SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6A contribuição ética da psicanálise ao mundo da globalização: apoiar-se no sintoma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Analytica vol.4 no.6 São João del Rei jan./jun. 2015

 

Editorial

 

 

Apresentamos o sexto número da Analytica. Fiéis à nossa linha editorial, que privilegia o diálogo da teoria psicanalítica e sua clínica com outros campos do saber, este número apresenta artigos que abordam a anorexia e a melancolia em Freud, as possibilidades de aproximação da noção freudiana de Supereu com a noção kantiana de Imperativo Categórico, uma articulação da noção de sexualidade em Freud com conceito de transvaloração de todos os valores de Nietzsche. Temos, ainda, um trabalho que tem por objetivo traçar algumas articulações entre psicanálise e política recorrendo a perspectiva arendtiana, um manuscrito que aborda o processo ensino aprendizagem no ensino da psicopatologia e um artigo que propõe uma psicopatologia na clínica psicanalítica para além dos diagnósticos fechados e sistematizados pelos códigos psicopatológicos tais como o DSM IV e CID 10. Por fim, oferecemos um trabalho que apresenta o relato de uma prática psicanalítica desenvolvida no âmbito da proteção social básica em assistência social a partir do pressuposto da importância do vínculo transferencial nos serviços oferecidos na instituição de assistência social. Agradecemos a Juliano Moreira Lagoas a cuidadosa versão para a língua portuguesa do artigo de Sidi Askofaré e Marie Jean-Sauret intitulado A contribuição ética da psicanálise ao mundo da globalização: apoiar-se no sintoma.

Comprometidos com uma política de intercâmbio científico, a Analytica se mantém disponível para receber contribuições de pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa que dialoguem com a psicanálise, garantindo, assim, um espaço democrático e de livre acesso à divulgação da teoria e clínica psicanalíticas. Esperamos que os temas desta edição, em sua diversidade de perspectivas, possam contribuir tanto para a prática do profissional quanto para o fomento de discussões entre pesquisadores da área. Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que os trabalhos aqui publicados auxiliem em férteis reflexões e que se desdobrem em novas produções.

Comissão Executiva da Analytica: Revista de Psicanálise

Creative Commons License