SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Depression symptoms, nutritional risk and functional capacity in long-lived elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Est. Inter. Psicol. vol.12 no.3 Londrina Sept./Dec. 2021

http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p01 

EDITORA

 

Prenúncios de um novo ano: em defesa, mais uma vez, da produção e divulgação qualificada da ciência

 

 

Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan; Nathália Tavares Bellato Spagiari; Maíra Bonafé Sei

Universidade Estadual de Londrina

 

 

A Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, publicando seu terceiro e último número de 2021, despede-se do ano com essa edição para que possamos abrir novos caminhos para o ano de 2022. Estamos em constante avaliação da revista e de todos os processos editoriais, desde a abertura de submissões até as edições para publicação. Não desconsideramos, em nenhum momento de nosso trabalho, os dois últimos anos atípicos pelos quais o Brasil e o mundo se encontram, principalmente no âmbito dos impactos que a crise sanitária e os desdobramentos das políticas públicas brasileiras têm sobre a produção científica. E é exatamente pelo compromisso ético que temos com esta produção e por todas as suas pertinências acadêmicas e sociais é que, mais uma vez, compartilhamos com os autores, pareceristas e leitores alguns aspectos importantes com os quais a revista se depara.

Neste sentido, para o ano de 2022, busca-se retomar a atuação na qualificação de discentes para a atuação na editoração científica por meio do projeto de formação complementar "REVISTA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA: PROCESSO EDITORIAL", atualmente coordenado pela professora Maíra Bonafé Sei. O projeto tem como objetivo sistematizar de forma não-periódica os trabalhos realizados na revista, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação interessados em pesquisa e em todas as etapas de um processo editorial de uma revista científica qualificada. Para o ano de 2022, novos colaboradores foram vinculados ao projeto e efetuou-se uma revisão de passos do processo editorial como um todo, alterações essas que serão oportunamente divulgadas.

No que se refere aos materiais publicados neste número, nota-se que os textos a respeito da temática da infância e adolescência ainda compõem as investigações científicas aqui divulgadas. Seja na perspectiva da educação, com artigos que discutem o ambiente escolar e a atuação do psicólogo escolar e educacional, seja na perspectiva emocional das crianças e adolescentes e algumas especificidades da adolescência, com artigos que discorrem sobre os problemas emocionais e de comportamento infantil e a sexualidade e contracepção.

Outras temáticas abordadas nos artigos que estão presentes nesta edição recobrem assuntos em saúde e sua interlocução com a Psicologia, como: a relação nutricional e a depressão em idosos; os significados atribuídos ao suicídio por profissionais; o constructo do apego avaliados em adultos; e como a construção identitária do alcoólico anônimo em vista do enlace com seu laço social. Assuntos abordados em pesquisas sérias desenvolvidas em alguns âmbitos da pesquisa como a resenha de um livro sobre a assistência social e psicologia, também compõem esta edição.

Agradecemos a compreensão dos autores e dos leitores pela caminhada conjunta e desenvolvimento da pesquisa nacional.

Boa leitura!

 

 

GERÊNCIA DE EDITORAÇÃO
Dra. Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
CONSELHO EDITORIAL
Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Brasil
Dra. Alexandra Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Dra. Andrea Bustos Ibarra, Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, Chile
Dra. Evely Boruchovitch, Universidade de Campinas, Brasil
Dr. Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Brasil
Dr. Roberto Calazans, Universidade Federal de São João Del Rey, Brasil
Dr. Sebastián Urquijo, Universidad Nacional de Mar Del Prata, Argentina
COMISSÃO EDITORIAL
Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan, Universidade Estadual de Londrina
Nathália Tavares Bellato Spagiari, Universidade Estadual de Londrina
APOIO TÉCNICO
Ana Carolina Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina

Creative Commons License