SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Transexualidade, ordem médica e política de saúde: controle normativo do processo transexualizador no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.10 no.1 Londrina jan./abr. 2019

 

Editorial

 

 

A primeira edição do décimo volume da Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia traz várias novidades ao nosso público de autores e leitores. Após uma pausa nas submissões, que durou de janeiro de 2018 ao mês de abril do corrente ano, reabrimos a revista para submissão de trabalhos científicos para apreciação e possível publicação. Artigos originais (empíricos), artigos de revisão, resenhas e relatos de experiência que envolvam pesquisas no campo da psicologia e áreas afins são bem-vindos para avaliação de nosso corpo editorial e de pareceristas. Desse modo, não custa retomar aqui a importância de rever cuidadosamente as diretrizes aos autores de forma a acelerar o processo editorial do manuscrito. Nossa política de submissões está totalmente revisada e pode ser conferida neste link http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/about/submissions#onlineSubmissions.

Outra novidade é a introdução de uma edição de artigo especial, escrito por membros do nosso Conselho Editorial com ou sem colaboração de outros autores. A sessão é inaugurada pelo artigo do prof. da Universidade de São Paulo, Dr. Manoel Antônio dos Santos que, junto a seus colaboradores, escreveu um trabalho que trata de uma questão atual e relevante para a interface da medicina e da psicologia. O artigo revisa a trajetória histórica do posicionamento oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação ao Processo Transexualizador (PrTr). A partir de uma análise documental, i.e., por meio uma metodologia retrospectiva, os autores traçaram a evolução do posicionamento do CFM no que tange aos aspectos legais e éticos da transgenitalização e prescrição da hormonioterapia.

Dando sequência às mudanças na revista, ressalta-se a nossa decisão em aumentar o número de trabalhos a serem publicados em cada volume, que passa para 10 artigos originais e dois relatos de experiência, mantendo-se uma resenha por edição. Essa decisão foi baseada no grande volume de artigos recebidos, o que de certo modo demonstra o impacto positivo da revista no meio acadêmico e a confiança dos autores no trabalho que tem sido realizado. Sendo assim, e mantendo nosso escopo, este volume traz estudos na área de psicanálise, psicologia social, avaliação psicológica, dentre outros, com diversidade metodológica e teórica esperadas por uma revista interdisciplinar.

Finalizamos desejando uma excelente leitura e agradecendo à confiança dos autores e ao compromisso de nossos pareceristas rumo a uma publicação com qualidade crescente.

Gerência de Editoração
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Dra. Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Conselho Editorial
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Brasil
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Dra. Andrea Bustos Ibarra, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas, Brasil
Dr. Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, Espanha
Dr. Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto)
DDr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey, Brasil
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata, Argentina

Comissão Editorial
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco, Brasil
Ana Carolina de Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Daiana Silva, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Hellen Lima Buriolla, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Maria Julia Gomes Soares, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Marília Kasprovic, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Nathália Tavares Bellato Spagiari, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

 

 

 

Creative Commons License