SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A utilização dos mapas afetivos como possibilidade de leitura do território no CRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.7 no.1 Londrina jun. 2016

 

Resenha

 

Um novo olhar sobre a deficiência intelectual

 

Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reisi

Universidade Estadual de Londrina

 

Ferreira, S. L. (2015). Escrevendo outro script para a deficiência intelectual. Curitiba: Appris.

 

Solange Leme Ferreira é Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (1977), especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEL, 1981), mestre em Educação Especial (UFSCar, 1985) e doutora em Psicologia na área de Psicologia e Sociedade (UNESP, 2012). A autora é docente do departamento de Psicologia Social e Institucional da UEL, onde desenvolve diversos projetos de extensão integrados ao ensino e à pesquisa, abordando com sensibilidade e objetividade as questões relacionadas à deficiência intelectual. Dentre tais projetos, podemos citar o Programa de atendimento “precoce” a crianças portadoras da Síndrome de Down (iniciado em 1987) e mais tarde denominado Programa Síndrome de Down: atendimento preventivo à criança e respectiva família (1992-1994). O programa culminou com a fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Portadores da Síndrome de Down – APS Down (1993), na cidade de Londrina. A partir dos estudos e da motivação em trabalhar com as pessoas cujas diferenças demandam atendimentos específicos, a autora contribuiu de forma efetiva para a implementação da Comissão Permanente de Apoio a Alunos Portadores de Deficiência (CODE), constituída por equipe multidisciplinar com representantes de diversos departamentos de ensino e coordenadorias administrativas da UEL, a qual foi reestruturada e nomeada como PROENE – Programa de Acompanhamento aos Estudantes com Necessidades Especiais, atualmente denominado NAC – Núcleo de Acessibilidade.

O seu trabalho voltado à desmitificação da deficiência intelectual, desenvolvido mediante projetos de extensão, resultou na publicação do livro “Aprendendo sobre a deficiência mental: um programa para crianças”, Editora Memnon, São Paulo, 1998. Entrar em contato, em 1989, com um grupo de teatro integrado por atores com deficiência intelectual, o que, segundo as palavras da autora, lhe desencadeou uma “paixão à primeira vista”, foi o elemento propulsor de seu próximo projeto de extensão, o GTPAÊ: Grupo de Teatro para Atores Especiais (1997). Esta experiência propiciou à autora organizar o livro “Teatro e deficiência mental: a arte na superação de nossos limites”, publicado pela editora Memnon, São Paulo, 2002; bem como também ensejou a criação da Associação Arte e Gente para viabilizar a continuidade daquele grupo de teatro quando o projeto de extensão universitária foi encerrado.

O livro “Escrevendo outro script para a deficiência intelectual”, publicado pela Editora Appris em 2015, começa com a “Cena inicial – delineando a origem e o percurso da narração” na qual a autora faz a apresentação da obra redigida a partir da sua tese de doutorado.

No primeiro capítulo “Prazerosamente fazendo ciência hoje” apresenta a forma como se aproximou do tema e escolheu a metodologia da tradução memorial para comunicação de seu “testamento acadêmico” (p. 34).

No segundo capítulo “Traduzindo fatos atos e emoções na reconstrução social da deficiência mental” descreve a sua trajetória acadêmica, ressaltando as inquietações sobre o tema desde de 1976, ao cursar a disciplina Psicologia do Excepcional; a atuação como docente no ensino superior; e ampla experiência no âmbito da extensão universitária e interface com o ensino e a pesquisa. A escrita revela não apenas a seriedade do trabalho, ao mencionar a busca pela compreensão do universo vivenciado por aqueles que possuem a deficiência intelectual, mas também a preocupação em favorecer o seu atendimento preventivo, bem como às suas famílias, a conscientização da população sobre o tema e os desdobramentos dos projetos desenvolvidos tanto na comunidade universitária quanto na população em geral. Ao fechar as “cortinas do palco”, no qual apresenta suas emoções vividas, a autora consegue mobilizar e motivar o leitor a conhecer as nuances do trabalho por ela desenvolvido.

No terceiro capítulo “Contando uma história de transformação e autonomia social”, a autora compartilha suas indagações a respeito de como contribuir para melhorar compreensão da deficiência intelectual, mediante ações educativas destinadas à população em geral. A seguir apresenta suas considerações sobre a possibilidade de se fazer uso da arte como forma de propiciar a auto expressão e a comunicação de diferentes aspectos das situações vivenciadas pelas pessoas com a deficiência intelectual. Apresenta, então, a concepção e a trajetória do GTPAÊ (Grupo de Teatro para Atores Especiais) descritas de forma tal que conduz o leitor aos “Laboratórios de teatro”, possibilitando imaginar a riqueza das emoções e dos insights obtidos pelos atores e o efeito das suas performances nas plateias onde já se apresentaram – eventos científicos, escolas, empresas e comunidade em geral – favorecendo a compreensão, o respeito e a admiração por essas pessoas tão especiais.

No quarto capítulo, “Organizando ideias sobre a deficiência intelectual na perspectiva social”, após a descrever com sensibilidade, sutileza e objetividade tantas emoções vivenciadas em sua interação com as pessoas que possuem a deficiência intelectual, mediante os diversos projetos desenvolvidos, apresenta as suas considerações sobre “O lugar social da pessoa com deficiência intelectual”. A autora convoca à reflexão sobre a maneira “como o indivíduo com a deficiência se inscreve na sociedade do século XXI” (p. 110) considerando os aspectos sócio-políticos da modernidade que contribuíram para as transformações que levaram o homem a vivenciar os fatos, atos e emoções de forma efêmera, desengajada e desapegada ao se relacionar com o mundo. Além disso, ressalta a questão da “informação/desinformação” que favorece a manutenção do lugar ocupado nos meios sociais vigentes e ampliam negativamente as dificuldades decorrentes de sua condição.

No quinto capítulo, “Escrevendo um novo script para a deficiência intelectual”, a autora aborda a maneira como as pessoas com alguma deficiência eram consideradas e tratadas antes dos anos 80 e passa a discorrer sobre as alterações das concepções da deficiência intelectual onde ao invés da segregação busca-se a inclusão. A seguir apresenta suas ideias sobre “ O novo olhar sobre a deficiência Intelectual – um caminho essencial” ressaltando a necessidade da sociedade se perceber e, nas palavras da própria autora, “desencadear uma reconstrução na dimensão axiológica (valores morais, éticos, estéticos) conceitual e afetiva da sociedade no que concerne à deficiência intelectual” (p. 155). A partir de então enfatiza a necessidade de “uma parceria entre Psicologia e Mídia” visando uma “reconstrução social da deficiência intelectual”.

No último capítulo “Cena final – iniciando a próxima história de reconstrução social da deficiência intelectual”, relata as atividades desenvolvidas no projeto de extensão universitária através dos “LABOMIDI – Laboratórios de Mídia e Deficiência Intelectual” com participação de estudantes de diferentes áreas visando fomentar a reflexão crítica sobre as informações que são viabilizadas pelos meios de comunicação tanto em relação ao próprio tema quanto às pessoas com deficiência intelectual.

Finalmente, pode-se constatar que além de apresentar, em diferentes atos, a busca pela compreensão da condição de vida daqueles com deficiência intelectual, a autora expõe em diferentes cenários o ontem, o hoje e as possibilidades futuras para a percepção, o acolhimento, o reconhecimento e a aceitação de que no palco da vida encontram-se pessoas com características específicas e que o “tamanho único” não pode ser considerado o padrão comum.

 

Endereço para correspondência
e-mail: bethtavares@uel.br

Creative Commons License