SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.9 no.1 Londrina jan./abr. 2018

 

Editorial

 

 

Desde sua primeira edição, em 2010, a Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia tem buscado a inovação e o aprimoramento de seu padrão de qualidade. Foram 16 números desde então, mantendo constante a periodicidade exigida pela CAPES, assim como a busca pela indexação da revista em bases de dados relevantes (atualmente, PePSIC; Latindex; LILACS; JournalsForFree; Periódicos CAPES; Diadorim; DOAJ, REDIB, PSICODOC). Isto fez com que a revista, de não avaliada pelo QUALIS, passasse para a classificação B2 no quadriênio 2013-2016.

A estabilidade proporcionada pela revista fornece uma base segura para os autores que têm, de um modo crescente, escolhido nossa revista para publicar seus estudos. Ao nosso ver, o aumento do volume de trabalhos enviados também se deve em grande parte a iniciativas que aceleraram nosso processo editorial (no último volume, o tempo médio de tramitação foi de 6 meses, desde o recebimento ao aceite). Estas iniciativas aumentam o reconhecimento por parte da comunidade acadêmica sobre o trabalho que tem sido desenvolvido.

Para lidar com a grande quantidade de trabalhos enviados, nossa edição, até então bianual, passará a contar com três volumes por ano a partir de 2018. O aumento da frequência anual de volumes possibilitará a indexação da revista em novas bases de dados. Adicionalmente, tomamos a decisão de paralisar as submissões a partir do mês de janeiro de 2018, em respeito aos autores que já estão com artigos em tramitação. Nossa expectativa é que até o fim do primeiro semestre do corrente ano possamos retomar normalmente as submissões.

Novas regras editoriais foram criadas e já atualizamos as diretrizes aos autores no site da revista e no PePSIC. O template foi atualizado e agora os autores devem indicar suas contribuições individuais para o estudo publicado, realizar declaração de conflitos de interesses e também haverá um espaço para agradecimentos pessoais ou para agências de fomento.

Contaremos a partir deste ano com um conselho editorial renovado. Aos antigos membros que permanecem em nossa revista: Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Dra. Alexandra Ayach Anache, Dra. Evely Boruchovitch, Dr. Manuel Antônio dos Santos, Dr. Roberto Calazans e Dr. Sebastián Urquijo; agradecemos a manutenção da colaboração. Aos antigos membros que nos deixam, nossos sinceros agradecimentos pelos anos contribuídos. Os novos membros do conselho editorial serão anunciados na próxima edição.

Finalmente, convidamos aos leitores a passear pelos trabalhos que abrem o primeiro número de 2018.

Gerência de Editoração
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina
Ms. Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina

Comissão Editorial
Ana Carolina de Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina

Conselho Editorial
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Dr. Altemir José Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora
Dra. Anita Liberalesso Neri, Universidade Estadual de Campinas
Dr. Cláudio Garcia Capitão, Universidade São Francisco
Dra. Elisa Yoshida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas
Dr. Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca (Espanha)
Dr. Hélio Honda, Universidade Estadual de Maringá
Dr. José A. Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina
Dr. Manuel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto
Dr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata
Dra. Teresa Medeiros, Universidade dos Açores (Portugal).

Creative Commons License