SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3  suppl.1The family in the history of mental health care policies: a documentary study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.10 no.3 supl.1 Londrina Dec. 2019

http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp01 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Andrea Seixas MagalhãesI; Maíra Bonafé SeiII

IPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
IIUniversidade Estadual de Londrina

 

 

O número suplementar de 2019 apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo de Trabalho "Casal e família: estudos psicossociais e psicoterapia", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), coordenado pela Profa. Terezinha Féres-Carneiro. As Profas. Andrea Seixas Magalhães, da PUC-RJ, e Maíra Bonafé Sei, da UEL, foram as editoras responsáveis pela edição, que seguiu os trâmites habituais da revista, com avaliação duplo-cego de todos os artigos submetidos ao número suplementar. O trabalho resultou em uma edição composta por nove artigos, três estudos teóricos, cinco produtos de pesquisas empíricas, um estudo teórico-clínico, e uma resenha.

O primeiro artigo, intitulado "A família na história das políticas de atenção em saúde mental: um estudo documental", de autoria de Maíra Bonafé Sei e Eneida Santiago discute o lugar da família no cuidado à pessoa em sofrimento psíquico, a partir de uma cartografia de legislações brasileiras acerca da assistência e atenção em saúde mental. O segundo artigo "Guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai: tensões na instituição da igualdade parental", de Carolina de Campos Borges, Anna Paula Uziel e Edna Lúcia Tinoco Ponciano, também um estudo teórico-documental, investiga como a guarda compartilhada foi instituída nos territórios brasileiro e uruguaio. O terceiro artigo, "Psicologia da família, self e relação: revisão narrativa da construção de um campo disciplinar", de autoria de Edna Lúcia Tinoco Ponciano, busca analisar e discutir a produção nacional sobre Psicologia da Família, articulando o material indexado no SciELO e PePSIC com artigos presentes no Journal of Family Psychology.

Em seguida, são apresentados três artigos resultantes de pesquisas empíricas. Angélica Paula Neumann, Denise Falcke, Clarisse Pereira Mosmann e Adriana Wagner, no artigo "Adesão aos mitos da conjugalidade por homens e mulheres: associações com qualidade e conflito conjugal", objetivaram identificar a adesão de homens e mulheres a mitos conjugais. O artigo "Escrever e inscrever a maternidade por meio dos blogs", de Maria Consuêlo Passos e Isabela Lemos Arteiro, discute os processos de construção da maternidade a partir de material retirado de blogs, discorrendo, ademais, sobre o recurso da escrita para essas mães. Andrea Seixas Magalhães, Mayla Cosmo Monteiro e Cristina Ribeiro Dantas, no artigo "Rivalidade e solidariedade entre irmãos na clínica com famílias", apresentam resultados de um estudo sobre fratria, empreendido a partir de sessões de avaliação familiar.

Os três artigos finais deste número versam sobre a temática da guarda judicial e sobre os processos de adoção, a partir de diferentes perspectivas. Cristina Maria de Souza Brito Dias e Karlise Maranhão Lucena de Albuquerque abordam a visão das avós sobre o lugar ocupado por elas na família e na sociedade, a partir do deferimento da guarda judicial de seus netos, no artigo "Avós que detêm a guarda judicial dos netos: que lugar é esse?". Rebeca Nonato Machado, Renata Mello e Terezinha Féres-Carneiro discutem, no artigo "O brincar na relação parento-filial: um recurso de integração da filiação adotiva", a importância do recurso lúdico na constituição da filiação adotiva. Por fim, Isabel Cristina Gomes e Lidia Levy, no artigo "A preparação de crianças e adolescentes para a adoção: o lugar do estudante de psicologia", abordam, por meio de um estudo teórico-clínico, a participação do discente de Psicologia na preparação de crianças, adolescentes e grupo de irmãos para a inserção em família adotiva.

O número suplementar apresenta, ao final, a resenha de autoria de Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke, do livro "Família e casal: filiação, intergeracionalidade e violência", organizado por Terezinha Féres-Carneiro, composto por trabalhos apresentados pelo GT "Casal e família: estudos psicossociais e psicoterapia" no XVII Simpósio da ANPEPP, realizado em 2018.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

 

 

Gerência de Editoração
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Dra. Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Conselho Editorial
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Brasil
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Dra. Andrea Bustos Ibarra, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas, Brasil
Dr. Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, Espanha Brasil
Dr. Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Brasil
Dr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey, Brasil
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata, Argentina

Comissão Editorial
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco, Brasil
Hellen Lima Buriolla, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Marília Kasprovic, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Nathália Tavares Bellato Spagiari, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Apoio técnico
Daiana Silva, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Eleonora Sonoda Gomes, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Laura Kamiji, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Lucas García González, Universidad de Madrid, Espanha
Maria Júlia Gomes Soares, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Mário Cesar Costa, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Sofia Lira Chiodi, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Creative Commons License