizagem. Além disso, apresenta a técnica de Cloze como um instrumento valioso para o diagnóstico e intervenção nas dificuldades que acabam interferindo na motivação tanto de alunos, quanto de professores contribuindo para a desvalorização do cenário educacional.

 

Endereço para correspondência
e-mail tamirissasaki@hotmail.com

 

 

iBolsista de Iniciação Científica do Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina.

Creative Commons License