SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue13The construction of the concept of psychosis from Freud to Lacan and its implications in clinical pratice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Analytica vol.7 no.13 São João del Rei Jul./Dec. 2018

 

Editorial

 

 

Publicamos, como editorial do v. 7 n. 12 da Analytica-Revista de psicanálise, o "Manifesto dos psicanalistas brasileiros pela democracia", assinado por diversas instituições de psicanálise. Segue o texto do manifesto:

"O Brasil se encontra num momento crucial de sua história. Nas próximas três semanas estaremos diante de uma escolha que moldará de forma decisiva nosso horizonte. Estamos todos sendo convocados a definir de maneira clara que tipo de sociedade queremos ser.

As entidades que assinam este Manifesto - Sociedades psicanalíticas, Escolas de Psicanálise e Associações de psicanalistas - vêm a público manifestar sua imensa apreensão diante de um cenário que, de maneira flagrante, vem pondo em risco o Estado Democrático de Direito que com grande esforço conquistamos, e que vem sustentando a sociedade brasileira nos últimos trinta anos. Não podemos deixar que isso aconteça!

A democracia é o único fiador de nosso futuro como nação, é o único caminho em direção a uma sociedade livre, justa e fraterna. Para mantê-la é preciso sustentar o direito inalienável de livre expressão de ideias, e de associação - que se traduzem na diversidade política, cultural, religiosa e sexual, e no repúdio a toda forma de preconceito, opressão social, racial ou sexual. É necessário apostar na construção de uma sociedade que busque de forma permanente reduzir a abjeta desigualdade econômica que ainda nos caracteriza.

Por isso, instamos todos os brasileiros a usarem conscientemente seu voto como um instrumento de defesa dos valores essenciais da democracia. O momento que vivemos não admite hesitação! Instamos todos os brasileiros a usarem conscientemente seu voto como um instrumento de defesa dos valores essenciais da democracia!"

Creative Commons License