SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3El Niño con Sufrimiento Psíquico en Cuanto Sujeto de Investigación de su Proceso de Enfermar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Rev. Subj. vol.14 no.3 Fortaleza dic. 2014

 

EDITORIAL

 

 

Dando continuidade ao seu compromisso de divulgar para a comunidade científica e profissional diversas abordagens teóricas e metodológicas que compõem o escopo da psicologia, a Revista Subjetividades chega ao final de mais um ano de sua existência. Embora possa parecer um contrassenso, na medida em que este é o primeiro ano da Subjetividades, vale lembrar que ela é uma continuidade da Mal-estar, que vem publicando assuntos de interesse da psicologia - teóricos, práticos e empíricos - desde o ano de 2001.

Neste número, como de costume, os artigos fornecem uma panorâmica de alguns dos principais temas que perpassam a psicologia, com ênfase na subjetividade, desde seus vários aportes teóricos. De maneira geral, refletem as atuais preocupações de nossa área e são apresentando temas que relatam retratos da violência e do sofrimento psíquico em âmbitos diversos, além de temas mais teóricos sobre a psicanálise e suas aplicações.

Dois artigos abordam as práticas profissionais relacionadas às crianças que adentram o sistema público nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPSi) e as implicações e experiências de psicólogos que atuam nesses centros.

Dois outros artigos abordam a violência contra as mulheres, enfocando suas influências nos processos de subjetivação de quem passa por experiências de violência e as práticas profissionais relacionadas ao acolhimento das vítimas. Em outro artigo, a violência é focalizada a partir do leitor de histórias de assassinatos, investigando esse gênero literário dentro de uma abordagem psicanalítica.

As clínicas freudiana e lacaniana aparecem em vários artigos publicados neste número, abordando diferentes aspectos teóricos e práticos, como a influência da literatura chinesa sobre a obra lacaniana; considerações sobre a intercessão entre psicanálise e pesquisa no contexto da saúde mental; a questão da violência na neurose e na psicose, bem como temas que entrelaçam corpo e sintoma.

Desde uma perspectiva distinta, a paternidade em famílias, em que pai detém a guarda dos filhos, é analisada a partir de um aporte da psicologia social, mostrando as maneiras e os modos de viver esse tipo de experiência que está se tornando mais comum na atualidade.

Como não poderia deixar de ocorrer, focaliza-se também a questão do trabalho em um artigo que pontua uma perspectiva diferente dos processos de subjetivação do trabalhador frente às novas formas de gestão do trabalho.

Desse modo, fechando o ano de 2014, agradecemos a todos os autores e colaboradores da Revista Subjetividades, em especial, aos nossos valorosos revisores, que muito têm se esforçado para tornar a revista um veículo de qualidade na divulgação de temas da psicologia.

 

Regina Heloísa Maciel

Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Fortaleza - CE - Brasil

Creative Commons License