SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3  suppl.1Indicadores de saúde mental em jovens: fatores de risco e de proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.9 no.3 supl.1 Londrina dez. 2018

 

Editorial

 

 

Este número especial da Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia apresenta os estudos desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Os Grupos de Trabalho (GTs) caracterizam-se por redes de pesquisadores de diferentes universidades e regiões do país e do exterior, visando à investigação de temas no campo da Psicologia. O GT Pesquisa em Avaliação Psicológica reuniu-se pela primeira vez no ano de 1998, no VII Simpósio da ANPEPP, e tem tido ações em prol do avanço na construção de conhecimento nacional acerca da avaliação psicológica. O fato de reunir membros de diversas regiões do país (norte, nordeste, sul e sudeste) é um grande facilitador nessa direção. Entre os membros do GT há pesquisadores bolsistas produtividade, sendo que muitos integram comissões científicas referentes à organização de eventos nacionais e internacionais importantes na área de Psicologia e atuam como pareceristas ad hoc de agências de fomento, revistas científicas e eventos. Alguns colegas do grupo são editores de revistas científicas relevantes e de seletivas políticas editoriais em Psicologia e Avaliação Psicológica. Ademais, o grupo tem sido bastante ativo na formação de recursos humanos, atuando com regularidade na supervisão de estágios pós-doutorais, na formação de doutores e mestres, bem como orientando iniciação científica.

Os artigos apresentados nesse número versam sobre técnica(s) de avaliação psicológica ou fazem uso dessas técnicas como materiais fundamentais nas investigações realizadas. Amostras variadas foram incluídas nos estudos (crianças, jovens, adultos e idosos) e diversas temáticas foram contempladas, dentre elas: declínio cognitivo; inteligência; estratégias de aprendizagem e regulação da emoção; adaptação acadêmica e estilos intelectuais; compreensão de leitura e consciência morfológica; autorregulação emocional e percepção do suporte familiar; indicadores de saúde mental e fatores de risco e de proteção; stress; depressão; solidão.

Finalmente, gostaríamos de agradecer à empenhada equipe da revista pelo grande apoio à elaboração desse número.

Editoração do Número Suplementar
Makilim Nunes Baptista, Universidade São Francisco, Brasil
Patrícia Waltz Schelini, Universidade Federal de São Carlos, Brasill

Gerência de Editoração
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Dra. Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Conselho Editorial
Dra. Andrea Bustos Ibarra, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata, Argentina
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Dr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey, Brasil
Dr. Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Brasil
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Brasil
Dr. Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, Espanha
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas, Brasil

Comissão Editorial
Ana Carolina de Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

 

 

 

Creative Commons License