SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Tecendo vias de superação dos danos gerados pelo transtorno mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.11 no.1 Londrina jan./abr. 2020

http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p01 

EDITORAL

 

Editoral: a pesquisa científica em tempos de pandemia

 

 

Maíra Bonafé Sei; Patrícia Silva Lúcio

Universidade Estadual de Londrina

 

 

Iniciamos este editorial com a alegria de anunciar que a revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia inaugura, neste primeiro número de 2020, uma nova identidade visual, representada pelo novo template, logo e capa que estampamos na página da revista. Agradecemos, antecipadamente, à equipe da gráfica da UEL que pensou em conjunto conosco esta nova imagem, que refletisse o pensamento da revista de transmitir aos nossos leitores pesquisas de qualidade e com a flexibilidade que uma revista interdisciplinar precisar ter. A professora Dra. Camila Doubek, diretora da gráfica, e a designer, Rosana Delattre, foram responsáveis pelo processo de criação e a elas prestamos nosso reconhecimento e gratidão.

Paralelamente à alegria de mostrarmos uma nova imagem aos nossos leitores e autores, convivemos com a preocupante notícia da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que tem gerado milhares de mortes em todo o mundo desde sua descoberta em dezembro de 2019. Para além dos efeitos deletérios óbvios que a contaminação gera (os sintomas que podem ir do moderado ao mais grave, podendo gerar internações e, em casos extremos, a morte), esta pandemia tem denunciado as fragilidades dos sistemas de saúde e as desigualdades regionais, o que pode ser particularmente observado em nosso próprio país.

E o que especificamente chama a atenção para nós, da área da psicologia? Talvez o fato de que crise da COVID-19 tenha transformado nossas formas de trabalho e convívio com a sociedade como um todo. Com a quarentena imposta, deixamos de ir fisicamente ao trabalho, as crianças passam a fazer suas atividades em casa, os idosos, que já possuem possibilidades de contatos sociais mais escassos, se isolam ainda mais em suas próprias residências. Com a superexposição pela mídia dos fatos da pandemia, corre-se o risco, como bem lembrado pelo comentário

recente de Garfin e colegas, de aumentar a ansiedade e a resposta da população ao estresse (Garfin, D. R., Silver, R. C., & Holman, E. A. (2020). The novel coronavirus (COVID-2019) outbreak: Amplification of public health consequences by media exposure. Health Psychology. http://dx.doi.org/10.1037/hea0000875).

Para os pesquisadores da área da psicologia, colocamos o seguinte desafio: como fazer pesquisa científica em tempos tão difíceis? Principalmente, em tempos de cortes de verbas, crise econômica e necessidade crescente de criar respostas às novas demandas da sociedade, nas mais diversas áreas? Talvez a crise da COVID-19 tenha exacerbado os desafios que já conhecemos à pesquisa científica no Brasil, de um modo geral, e à universidade pública de forma específica. O momento parece exigir uma reflexão por parte de nós, pesquisadores, sobre o nosso papel como cientistas e sobre a nossa responsabilidade social com a comunidade brasileira. Não nos esqueçamos disso quando a tempestade passar. Fiquem em casa.

 

 

GERÊNCIA DE EDITORAÇÃO
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Dra. Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
CONSELHO EDITORIAL
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Brasil
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Dra. Andrea Bustos Ibarra, Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, Chile
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas, Brasil
Dr. Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Brasil
Dr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey, Brasil
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata, Argentina
COMISSÃO EDITORIAL
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco
Cecília Valéria Feliciano, Universidade Estadual de Londrina
Deborah L. Klajnman, Universidade Estadual de Londrina
Flavia Angelo Verceze, Universidade Estadual de Londrina
Hellen Lima Buriolla, Universidade Estadual de Londrina
Jaqueline Alvernaz de Miranda, Universidade Estadual de Londrina
Marília Kasprovicz, Universidade Estadual de Londrina
Nathália Tavares Bellato Spagiari, Universidade Estadual de Londrina
Sofia Lira Chiodi, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
APOIO TÉCNICO
Ana Carolina Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina
Eleonora Sonoda Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Creative Commons License