SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Correlação entre cintilografia de perfusão cerebral e a avaliação neuropsicológica em um caso de demência mista e problemas de linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Sul-Americana de Psicologia

versão On-line ISSN 2318-650X

Rev. Sul-Am. Psicol. vol.1 no.1 Americana jul. 2013

 

 

Psicopedagia: Teorias da aprendizagem

 

 

Bianca Albertini1; Natalia Gaiola

Centro Universitário Salesiano.

 

O livro tem como objetivo contribuir para o aprimoramento técnico e científico da psicopedagogia, percebendo-a de maneira abrangente, envolvendo conhecimentos de várias ciências e as diferentes teorias da psicologia, que consolidam o processo de aprendizagem. Ao final de cada capítulo há questões e texto para reflexão, propostas para atividades em grupo e sugestões de leitura e filmes.

No primeiro capítulo Castanho revisa as matrizes epistemológicas das teorias de aprendizagem, tendo como subsídios áreas como a filosofia, psicologia, psicanálise, linguística, antropologia e sociologia, compreendendo a natureza da aprendizagem humana desde os filósofos na antiga Grécia, passando por Platão e Aristóteles, até a constituição da psicologia como parte das ciências humanas, tendo teóricos como Freud, Skinner, Piaget, Vigotski e Wallon. Descreve detalhadamente os três elementos básicos, a saber, o objeto, a representação do sujeito e o sujeito que conhece, para responder a questão de como o homem aprende e constrói o conhecimento e quais os elementos implicados nesse processo.

Barone expõe, no segundo capítulo, as contribuições da psicanálise ao entendimento da aprendizagem e de seus distúrbios. Como Freud nunca tratou de forma explícita da aprendizagem, a autora explica os principais conceitos freudianos, entre eles o conceito de inibição, o complexo de édipo, o narcisismo e a transferência, e explica ainda sobre a constituição do aparelho psíquico, pois, embora referências a esse termo não são encontradas em sua obra, as descrições de neurose ou psicose fazem referência a déficits cognitivos. Por meio dos conceitos freudianos e do método da psicanálise, o capítulo cumpre com o seu propósito de expor as contribuições da psicanálise e é finalizado com um exemplo clínico, pontuando o método psicanalítico e sua relação com a aprendizagem.

Partindo para outra abordagem teórica da psicologia, o terceiro capítulo escrito por Piccinato, Savoia e Duarte, trata do surgimento da análise do comportamento aplicada e explica de forma clara os conceitos básicos dessa abordagem, como por exemplo, o comportamento respondente e o comportamento operante relacionando estes conceitos à área da aprendizagem. Os autores definem a psicopedagogia comportamental, citando a contribuição da terapia analítico-comportamental à área da educação explicando o papel do psicopedagogo comportamental e quais aspectos geram dificuldades de aprendizagem de acordo com a teoria comportamental, descrevendo detalhadamente as fases da intervenção psicopedagógica comportamental, sendo elas a avaliação, a seleção de metas e objetivos, o planejamento de técnicas e procedimentos de intervenção e a intervenção.

O quarto capítulo, desenvolvido por Gouveia, descreve em seu eixo principal o desenvolvimento da inteligência a partir da teoria da epistemologia genética de Piaget em que se dá a origem do conhecimento científico e do pensamento lógico e racional indicando que, para Piaget, o desenvolvimento da inteligência está relacionado diretamente entre as teorias biológicas da adaptação e as teorias do conhecimento. A autora descreve claramente os principais conceitos da teoria piagetiana, envolvendo a inteligência, sujeito e objeto, além de explicar as duas etapas do desenvolvimento da inteligência que se divide em dois principais períodos, sendo eles o sensório-motor e operatório. Ainda neste capitulo é retratado os processos de aprendizagem dessa teoria e a relação, problemas e recursos de intervenção da teoria de Piaget e a psicopedagogia.

Matins, Castanho e Angelini descrevem no capítulo cinco, a psicologia sócio-histórica com a psicopedagogia, usando a base teórica de Vigotski. Os autores relatam que em sua vida, marcada por muitos estudos e com a necessidade de uma nova concepção de homem como ser historicamente situado, Vigostski expos sua abordagem histórica cultural que ficou muito conhecida no meio acadêmico e na psicologia social. Ao longo do capítulo são descritos os principais conceitos da teoria, a formação desses conceitos relacionando-os em meio cientifico e cotidiano e as relações entre o pensamento e a linguagem com seu significado e sentido, deixando claro o modo como o mesmo define o sujeito, além de enfocar o desenvolvimento e aprendizagem, descrevendo os seus métodos. O capítulo é finalizado com relatos de atuação do psicopedagogo na instituição, para que possa ter uma boa formação do futuro educador.

No último capítulo Moraes e Oncalla apresentam a teoria de Henri Wallon que propõe compreender o processo evolutivo das funções psicológicas do ser humano e os primeiros alinhamentos da organização psicológica de uma criança e suas contribuições para psicopedagogia. Ao longo do texto os autores dão ênfase em alguns conjuntos funcionais, disciplinas mentais e o que é considerado patologia para o mesmo. Em seguida descrevem detalhadamente os cinco sucessivos estágios do desenvolvimentNo, sendo eles, impulsivo emocional, sensório-motor, personalismo, categorial e puberdade e adolescência, concluindo com a afirmação de Wallon que toda a atividade para criança deve ser lúdica. No fim do capítulo são explicadas as suas contribuições para a psicopedagogia com um estudo de caso, ilustrado com desenhos e escritas do paciente.

Concluindo, o livro demonstra-se um importante guia para a atuação na psicopedagogia enfocando o caráter multidisciplinar da área. Por apresentar estudos de caso, textos e questões para reflexão pode ainda ser um bom material para grupos de estudo em formação complementar para profissionais da área.

 

Referências

Barone, L. M. C., Martins, L. C. B., Castanho, M. I. S. (Orgs.). (2011). Psicopedagogia teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo        [ Links ]

 

Submissão: 10/03/2013
Última revisão: 20/04/2013
Aceite final: 15/05/2013

 

 

Sobre as autoras

Bianca Albertini: aluna do curso de graduação em Psicologia do Unisal – Americana
Natalia Gaiola: aluna do curso de graduação em Psicologia do Unisal – Americana e bolsista do BicSal


1Endereço para contato: biianca.albertini@gmail.com.

Creative Commons License