SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13La construcción del concepto de psicosis de Freud a Lacan y sus implicaciones en la práctica clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Analytica vol.7 no.13 São João del Rei jul./dic. 2018

 

Editorial

 

 

Publicamos, como editorial do v. 7 n. 12 da Analytica-Revista de psicanálise, o "Manifesto dos psicanalistas brasileiros pela democracia", assinado por diversas instituições de psicanálise. Segue o texto do manifesto:

"O Brasil se encontra num momento crucial de sua história. Nas próximas três semanas estaremos diante de uma escolha que moldará de forma decisiva nosso horizonte. Estamos todos sendo convocados a definir de maneira clara que tipo de sociedade queremos ser.

As entidades que assinam este Manifesto - Sociedades psicanalíticas, Escolas de Psicanálise e Associações de psicanalistas - vêm a público manifestar sua imensa apreensão diante de um cenário que, de maneira flagrante, vem pondo em risco o Estado Democrático de Direito que com grande esforço conquistamos, e que vem sustentando a sociedade brasileira nos últimos trinta anos. Não podemos deixar que isso aconteça!

A democracia é o único fiador de nosso futuro como nação, é o único caminho em direção a uma sociedade livre, justa e fraterna. Para mantê-la é preciso sustentar o direito inalienável de livre expressão de ideias, e de associação - que se traduzem na diversidade política, cultural, religiosa e sexual, e no repúdio a toda forma de preconceito, opressão social, racial ou sexual. É necessário apostar na construção de uma sociedade que busque de forma permanente reduzir a abjeta desigualdade econômica que ainda nos caracteriza.

Por isso, instamos todos os brasileiros a usarem conscientemente seu voto como um instrumento de defesa dos valores essenciais da democracia. O momento que vivemos não admite hesitação! Instamos todos os brasileiros a usarem conscientemente seu voto como um instrumento de defesa dos valores essenciais da democracia!"

Creative Commons License