SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Empathy: the profile of scientific production and measure more used in research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.9 no.3 Londrina Sept./Dec. 2018

 

Editorial

 

 

A Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia (REIP) chega ao final de seus números referentes ao ano de 2018 com a publicação do número 3. Trata-se de um ano especial para esta revista em decorrência de mudanças que ocorreram ao longo do período. Primeiramente, optamos por fechar as submissões, de maneira que pudéssemos finalizar o trâmite do grande volume de artigos e relatos de experiência submetidos. Por este mesmo motivo, decidimos pela ampliação dos números publicados a cada volume, passando de dois para três, transformando a revista em uma publicação quadrimestral. Por fim, 2018 foi marcado pela publicação de um número suplementar advindo da parceria com colegas do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

No que se refere a este número, ele foi composto por sete artigos, um relato de experiência e uma resenha, iniciando-se com o artigo “Empatia: perfil da produção científica e medidas mais utilizadas em pesquisa”, escrito por Sonia Maria Lourenço Azevedo, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Marsyl Bulkool Mettrau, que realiza uma revisão sistemática da literatura acerca do construto empatia almejando a análise de publicações sobre o tema em questão. Segue-se com o artigo “Memória autobiográfica da infância em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)”, de autoria de Monique Heinen Gall e Emmy Uehara Pires. O artigo “A ausência masculina na atenção primária à saúde: uma análise da teoria da ação planejada”, de Jéssica Bazilio Chaves, Sheyla Christine Santos Fernandes e Daniela Santos Bezerra, procurou identificar as crenças positivas e negativas e determinar as crenças modais salientes concernentes ao comportamento de homens em buscar unidades básicas de saúde. O tema das “Características pessoais dos empreendedores: clarificação conceitual dos construtos e definições da literatura recente (2010-2015)” é tratado por Pedro Afonso Cortez e Heila Magali da Silva Veiga, visando esclarecer conceitos relativos às características pessoais dos empreendedores observados na literatura atual. O artigo “Dispositivos e conexões da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Porto Alegre – RS”, de Gabriela Lemos de Pinho Zanardo, Desirée Luzardo Cardozo Bianchessi e Kátia Bones Rocha, discorre sobre uma pesquisa qualitativa realizada com o intuito de conhecer os dispositivos de trabalho que favorecem a funcionalidade da RAPS. O penúltimo artigo “Evidência de validade de conteúdo de uma medida de atenção plena” deJeferson Gervasio Pires, Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Maiana Farias de Oliveira Nunes, Maria Luiza Bianchi, Mônica Monteiro Kotzias e Giovania Mitie Maesima, objetivou examinar a pertinência dos itens para avaliação da atenção plena, analisando a clareza dos itens para o público alvo. A seção de artigos é finalizada com a contribuição Bruna Pessenda, Thais de Souza Mascotti e Hugo Ferrari Cardoso que, por meio do artigo “Intervenção em orientação profissional em estudantes de escolas públicas brasileiras: uma revisão narrativa”, revisam os artigos nacionais voltados para grupos de intervenção em Orientação Profissional.

A seção de relatos de experiência conta com o texto de Thiago Sousa Felix e Aluísio Ferreira de Lima, intitulado “Reflexões sobre a política pública na cidade: as conquistas e os desafios da saúde mental de Quixadá” e que discorre sobre aspectos concernentes ao processo de formação da política de saúde mental do município de Quixadá. Na resenha “Para uma representação não patriarcal do feminino”, Rafael Kalaf Cossi discute a obra “Este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status social da mulher”, de Luce Irigaray.

Uma ótima leitura!

Gerência de Editoração
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Dra. Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Conselho Editorial
Dra. Andrea Bustos Ibarra, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata, Argentina
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Dr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey, Brasil
Dr. Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Brasil
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Brasil
Dr. Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, Espanha
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas, Brasil

Comissão Editorial
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco, Brasil
Ana Carolina de Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Bárbara Dias Fabre, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Evilin Dutra Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Hellen Lima Buriolla, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Júlia Perozzi Gonçalves de Souza, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Marília Kasprovic, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Nayara Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

 

 

 

Creative Commons License