SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5Wo Es war... la langue1 [subtitle]Entrevista com Jean-Claude Milner[ign] índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Analytica vol.3 no.5 São João del Rei dez. 2014

 

EDITORIAL

 

A revista Analytica, em seu quinto número, traz, entre artigos e resenha, uma entrevista com Jean-Claude Milner intitulada Wo Es war...; la langue, orginalmente publicada na revista Che vuoi, traduzida e gentilmente cedida para este periódico por Paulo Sérgio de Souza Jr.

Nesta edição apresentamos os artigos: Aproximações e distinções entre os autismos e as psicoses em crianças: condições de alienação à linguagem de Vanessa Gama Pozzato e Ângela Vorcaro, Trauma e Fragilidade Narcísica nas Adicções de Paloma Mendes Zidan e Raquel Vasques da Rocha, Câncer e corpo: uma leitura a partir da psicanálise de Deborah Melo Ferreira e Juliana Miranda Castro-Arantes, O medo que temos do corpo: a psicopatologia na vida cotidiana de Alinne Nogueira Coppus, Juliana Andrade Salgado, Cássio Ferreira Castelani e Matheus Davis Souza.

Temos ainda o artigo de Luiz Paulo Rouanet que discute as manifestações de junho a partir dos referenciais teóricos de Elias Canetti e Sigmund Freud e o manuscrito de Paula Melgaço, Jacqueline de Oliveira Moreira, Eveline Corrêa Miranda Araújo, Maria Aparecida Marques Vasconcelos e Marina Pompeu que aborda a atuação de psicólogos nas medidas socioeducativas, orientados pela teoria psicanalítica. Finalizando este número Flávia Gaze Bonfim aborda o escrito lacaniano a significação do falo com o intuito de situar o ponto fundamental ao qual o falo foi elevado no ensino de Lacan, qual seja: o estatuto de significante estruturador do campo sexual.

Outra novidade da Revista, como se pode notar, é o aumento de trabalhos publicados, o que possibilitou um maior fluxo de artigos aprovados pelos pareceristas e, certamente, ampliou a gama de assuntos abordados.

No viés de buscar a integração e a troca de informações e experiências no campo da Psicologia, aderimos à Biblioteca Virtual em Sáude (BVS-PSI) e disponibilizamos o conteúdo da revista no sítio Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), além de integrarmos a base de dados do Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (LATINDEX), importantes projetos que visam à democratização do conhecimento produzido pela Psicologia. Gostaríamos, ainda, de agradecer a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo apoio financeiro que permitiu viabilizarmos a continuidade da publicação deste periódico.

 

Comissão Executiva da Analytica: Revista de Psicanálise