SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Edipo, sueño de Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Analytica vol.2 no.3 São João del Rei ene. 2013

 

EDITORIAL

 

Chegamos ao terceiro número da revista Analytica. Neste ano consolidamos nossos procedimentos editoriais e aperfeiçoamos a divulgação de nossa revista. Leais a nossa linha editorial, este número conta com artigos que privilegiam a interlocução da psicanálise com outros campos do saber. O sumário deste número reúne artigos que, apesar das diferentes posições ao abordar o tema, sempre salutares na vida acadêmica, acabam por constituir uma linha de diálogo uns com os outros, ressoando e amplificando posições. Em Édipo, sonho de Freud, Paulo Eduardo Viana Vidal busca demonstrar como o ensino de Lacan questiona os mitos freudianos sobre o pai, notadamente o mito do assassinato do pai da horda primeva em Totem e Tabu.

Em Feminilidade e Psicanálise Larissa Papaleo Koelzer aborda relata uma experiência clínica de atendimento de um sujeito homossexual e seus impasses familiares. No artigo intitulado Psicanálise e ciência: problematização da bioética Tiago Iwasawa Neves e Ana Margareth Steinmuller Pimentel se propõe a iniciar uma discussão sobre os obstáculos e impasses conceituais que podem colocar em xeque a já consagrada legitimidade da Bioética em nossos dias.

Cleber Lizardo de Assis, em A Razão Suficiente de A. Schopenhauer como base epistemológica da Pesquisa em Psicanálise defende a necessidade de se apresentar uma justificativa epistemológica da pesquisa psicanalítica, como elemento de fundamentação geral de um trabalho de investigação, apontando suas características científicas e epistemológicas a serem empreendidas. Em Trabalho, sofrimento e as narrativas de alguns psicanalistas Francisco Ronald Capoulade Nogueira e Márcia Hespanhol Bernardo apresentam como psicanalistas de orientação lacaniana escutam e lidam com pacientes que têm algum tipo de queixa relacionada ao mundo do trabalho.

O manuscrito Os impactos da grupalização na vida cotidiana de Maria Auxiliadora Cordaro Bichara faz uma reflexão sobre as modalidades insólitas de agrupamento, propiciados pela cibercultura, nos aspectos em que se contrapõem a alguns pressupostos psicanalíticos organizadores da grupalidade. Fechando esse número, em Neurose e psicose na CID 10, Marina Silveira de Resende e Roberto Calazans demonstram como a tentativa de abolir do diagnóstico diferencial entre neurose e psicose na CID-10 e no DSM-IV-TR tem por objetivo tirar de cena não somente o debate etiológico, mas também a teoria psicanalítica do campo da psicopatologia.

Desejamos a todos uma proveitosa leitura dessas produções e reiteramos o convite para que enderecem suas contribuições para a revista Analytica.

 

Comissão Executiva da Analytica: Revista de Psicanálise